Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Decreto nº. 6.755 de 29 de janeiro de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica Coordenação-Geral de Programas de Valorização do Magistério HÉLDER ETERNO DA SILVEIRA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Esse Programa articula-se com os Programas Conselhos Escolares, Pró- Conselho, Planos Municipais de Educação da CAFISE/DASE/SEB/MEC, dentre outros como.
Ministério da Educação
3ª Reunião Técnica de Formação Escola para a Diversidade Mesa: O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente na Política Nacional de Formação.
“Universidade e Escola”
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB
pensando a oferta de cursos de formação continuada na instituição.
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
Formação de Professores de Educação Básica em exercício
Educação básica de qualidade para todos
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB 1º Colóquio Brasileiro.
XXVIII- Forgrad - Região Sudeste Uberlândia Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da graduação para os próximos 10 anos.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) Formação de Professores - uma política de Estado.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Izabel Lima Pessoa Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica - CGDOC 3ª Reunião Técnica da Formação Continuada O Plano Nacional de.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Políticas de valorização dos profissionais da educação
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Sistema Nacional de Formação
3ª Web Conferência Formação Secadi Ainda há cursos em processo de aprovação que não constam no mapa ao lado.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
COORDENAÇÃO PROINFO ESTADO DE GOIÁS 3ª REUNIÃO TÉCNICA PROINFO INTEGRADO/2010 DIVINO ALVES BUENO – SEDUC CLÁUDIA CRISTINA DE LIMA PRESTES - UNDIME Brasília,
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Encontro Regional Norte/Centro-Oeste - 30/mar/2009
CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial DEB/CAPES/MEC POLÍTICA NACIONAL DE.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica - DEB 2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
REGIME DE COLABORAÇÃO E O FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES EM SANTA CATARINA. Osmar Matiola Diretor DIAE/DIAM/SED.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Decreto nº. 6.755 de 29 de janeiro de 2009

DECRETO Nº 6.755, DE 29 DE JANEIRO DE 2009. Art. 1º Fica instituída a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, com a finalidade de organizar, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da educação básica.

promover a melhoria da qualidade da educação básica pública; Art. 3º - São objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica: promover a melhoria da qualidade da educação básica pública; apoiar a oferta e a expansão de cursos de formação inicial e continuada a profissionais do magistério pelas instituições públicas de educação superior; promover a valorização do docente, mediante ações de formação inicial e continuada que estimulem o ingresso, a permanência e a progressão na carreira.

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Formação Inicial Diretoria de Educação Básica Presencial/CAPES

ETAPAS FORMAÇÃO INICIAL PRESENCIAL PEDAGÓGICAS E ADMINISTRATIVAS PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO INICIAL PRESENCIAL

Plano Nacional de Formação de Professores 1ª Etapa Diagnóstico e Planejamento Diagnóstico da demanda de professores e cursos pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação em parceria com as Instituições Superiores Elaboração do Plano Estratégico de Formação nos Estados Instalação dos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente Apresentação das ofertas de cursos pelas instituições superiores

Implantação do Plano Estratégico no Estado 2ª Etapa Implantação do Plano Estratégico no Estado Inscrição dos professores na Plataforma Freire Validação das pré-inscrições dos professores pelas Secretarias Estaduais e Municipal Envio das planilhas validadas para as instituições superiores Escolha do Coordenador Geral do PARFOR pela instituição superior Processo de seleção das instituições formadoras Análise pela DEB/Presencial do número de cursos oferecidos e dos alunos matriculados

Cadastramento do Coordenador Geral do PARFOR pela DEB Elaboração dos Planos de Trabalho pelas instituições superiores para financiamento Cadastramento dos professores dos cursos pelos Coordenadores Gerais do PARFOR Solicitação do Projeto Político- pedagógico e dos Planos de Cursos das Instituições Formadoras Início dos cursos nas Instituições Formadoras

Construção do processo de avaliação 3ª Etapa Construção do processo de avaliação Avaliação da DEB/CAPES do processo de implantação do Plano Nacional nas instituições superiores Avaliação do processo de implantação do Plano pelas instituições formadoras Avaliação dos cursos especiais: pela CAPES, pelas instituições formadoras, pelos alunos, pelo INEP

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA/PARFOR RESUMO/ 2009 Número de Instituições Participantes Nº de cursos efetivados Nº de turmas efetivadas Nº de matrículas efetivadas nas IES 40 132 478 15.070

FINANCIAMENTO DO PARFOR Bolsas – Coordenador geral, coordenador de curso e professor-pesquisador. Os pagamentos são feitos diretamente ao bolsista e não deve compor o orçamento da verba de custeio. Custeio - Passagens, diárias, material de consumo 11

Diretoria de Educação Básica Presencial - CAPES Coordenação Geral de Programas de Apoio à Formação e Capacitação de Docente da Educação Básica- DEB/CAPES Equipe Coordenadora Geral: Alba Maria Ferreira Rossi Consultoras: Eliza Flóra Muniz Araújo e Marina Ranieri Cesana Coordenadora de Apoio: Maria de Fátima Rego Genofre Analistas em Ciência e Tecnologia: Adriano Marini - Aloisio Nonato- Bruno Fernandes Zenóbio – Izabel Lima Pessoa - Manoel Brod Siqueira – Mariana Gomes Fontes- Ninna Carla Zamariolli Araújo – Paloma Siqueira Fonseca Assistentes em Ciência e Tecnologia – Lise Melnik Basali – Lorena Lins Damasceno – Keila Bernardes da Silva Secretária: Alcione Rodrigues da Silva – fone: 61-20226566 Diretoria de Educação Básica Presencial - CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO