Propriedade Intelectual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência
Advertisements

Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
Patent Cooperation Treaty
O que é patenteável? A invenção que atenda aos requisitos de:
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
PROPRIEDADE INTELECTUAL NA GESTÃO DA QUALIDADE
ABPI Associação Brasileira da Propriedade Intelectual Fundada em 16 de agosto de 1963.
Protegendo Ganhos TECC - Economia de TI UFCG / CCT / DSC
Patentes e Software Lucas de Almeida Gama Paixão
Gestão da Inovação Paulo Tigre
A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS PARA ASSEGURAR A VANTAGEM COMPETITIVA Seminário Nacional de Inovação 2011.
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
Direito e informática F Histórico F Definições F Generalidades F Considerações.
Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Setor de Propriedade Intelectual T OPOGRAFIA DE CIRCUITOS INTEGRADOS ©Maria Brasil.
Patentes Biotecnológicas
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
Propriedade Intelectual e Inovação Jorge Avila INPI – Presidente Brasília, 18 de junho de 2008.
© 2005 Dannemann Siemsen. Todos os direitos reservados. Formas de proteção de software Maria Moura Malburg
O IMPACTO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL SOBRE FUSÕES E AQUISIÇÕES
Inovação em saúde e promoção da saúde
Rio de Janeiro – outubro/2005
O que é PROPRIEDADE INTELECTUAL?
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
Comercialização Tecnológica. Equipe Christian Lima Leonardo Santos Paulo Roberto Rafael Galluzzi Thomás Aragutti.
NIT-BIO COMO VALIDAR O RESUMO? Contratos e Patentes Cíntia Reis Costa
Propriedade Intelectual
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO
Propriedade Intelectual: Noções e Fundamentos Gerais
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador.
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador A UA foi uma das primeiras Universidades portuguesas (a 2ª) a aprovar e a aplicar.
11 de Novembro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
Patentes II Treinamento em Propriedade Intelectual
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
SEMINÁRIO “Patentes Pipeline e Acesso a Medicamentos” PALESTRA A Anuência Prévia da Anvisa e as Patentes Pipeline. Luis Carlos Wanderley Lima COORDENAÇÃO.
Seminário sobre Economia da Saúde em HIV/AIDS
Núcleo de Inovação Tecnológica da ENSP Representante Carolina Mendes Franco.
Curso Preparatório Para Desenvolvimento de Pesquisas Voltadas à Inovação Agência de Inovação e Propriedade Intelectual – AGIPI 2012.
Nova Lei do Bem USO INTERNO.
Marcas & Patentes Lei da Propriedade Industrial -
Barreiras ao acesso a novos produtos para saúde Proteção a dados de testes e PI 8º EniFarMed, 09 de setembro de 2014, São Paulo.
A PROTEÇÃO DADOS E AS SUAS PECULIARIDADES EM UM AMBIENTE DE INOVAÇAO TECNOLÓGICA Por José Carlos Vaz e Dias (PhD/LLM Kent) Sócio do Escritório Vaz e Dias.
Propriedade Industrial e Medicamentos
SEMANA DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA De 19 a 26 de Setembro de 2011 PROPRIEDADE INTELECTUAL PATENTES, MARCA E PROGRAMA DE COMPUTADOR ©Maria Brasil de Lourdes.
Propriedade Industrial
PROPRIEDADE INTELECTUAL MODELO DE UTILIDADE COPYRIGHT PATENTE DE DESENHOINDUSTRIAL INVENÇÃO SEGREDOINDUSTRIAL MARCA.
A Proteção da Propriedade Industrial e o Empreendedorismo Tecnológico.
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO E ONDE PESQUISAR ARTIGOS E PATENTES Renato Turchet Setembro/2005
DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Clarice Castro Tutela de bens imateriais, de natureza intelectual e de conteúdo criativo, assim como suas atividades.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
RRenato Dolabella Melo Mestrando em Direito Econômico pela UFMG.
Karla Kovary Divisão de Biotecnologia EXEMPLOS DE PATENTES EM BIOTECNOLOGIA UFV – MG/Dezembro de 2006 Curso de Capacitação em Propriedade.
Licença e Know-how 1- Transferência de tecnologia a) Espécies - licença - know-how b) Transferência consiste em uma cessão – uma parte cede a outra a possibilidade.
Propriedade Industrial Professor Juliano Madalena
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Aula 14 – Direito da Propriedade Industrial Prof. Victor Ventura
Lei de Inovação Lei de Inovação - Lei , de 2 de dezembro de Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente.
A Propriedade Intelectual na Avaliação dos Modelos de Negócios Jorge de Paula Costa Avila XVII REPICT Rio de Janeiro 2015.
Licença de Uso de Marca (UM)
© ABPI de Junho de Elisabeth Kasznar Fekete – Presidente da ABPI INOVAÇÃO E PI NO BRASIL: TRANSFORMAÇÕES NECESSÁRIAS.
A Economia do Conhecimento, o Comércio Multilateral e o Brasil Campinas, 19/12/05 CNPM - Embrapa.
PROPRIEDADE INTELECTUAL Profa. Geciane Porto
NITTE – UNIFEI Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo; Criado pela portaria nº 565, de 17/12/2004 (Universidade Federal de.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de brinquedos em geral Inventor: Elço de Souza Jesus Filho.
Negociações internacionais, propriedade intelectual e transferência tecnológica Aula 7_As formas jurídicas da propriedade intelectual e seus impactos para.
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de jogos de tabuleiro e similares Inventor: Lukombo Carlos Joaquim.
Transcrição da apresentação:

