SENAI-RS Possui uma Sede do Departamento Regional em Porto Alegre e Unidades Operacionais distribuídas por todas as regiões do RS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

Maintaining the Nuclear Option in Latin America
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
1.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
Administração e segurança de redes
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Visão Geral das Normas ISO
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
GESTÃO DA QUALIDADE NO TERCEIRO SETOR
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Empresa certificada ISO 9001:2000
CATEGORIA 1 – EMPRESA EMPREENDEDORA DESTAQUE DO SETOR IMOBILIÁRIO
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
Gestão para Resultados
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Comitê Regional da Qualidade de Sapucaia do Sul. Estrutura do Comitê Regional da Qualidade de Sapucaia do Sul Presidência do Comitê Adriana de Paula Coordenação.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
O setor de gastronomia representa atualmente um faturamento em torno de U$ 19 bilhões, mais de 2% do PIB brasileiro; No Brasil, estima-se que o setor concentre.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Normas ISO/IEC de Segurança da Informação
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
Pró-Reitoria Acadêmica Profª. Dra. Vera Lúcia Ramirez
Reunião do Comitê Temático de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas 10 agosto 2011 Brasília-DF.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões.
© EJRos Brasil Todos os direitos reservados Workshop EJRos - ABNT NBR ISO 9001: Edição com Alterações Comentadas “Tornando Sua Empresa Mais.
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
GESTÃO ESTRATÉGICA SEFAZ/MS
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
Show Case da Qualidade Gestão pelos critérios de excelência CIGAM Software Corporativo Ltda Robinson Oscar Klein - Diretor de Mercado.
1 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL MACEIÓ MISSÃO Atuar nos processos de transferência de Conhecimento Gerencial atualizados e inovadores, visando à.
OBJETIVO Apresentar proposta de apoio aos Órgãos Delegados para implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, com base na norma ABNT NBR ISO 9001 e participação.
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
Excelência na Gestão Pública
SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e respectivas Cadeias de Valor SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e.
Programa Soluções Tecnológicas
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Curso de Administração Disciplina: TGA
Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
SISTEMA FIEMA FIEMA, SESI, SENAI e IEL. Parceiro das indústrias do Maranhão na busca pela competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional.
Transcrição da apresentação:

SENAI-RS Possui uma Sede do Departamento Regional em Porto Alegre e Unidades Operacionais distribuídas por todas as regiões do RS.

Pontos de Atendimento 7 Centros Tecnológicos 1 Faculdade de Tecnologia 1 Centro Nacional de Tecnologias Limpas 1 Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas 8 Escolas de Educação Profissional 21 Centros de Educação Profissional 22 Agências de Educação Profissional 29 Extensões 42 Unidades Móveis (09 Autotransportáveis) 2 Unidades Semipermanentes Total: 134 Pontos de Atendimento no Estado

Números 2009 159.358 Matrículas Rio Grande do Sul 163.115 horas de atendimento às Empresas 14.231 Atendimentos (serviços tecnológicos) 15.968.638 Alunos/hora

DIRETRIZES Missão: Visão: Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da Indústria Brasileira. Visão: Consolidar-se como o líder nacional em educação profissional e tecnológica e ser reconhecido como indutor da inovação e da transferência de tecnologias para a Indústria Brasileira, atuando com padrão internacional de excelência.

Política da Qualidade: DIRETRIZES Princípios e Valores: Livre Iniciativa Ética Transparência Satisfação dos Clientes Alta performance Valorização das pessoas Política da Qualidade: O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL DO RIO GRANDE DO SUL tem a Gestão pela Qualidade determinada como elemento crítico de sua Missão, comprometendo-se a: 1. Assegurar que a qualidade, a melhoria contínua e o cuidado com o meio ambiente sejam de responsabilidade de todos; 2. Praticar a qualidade no processo de administração e em seus serviços educacionais e tecnológicos, garantindo a satisfação dos seus clientes.

