Trabalho por projetos Pedagogia de projetos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO:
Advertisements

Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Estágio de Apoio Docente
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Bibliotecas Virtuais: Elos de Ligação entre a Educação Presencial e a Não Presencial Mavi Polo GALE.
Vídeo educativo Produzir e explorar o vídeo educativo Outubro de 2005.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
As visões desenvolvimento e aprendizagem
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
MODELAGEM MATEMÁTICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Planejamento Escolar Temas a serem abordados durante a elaboração do Plano de Ação 2013: Currículo Oficial do Estado de São Paulo; Ambientes de leitura;
Liliani Lecco Dettogni
Currículo : Noções introdutórias
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS PEDAGOGIA TRADICIONAL.
NTE Santa Cruz
Educação e Práticas Pedagógicas
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
Apresentação A proposta de implantação de um canal de tv - TV Paulo Freire - com uma programação concebida exclusivamente para a comunidade escolar do.
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
O QUE NOSSO ALUNO TEM FEITO NAS QUATRO HORAS QUE PASSA NA ESCOLA?
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Coração Eucarístico A ficção nos ajudando a discutir a nossa realidade
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
Quando falamos em aprender...
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
DIDÁTICA MAGNA.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Construindo o futuro do seu filho!
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
PLANEJAMENTO E DURANTE TODA A
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
DISCIPLINA : INFORMÁTICA EQUIPE : ANDRESSA MARIA, BRENDA SUELLEN E LUÍSA GABRIELA. Escola : São Matheus Professora : Claúdia Coutinho.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Novas formas de aprender e ensinar com a Internet
Encontro Estadual de Formação
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
União Educacional de Minas Gerais – UNIMINAS Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Lorrane Santana de Oliveira Professoras: Elsa.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Standard 5 Usando os resultados para a melhoria contínua.
PROGRAMA DE INOVAÇÃO DOCE(NTE) PID DO PIMENTA ANO 2015.
CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO FELIZ SÃO PAULO APOSTOLO Professoras: Elisângela Aparecida Bóis de Oliveira Luciani Escarmanhani Silva Luciani Escarmanhani.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Método de Ensino.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Princípios da História das Tecnologias da Informação e Comunicação Grandes Invenções Acadêmicas: Jéssica de Paula Bueno Simone de Oliveira Alunas do 1º.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Trabalho por projetos Pedagogia de projetos

Pedagogia de projetos: O aluno aprende-fazendo; O aluno aplica aquilo que sabe, buscando novas informações; Tem enfoque a integração entre diferentes mídias e áreas de conhecimento; Envolve a inter-relação de conceitos e de princípios; O aluno estabelece reações com o conhecimento; Requer do professor uma postura que concebe a aprendizagem como processo que o aluno constrói.

Projeto x Integração Integração entre mídias e prática pedagógica. O professor é mediador. O professor cria condições que favoreçam o processo de formação do conhecimento dos alunos. A prática é evidenciada no trabalho em grupo e em parceria. O trabalho é coletivo, partilhado e coletivamente significativo.