Gestão Tecnológica: link entre mídias e plano de aula

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Transcrição da apresentação:

Gestão Tecnológica: link entre mídias e plano de aula LENIR MARIA ROSSAROLA Profª Orientadora: Sílvia Ferreto da Silva Moresco

Problematização As escolas contam com gestão tecnológica para auxiliar os professores na utilização de tecnologias? Será que o PPP da escola contempla as mídias? Os professores estão preparados para este passo? Receberam formação? Sentem dificuldades em buscar sozinhos integrar as mídias em suas aulas? Qual a viabilidade deste processo de ponte entre mídias e Plano de Aula?

Justificativa A importância deste estudo está no esclarecimento do diagnóstico tecnológico das Escolas Estaduais de Santa Cruz do Sul. É relevante tomar ciência do uso das tecnologias/mídias e da forma de gestão e atuação dos gestores escolares.

Objetivo principal Mapear o que foi efetivamente alterado no panorama educacional das Escolas Estaduais de Santa Cruz do Sul com o advento das tecnologias para tomar ciência da Gestão Tecnológica, buscando conhecer se a Gestão Escolar agrega em suas ações a utilização das mídias e se estas fazem parte dos planos de aula.

Metodologia Estudo de caso, com resultados a partir de análise quantitativa e qualitativa obtidos através de questionário com questões abertas e fechadas do tipo dicotômicas e de múltipla escolha. Pesquisa documental.

Referências Robert K. Yin Gilberto de Andrade Martins

Gestão Escolar (democrática, participativa, descentralizada, com autonomia e liderança) Tecnológica (administrativo serve ao pedagógico e este assessora os docentes) Por Competências (conhecimentos, habilidades e atitudes)

As 3 dimensões da competência: Figura de Durand apud Brandão & Guimarães (2001, p. 10)

Referências Gestão Escolar: LDB; Vieira, Almeida & Alonso; Libâneo; Santos. Gestão Tecnológica: Vieira, Almeida & Alonso; José Manoel Moran. Gestão por Competências: Zabala & Arnau; Brandão & Guimarães e Libâneo.

Mídias no Contexto Escolar Formação Continuada do Gestor Formação Continuada Docente Mídias como instrumento de aprendizagem (uso pedagógico e inserção nos Planos de Aula)

Processo da Informatização no Brasil

Referências Formação do Gestor: Grispun, portal do MEC; Kenski; Almeida & Alonso. Formação docente: Kenski; Libâneo. Mídias na aprendizagem: Kenski; Santos; Moran in Vieira, Almeida & Alonso.

Coleta de Dados Questionário (questões fechadas dicotômicas e de múltipla escolha, e questões abertas aos gestores das 19 escolas) Pesquisa Documental (junto ao NTE/SCS)

Respostas às questões dicotômicas Escola Importante mídias na Escola? PPP inclui mídias? Pedagógico dá suporte? Há projetos com uso de mídias? Importante mídias nos Planos de Aula dos docentes? 1 sim 2 não 3 4 5 Sim 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

Questões de múltipla escolha: Sua gestão escolar é: ( ) participativa ( ) democrática ( ) tecnológica ( ) outra forma. Qual? .......... Onde estão localizadas as ofertas de mídias? ( ) secretaria ( ) financeiro ( ) direção ( ) laboratório ( ) pedagógico ( ) biblioteca ( ) outro setor ............ Os docentes dispõem de espaços com mídias como: ( ) Sala de Vídeo ou de Multimeios ( ) Laboratório de Ciências ( ) Biblioteca ( ) Laboratório de Informática ( ) Sala de Recursos ( ) outro ...................

Questões abertas: Sua gestão é tecnológica e por competências (conhecimentos= o saber, habilidades= o saber fazer e atitudes= o saber ser/agir) também? Se sua escola possui professores que utilizam mídias em seus planos, você vê resultados positivos na formação de seus alunos? De que forma sua escola garante formação continuada aos docentes?

Pesquisa Documental: Coleta de dados numéricos, no NTE/SCS, sobre professores capacitados; se possui Lab. Info. na escola, número de computadores; equipamentos disponíveis nas escolas (projetor, TV, DVD, etc.)

Análise de Resultados Relação docentes e mídias Diagnóstico tecnológico das Escolas Estaduais de Santa Cruz do Sul

Relação docentes e mídias 1 = 763 professores no total 2 = 90* professores capacitados 3 = 587 professores utilizam mídias nos planos de aula 4 = 184 professores utilizam o Laboratório de Informática

Diagnóstico tecnológico

Considerações finais A figura do gestor: líder, articulador, que se ocupa do todo (administrativo, pedagógico). Gestão: autonomia, liderança, participação, descentralização e democracia. (Tecnológica/por Competências) Formação Continuada: docente e do gestor. Diagnóstico: docentes utilizam mídias de modo expressivo, porém em menor número com relação ao computador e nem todos incluem as mídias aos planos de aula. Próximos estudos: ampliar campo de pesquisa, e atingir também os professores e alunos das escolas. A gestão escolar é o cerne que mantém o funcionamento institucional e os contatos com a comunidade escolar.