Sistema de Gestão da Qualidade SENAI RS ISO 9001:2000 Sede e Todas Unidades ISO 17025 / ISO 14001 / OHSAS 18001 Unidades com Atividades Pertinentes R E Q U I S T O L G A E X C L Ê N I A M G S T Ã O MEG Sede e Todas as Unidades no PGQP

COMITÊ SETORIAL SENAI Criado em 1994 Atualmente são 77 Organizações Aderidas: 64 Unidades Operacionais do SENAI + SEDE do SENAI/RS; 13 Organizações do Sistema FIERGS.

COMITÊ SETORIAL SENAI SEDE NO DEPARTAMENTO REGIONAL DO SENAI RS EQS- Escritório da Qualidade SENAI Setor responsável por assegurar que o Sistema de Gestão da Qualidade esteja estabelecido, implementado e mantido de acordo com a norma NBR ISO 9001:2000 e com o MEG – Modelo para Excelência em Gestão.

Reconhecimentos no PQRS ATUAÇÃO NO PGQP Reconhecimentos no PQRS A participação das Unidades do SENAI RS no Prêmio Qualidade RS ocorre desde 1998 e foram os seguintes resultados acumulados até 2009: Troféu Ouro: 1 (um) em 2006 com CT Mecatrônica Troféu Prata: 9 (nove) Troféu Bronze: 32 (trinta e dois) Medalha Bronze: 10 (dez) Total: 52 Destaques (Para 25 Organizações Participantes)

Participação no Prêmio Qualidade RS 2010 Organizações Candidatas ATUAÇÃO NO PGQP Participação no Prêmio Qualidade RS 2010 Organizações Candidatas 7 Unidades Operacionais do SENAI 6 Centros de Atividade do SESI 3 Organizações do Sistema FIERGS Total = 16 Organizações

COMITÊ SETORIAL SENAI Principais Práticas

Representante da Qualidade (RQ) COMITÊ SETORIAL SENAI Principais Práticas Representante da Qualidade (RQ) Designado pelo Gestor, este tem em sua missão: - apoiar a Unidade aderida nos aspectos relacionados ao Sistema de Gestão da Qualidade; - acompanhar auditorias da qualidade e verificações do PGQP, bem como monitorar ações de melhorias; e - facilitar a comunicação entre a Unidade aderida e o Comitê Setorial SENAI com relação ao Sistema de Gestão da Qualidade.

Promoção da Cultura da Excelência COMITÊ SETORIAL SENAI Principais Práticas Promoção da Cultura da Excelência Em 2002, a Direção Regional do SENAI RS definiu que a sede e todas as Unidades do SENAI RS constem no Certificado Corporativo da Norma ISO 9001 e que todos participem anualmente do Sistema de Avaliação ou do Prêmio Qualidade RS do PGQP. Em 2009, iniciou o apoio às entidades do Sistema FIERGS na participação no PGQP e Certificação ISO 9001.

Capacitações para os Colaboradores das Aderidas COMITÊ SETORIAL SENAI Principais Práticas Capacitações para os Colaboradores das Aderidas Desde 2000 as Capacitações necessárias para a implementação do MEG, bem como para participação no Sistema de Avaliação do PGQP são propostas, anualmente pelo Comitê Setorial SENAI, por meio do Escritório da Qualidade SENAI e, se aprovadas, são inseridas na Programação de Capacitação e Desenvolvimento do SENAI-RS para o ano seguinte. Para ministrar estas capacitações, o SENAI-RS mantém, no seu quadro de pessoal, colaboradores aptos para atuar como franqueados do PGQP.

Principais Práticas COMITÊ SETORIAL SENAI Reconhecimento para as Organizações Aderidas vencedoras do Prêmio Qualidade RS Desde 2005, é realizada uma Recepção, no dia da Cerimônia de Entrega do Prêmio Qualidade RS, para todos os colaboradores das organizações aderidas vencedoras. Esta recepção é realizada nas dependências da FIERGS, com a presença dos Gestores Regionais destas organizações e o Presidente do Sistema FIERGS.

