ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
As TIC e o currículo do 1.º ciclo do Ensino Básico.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Vídeo Educar – Rubem Alves
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Currículo : Noções introdutórias
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Informática na Educação
Élton Carneiro Marinho –
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
Tecnologia e Educação.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
A inovação tem o aspecto positivo e aprender empreendendo promove mudanças nas pessoas que sonham com a conquista de uma vida melhor. Professor Armando.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Estratégias de actuação: Articulação curricular
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Perguntas de Modelação
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Situação de Aprendizagem
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Retrato da Escola Básica Adriano Mosimann
Construindo a cultura educacional inclusiva
Atividade complementar 04
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
PENSADORES DA EDUCAÇÃO Um pouco da história do trabalho com projetos em salda de aula. NTE-Estrela 2012.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA. ARTICULANDO SABERES E TRANSFORMANDO A PRÁTICA. Maria Elisabette Brisola Brito Prado

SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E DA TECNOLOGIA NECESSIDADE: REPENSAR O PAPEL DA ESCOLA= ENSINO-APRENDIZAGEM PORQUE: O ENSINO ORGANIZADO DE FORMA FRAGMENTADA NÃO ATENDE AS EXIGÊNCIAS DESTE NOVO PARADIGMA

NOVA ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO POSICIONAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO DO INDIVÍDUO PARA FAZER SUAS ESCOLHAS E DEFINIR SUAS PRIORIDADES.

A MELHOR FORMA DE ENSINAR É AQUELA QUE PROPICIA AOS ALUNOS O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA LIDAR COM AS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE ATUAL, QUE ENFATIZA A AUTONOMIA DO ALUNO PARA A BUSCA DE NOVAS COMPREENSÕES, POR MEIO DA PRODUÇAO DE IDÉIAS E DE AÇÕES CRIATIVAS E COLABORATIVAS.

O ENVOLVIMENTO DO ALUNO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM É FUNDAMENTAL

SÓ ASSIM HAVERÁ INTEGRAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA. EMBORA A TECNOLOGIA SEJA UM ELEMENTO DA CULTURA BASTANTE EXPRESSIVO ELA PRECISA SER DEVIDAMENTE COMPREENDIDA EM TERMOS DAS IMPLICAÇÕES DO SEU USO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. SÓ ASSIM HAVERÁ INTEGRAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA.

PROFESSOR: CONHECER AS POTENCIALIDADES E AS LIMITAÇÕES PEDAGÓGICAS ENVOLIDAS NAS DIFERENTES TECNOLOGIAS: VÍDEO, INTERNET, COMPUTADOR, OUTRAS.

COMO? ATRAVÉS DE PROJETOS

ELABORAÇÃO: EM PARCERIA ENTRE ALUNOS E PROFESSORES, DE FORMA ABERTA, ARTICULANDO INFORMAÇÕES CONHECIDAS BASEADAS NAS EXPERIÊNCIAS DO PASSADO E DO PRESENTE E ANTECIPANDO E ANTECIPANDO ASPECTOS QUE SURGIRÃO DURANTE A EXECUÇÃO= CERTEZAS E DÚVIDAS

O trabalho por projetos potencializa a articulação entre os saberes de diversas áreas de conhecimento, das relações com o cotidiano e do uso de diferentes meios tecnológicos e/ou não, possibilitando ao aluno a recontextualização de conceitos e estratégias, bem como o estabelecimento de relações significativas entre conhecimentos.

QUALIDADE DO PROJETO: PROFESSOR=POSTURA DE OBSERVAÇÃO E DE ANÁLISE SOBRE AS NECESSIDADES CONCEITUAIS QUE EMERGEM NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO.

PROFESSOR=NOVA POSTURA COMPROMETIMENTO E DESEJO PELA BUSCA, PELO APRENDER A APRENDER E PELO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS=RECONSTRUÇÃO DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

DESAFIO= DAR NOVA VIDA AO CURRÍCULO DA ESCOLA FORMAÇÃO DO PROFESSOR É IMPRESSINDÍVEL.