Educação, Tecnologias e Comunicação na Era das Redes Antonio Simão Neto PUCPR
Para chegar a lugares onde ainda não estivemos, será preciso passar por caminhos pelos quais ainda não passamos. M. Ghandi
ICT: information and communication technologies no Brasil TIC a informação como processo comunicativo
tecnologia comunicação educação
tecnologia comunicação educação
tecnologia comunicação TIC+E educação
A tecnologia é a fogueira em volta da qual hoje contamos as nossas histórias. Laurie Anderson
tecnologia techné técnica + arte
acesso
acesso manipulação
acesso produção do novo manipulação
circulação acesso produção do novo manipulação
circulação acesso produção do novo manipulação
circulação acesso produção do novo manipulação
circulação acesso produção do novo manipulação
circulação acesso produção do novo manipulação
circulação acesso TIC manipulação
processo essencialmente humano produção do novo
MISTÉRIOS DAS TICS...
uma imagem vale mais que mil palavras exemplos uma imagem vale mais que mil palavras
princípios interatividade multiplicidade autonomia
Interatividade comunicação em duas (ou mais) vias trocas comunicativas participação além do acesso à informação além do espectador
multiplicidade múltiplas inteligências - H. Gardner múltiplos estímulos múltiplos caminhos múltiplos agentes
multiplicidade por uma “ecologia da aprendizagem”: um ambiente tão rico de estímulos e tão equilibrado que cada um possa aprender da forma que aprende melhor
multiplicidade unitas multiplex - Edgar Morin unidade na diversidade: a construção da unidade sem perda das individualidades e da riqueza cultural
autonomia capacidade de poder dar novas respostas aos desafios de um mundo em constante transformação indivíduo + grupo + sociedade
Fundamentos UNESCO + LDB procedimentais cognitivos atitudinais
Procedimentais aprender a fazer pensamento operativo habilidades, práticas, aplicações identificar situação, agir de acordo
Cognitivos aprender a conhecer pensamento lógico - racional entendimento, análise, síntese, explicação, transferência, associação
Atitudinais aprender a ser aprender a conviver pensamento intuitivo sensibilidade, emoções comportamentos, atitudes, valores
Discernimento saber escolher a mídia certa em função dos objetivos educacionais propostos para isso: conhecer os meios e suas linguagens
TIC ponto de chegada uso ilustrativo mídia como legenda da palavra escrita ou falada papel secundário, subsidiário
TIC ponto de partida motivar - provocar - instigar processos de pensamento geradores (P.Freire)
TIC ponto de apoio mídias como recurso didático uso cotidiano no processo educativo território de aproximação entre professores e alunos
Precisamos prestar atenção nos jovens não somente porque são jovens, mas porque são novos. Douglas Rushkoff Um Jogo Chamado Futuro.
Os homens se parecem muito mais com o seu tempo do que com os seus pais. Ibn Kaldun, séc XIV
tendências TIC em Educação Mídias Integradas Aprendizagem Colaborativa
da difusão à infusão tecnológica
tecnológica do professor da auto-exclusão à inclusão tecnológica do professor
individual aluno
disciplinar alunos - prof individual aluno
curricular alunos - professores disciplinar alunos - prof individual aluno
escolar pais + adm + profs + alunos curricular alunos - professores disciplinar alunos - prof individual aluno
multi-escolar conveniadas - integradas escolar pais + adm + profs + alunos curricular alunos - professores disciplinar alunos - prof individual aluno
comunitário + entorno / entidades comunitárias multi-escolar conveniadas - integradas escolar pais + adm + profs + alunos curricular alunos - professores disciplinar alunos - prof individual aluno
social + instituições públicas e privadas comunitário + entorno / entidades comunitárias multi-escolar conveniadas - integradas escolar pais + adm + profs + alunos curricular alunos - professores disciplinar alunos - prof individual aluno
global sem fronteiras... social + instituições públicas e privadas comunitário + entorno / entidades comunitárias multi-escolar conveniadas - integradas escolar pais + adm + profs + alunos curricular alunos - professores disciplinar alunos - prof individual aluno
Mídias Integradas explorar o potencial de cada mídia linguagem tecnologia possibilidades educacionais
Mídias Integradas arte + técnica + aprendizagem integração das mídias em projetos e ações práticas
redes comunicativas descentralizadas controle pela sociedade civil globais - mas sem homogeinização interativas ricas de estímulos velozes
redes comunicativas aproximação de: trocas comunicativas ampliadas pessoas entidades e instituições comunidades sociedades iniciativas trocas comunicativas ampliadas
Aprendizagem Colaborativa rumo às Comunidades Virtuais de Aprendizagem CVAs muito além dos chats e ICQs
aprendizagem colaborativa além do professor e do aluno aprender é se transformar colaboração cooperação solidariedade responsabilidades compartilhadas
educação à distância lifelong learning: aprendizagem durante toda a vida educação permanente ampliação do alcance da educação novo impulso dado pelas novas tecnologias
Problematização
Contextualização
problematização conteúdos meios e recursos contextualização TICs
o professor como: informador facilitador mediador catalizador
A verdadeira viagem de descoberta não está em descobrir novas terras, mas sim em olhar nossa própria terra com outros olhos. M. Proust
e agora?
obrigado pela atenção !
Antonio Simão Neto 4simao @ terra. com Antonio Simão Neto 4simao @ terra.com.br PUCPR - CEAD 330-1515 - ramal 1391 simao @ rla01.pucpr.br