Principais Práticas COMITÊ SETORIAL SENAI Reconhecimento para os Representantes da Qualidade das Unidades que participam do Prêmio Qualidade RS Desde 2008, na ocasião do Seminário de Representantes da Qualidade ou de Auditores Internos da Qualidade, que ocorrem anualmente, é realizado um momento de entrega de uma lembrança e um cartão aos Representantes da Qualidade responsáveis pela elaboração do Relatório de Gestão de sua Unidade.

PARTICIPAÇÃO NO PRÊMIO QUALIDADE RS 2009

Projeto Gestão da Qualidade no SISTEMA FIERGS COMITÊ SETORIAL SENAI Projeto Gestão da Qualidade no SISTEMA FIERGS

PROJETO GESTÃO DA QUALIDADE NO SISTEMA FIERGS OBJETIVO Implantar Gestão da Qualidade no Sistema FIERGS, respeitando as características das entidades, na busca da melhoria dos processos internos e reconhecimentos, tais como: diplomas e prêmios do PGQP/MEG e certificações ISO.

Gestão da Qualidade no Sistema FIERGS Apoio, Condomínio SESI e SENAI 4- Sistema de Gestão da Qualidade 5- Responsabilidade da Direção 6- Gestão de Recursos 7- Realização do Produto 8- Medição, Análise e Melhoria ISO 9001 R E Q U I S T O L G A D I R E T Z S O M A E X C L Ê N I A M G S T Ã O 1- Liderança 2- Estratégias e Planos 3- Clientes 4- Sociedade 5- Informação e Conhecimento 6- Pessoas 7- Processos 8- Resultados MEG / PNQ PGQP Entidades do Sistema FIERGS

CRONOGRAMA DO PROJETO - ISO 9001 NA CSC 2010 ACPD do 2º sem/2009 (16/04/10) Mapeamento de Processo e elaboração de procedimento Auditoria interna Revisão do MQ set Projeto Implantado Fev-Mar Mar-Abr Abril-Jun Jul Ago Nov-Dez Elaboração e aprovação ANS Definição de indicadores. Capacitação do colaboradores Auditoria externa ACPD 1º sem.2010 Definição do escopo nas Gerencias Objetivos Secundários: Coordenar e potencializar as ações de oferta de serviços do Sistema FIERGS Propor e implantar soluções, adequando nossa oferta às expectativas dos clientes. ESCOPO: GINFO – Gerenciamento de Incidentes (Certificado 2009) GEPES – Recrutamento e Seleção GESAD – Gestão contratas terceiros GESUP – Compras eletrônicas GECON – Contas a pagar GENGE – Fiscalização de obras

CRONOGRAMA DO PROJETO – PGQP/MEG 2010 Capacitação para interpretação e avaliação PGQP 2ª quinz. jun Reconhecimento da participação no PGQP/2010 no dia da Qualidade FIERGS Elaboração dos RGs da candidatas da FIERGS no PQRS 2010 PQRS 2010 Reconhecimento das Premiadas FIERGS 21/07 Jan-Mar Abr-Maio Jun Jul Jul - Out Dez Descrição do Perfil; Autoavaliação;e Elaboração do Plano de Melhorias. Objetivos Secundários: Coordenar e potencializar as ações de oferta de serviços do Sistema FIERGS Propor e implantar soluções, adequando nossa oferta às expectativas dos clientes. Verificação do Status dos PASG

Melhoria Contínua do Sistema 4 – Sistema de gestão da Qualidade ISO 9001 X MEG C L I E N T R Q U S O A F Ç Ã NBR ISO 9001:2008 Melhoria Contínua do Sistema 4 – Sistema de gestão da Qualidade 5- RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO 6- GESTÃO DE RECURSOS 8- MEDIÇÕES, ANÁLISE E MELHORIA PRODUTO/ SERVIÇO 7- REALIZAÇÃO DO PRODUTO/SERVIÇO ENTRADAS SAÍDAS MEG – Modelo de Excelência em Gestão Gestão do Processo Certificado / Escopo Gestão do Sistema