AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela

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Transcrição da apresentação:

AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela ótica do Conhecimento Fev./2008 Realização

Agenda Brasil Conhecimento Objetivos Áreas Temáticas Sugeridas Fases do Projeto Realização info@sbgc.org.br www.portalsbgc.org.br 11 30634306 Agenda Brasil Conhecimento

1. Discutir o futuro do país pela ótica do conhecimento, visando identificar as ameaças e oportunidades que o Brasil enfrentará no contexto internacional nas próximas décadas 2. Identificar os gaps de conhecimento nos setores estratégicos nos quais o país poderá oferecer vantagem competitiva em relação a outros países; idem setores frágeis nos quais o país não será competitivo 3. Elaborar propostas de políticas públicas orientadas ao fortalecimento de áreas de competência do país, incluindo diretrizes estratégicas de Gestão do Conhecimento para o setor privado, linhas de pesquisa para instituições acadêmicas / institutos de pesquisa e espaços para atuação do Terceiro Setor.

I – INFRAESTRUTURA . Energia . Telecomunicações . Logística e Transportes . Desenvolvimento urbano e regional . Recursos Hídricos . Recursos Minerais II – ÁREA SOCIAL . Educação . Saúde . Segurança pública, cidadania e justiça . Meio Ambiente . Trabalho e Previdencia

III – TEMAS ECONÔMICOS . Indústria / Cadeias Produtivas . Agronegócio . Comércio e Serviços . Pequena Empresa . Grandes Corporações . Mercado Financeiro IV – TECNOLOGIA . Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) . Pesquisa Tecnológica . Tecnologias Emergentes V – CULTURA (sub-temas a definir) . Idioma / valores nacionais . Culturas locais e regionais . Patrimonio Histórico . Produção audio-visual

1ª FASE - . Constituição dos Foruns Temáticos . Discussão virtual (Portal SBGC) . Relatório I : .Estado-da-arte do tema em nível Internacional e Nacional .Desafios de conhecimento para o Brasil . Eventos presenciais (exemplos) . KM Energia (Polo-RJ) . KM Desenvolvimento Urbano/Regional/metropolitano . KM Agronegócio (Polo-PR) . KM Educação (Polo-MG) . KM Tecnologia (Polo-SP) . ..................... (outros)

2ª FASE – RELATÓRIO II : ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS PARA CADA TEMA . Cada fórum temático elabora propostas específicas . KM Brasil 2008: apresentação e discussão das propostas (discussões em andamento) . Lançamento de publicação Agenda Brasil Conhecimento 3ª FASE – ACOMPANHAMENTO DAS PROPOSTAS . Governo . Setor Privado (entidades empresariais) . Universidades / Institutos de Pesquisa . Terceiro Setor

BOAS PRÁTICAS GC BRASIL PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS PESQUISA ANUAL DO ESTÁGIO DE BOAS PRÁTICAS DE GC (SETORES PRIVADO E PÚBLICO)

OBJETIVOS DA PESQUISA PRÁTICAS GC BRASIL Identificar as boas práticas de Gestão do Conhecimento nas organizações brasileiras, abrangendo os setores público e privado, em todos os setores e portes de empresas Estabelecer indicadores de referência para as práticas avaliadas, de acordo com categorias temáticas a serem definidas (ex. Práticas de educação corporativa; práticas de aprendizagem organizacional, etc..) Divulgar amplamente, através de eventos e publicações, as boas práticas levantadas e promover a troca de experiências entre as empresas participantes Estimular estudos na academia, visando aumentar o conhecimento teórico e empírico das práticas de GC e a produção científica nestes temas Criar e disponibilizar um banco de dados sobre práticas de GC nas organizações brasileiras

OBRIGADO! HEITOR J PEREIRA SBGC: 55 11 3063 4360 CEL: 41 9102 6006 heitorrh@gmail.com heitor.pereira@sbgc.org.br