Propriedade Intelectual 20/06/2006 Hermínia Leitão Mendes herminia@dannemann.com.br

Propriedade Industrial Lei Nº 9279/96 Patentes de Invenção Patentes de Modelo de Utilidade Registros de Desenho Industrial Marcas Indicações geográficas Segredos de Negócios Repressão à concorrência desleal Legislação complementar: Cultivares (No. 9.456 de 1997), Software (No. 9.609 de 1998), Direito de Autor (No. 9.610 de 1998)

Propriedade Industrial Patentes - Solução para um problema técnico Desenhos industriais - Proteção para o aspecto ornamental Marcas - Identificação de bens e serviços Indicação Geográfica - Proteção de produtos cuja origem lhes confere características particulares. Segredos de fábrica e de negócio - Informações relativas ao negócio que propiciam a seu detentor algum tipo de vantagem frente a seus concorrentes.

Exemplo Design do corretor por fita Proteção: Marca Proteção: Desenho Industrial Proteção: Marca Detalhes da fita corretiva Proteção: Patente Manual de uso do produto Proteção: Direito autoral Detalhes secretos de fabricação da fita Proteção: Sigilo

Patente Troca entre o inventor/proprietário e a sociedade Recompensa ligada ao valor da invenção Direito negativo: Não há direito de produzir ou comercializar. Requisitos básicos: Novidade, Atividade Inventiva, Aplicação Industrial Outros requisitos: Suficiência descritiva / Anuência da ANVISA para casos farmacêuticos Proibições: Artigo 10 - Matéria não considerada invenção e Artigo 18 - Matéria não patenteável Pedido de Patente: Relatório descritivo, reivindicações, desenhos (opcional) e resumo Validade: 20 anos contados da data de depósito ou 10 anos contados da data de concessão Patente de Modelo de Utilidade (atividade inventiva x ato inventivo) Certificado de Adição

Patentes - requisitos novidade absoluta atividade inventiva: o invento não pode ser considerado como uma decorrência óbvia daquilo que já se conhece aplicação industrial: o invento deve ser passível de ser produzido ou utilizado em qualquer ramo da indústria

Importância das Patentes: A patente como fonte de informação Bancos de Patentes Informações técnicas e bibliográficas Informação em domínio público: territorialidade e caráter temporário de proteção Mapeamento de patentes Informações sobre o mercado - Identificação de atores, parceiros, tendências, oportunidades e ameaças Informações sobre os competidores - Monitoramento contínuo

Importância das Patentes: A Patente como ferramenta de defesa Proteção de produtos Proteção de processos e equipamentos Proteção de invenções não relacionadas ao negócio da empresa (valor para o mercado) A Patente como ativo Licença x Cessão Compra: Economia em P&D, Rapidez na introdução ao mercado, Expansão na linha de produtos / mercado, Aproveitamento de tecnologia em início de difusão, Problemas legais Venda: Geração de receita , Padrão tecnológico, Controle de tecnologia, Bloqueio de competição, Acesso a mercados, Política interna de inovação Negociações: Definição de propriedade, Liberdade de divulgação, Posição Favorável

Procedimento Administrativo (Não PCT)

Fonte: Palestra de Roberto Jaguaribe (AMCHAM – Julho de 2005)

Fonte: Palestra de Roberto Jaguaribe (AMCHAM – Julho de 2005)

Fonte: Palestra de Roberto Jaguaribe (AMCHAM – Julho de 2005)

Instrumentos de incentivo envolvendo PI Lei de Inovação – Lei nº 10.973 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. - Construção de ambientes especializados e cooperativos de inovação. - Extrema importância para Universidades “Antiga MP do bem” - Lei nº 11.196 Regime Especial de Tributação - Deduções com as despesas e dispêndios de P&D