Por quê o computador na educação?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Advertisements

Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
COMPUTADORES E CONHECIMENTO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
O uso da internet nas escolas
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Informática na Educação
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Tecnologia e Educação.
Propostas de layout Modelo 1
Por que o computador na Educação?
DIDÁTICA MAGNA.
POR QUE O COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO?
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
SECRETARIA MUN. DE EDUCAÇÃO e-proinfo
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Construindo o futuro do seu filho!
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Deise Kramer Lima Fernandes
Uma abordagem curiosa e divertida
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
Softwares Educacionais – Cód
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
José Alexandre Ducatti DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009.
Professor(es) Apresentador(es):
O uso das tecnologias na escola
TECNOLOGIA. A tecnologia na vida das pessoas... No princípio:
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Responsável Professor: Eduardo A tecnologia está como um recurso presente no dia-a- dia do indivíduo e que a cada momento está evoluindo de forma rápida,
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Transcrição da apresentação:

Por quê o computador na educação? José Armando Valente

As novas tecnologias chegaram para revolucionar o processo ensino/aprendizagem. É preciso desmistificar a visão dos pais e alunos em relação a utilização da sala de aula digital

Que benefícios serão conseguidos com a introdução do computador na educação? Por quê usar o computador na educação? Existe realmente algum benefício auferido ou é uma questão de modismo?

A interação do aluno com o computador promove a construção do conhecimento. Será que o computador não está sendo usado como mais um método educacional como tantos outros já utilizados?

Visões da informática em Educação: Cético Indiferente Otimista

VISÃO INDIFERENTE Completo desinteresse e apatia frente aos computadores, esperam para ver o que acontecerá.

Visão cética: o receio da substituição do professor pela máquina. A criança vive no século XXI e os recursos que a escola dispõe são do século XVIII.

Rejeição ao desconhecido, medo da mudança. Formação de crianças desumanas e robóticas, por meio da substituição do contato humano pela frieza da máquina. Rejeição ao desconhecido, medo da mudança.

VISÃO OTIMISTA: são os entusiastas que se lançam na utilização das tecnologias sem uso da razão e, por vezes, sofrem com as frustrações. Uso do computador é visto como modismo e copiado de outros lugares sem adaptação e senso crítico.

Computador na escola não significa aprender A RESPEITO DE computadores / computação mas sim aprender COM os computadores. O computador é um meio didático que deve ser utilizado para agregar informações, ao despertar a curiosidade e motivar o aluno tornando as aulas mais interessantes.

O computador deve ser incorporado à prática pedagógica. O desenvolvimento do raciocínio lógico e possibilitar a resolução dos problemas

PARADIGMAS DO USO DO COMPUTADOR INSTRUCIONISTA: uso do computador como máquina de ensinar, sem alterar a metodologia tradicional de ensino de forma tutorial.

CONTRUCIONISTA: o aprendiz constrói o saber através do fazer, motivado pelo seu interesse. O aluno começa a pensar sobre suas próprias idéias ao ver o computador como um meio de aprendizado.

O computador deve ser visto pelos professores como um novo paradigma que promove a aprendizagem. O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo ou estar atualizado com relação às inovações tecnológicas.

A escola continua formando alunos pouco criativos e escassos na capacidade de pensar. A capacidade de criar e pensar não se constrói do dia pra noite mas, inicia-se no primeiro dia de vida.

Cabe ao professor inovar-se, abrir-se ao novo, adaptar-se e modificar sua visão de mundo tendo o computador como um aliado na sua prática pedagógica, não como um rival e substituto.

Felizmente, estamos aqui, tendo esta oportunidade de inovar, buscando a melhor maneira de aplicar o uso dessas tecnologias na educação.