Educação, Tecnologias e Comunicação na Era das Redes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
I- Concepção de Educação
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
A Educação Mediada pela Tecnologia
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Interação na EAD : 4 desafios
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Marcos Alexandre Barros
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Escolhendo o nosso Futuro
REDE DE ENSINO ESTADUAL
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Conceitos e Gerações de EAD
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
CURRICULO +.
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Diferentes Posturas Curriculares
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
PEI – Programa Educacional Individualizado
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Matriz de avaliação processual
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Educação, Tecnologias e Comunicação na Era das Redes Antonio Simão Neto PUCPR

Para chegar a lugares onde ainda não estivemos, será preciso passar por caminhos pelos quais ainda não passamos. M. Ghandi

ICT: information and communication technologies no Brasil TIC a informação como processo comunicativo

tecnologia comunicação educação

tecnologia comunicação educação

tecnologia comunicação TIC+E educação

A tecnologia é a fogueira em volta da qual hoje contamos as nossas histórias. Laurie Anderson

tecnologia techné técnica + arte

acesso

acesso manipulação

acesso produção do novo manipulação

circulação acesso produção do novo manipulação

circulação acesso produção do novo manipulação

circulação acesso produção do novo manipulação

circulação acesso produção do novo manipulação

circulação acesso produção do novo manipulação

circulação acesso TIC manipulação

processo essencialmente humano produção do novo

MISTÉRIOS DAS TICS...

uma imagem vale mais que mil palavras exemplos uma imagem vale mais que mil palavras

princípios interatividade multiplicidade autonomia

Interatividade comunicação em duas (ou mais) vias trocas comunicativas participação além do acesso à informação além do espectador

multiplicidade múltiplas inteligências - H. Gardner múltiplos estímulos múltiplos caminhos múltiplos agentes

multiplicidade por uma “ecologia da aprendizagem”: um ambiente tão rico de estímulos e tão equilibrado que cada um possa aprender da forma que aprende melhor

multiplicidade unitas multiplex - Edgar Morin unidade na diversidade: a construção da unidade sem perda das individualidades e da riqueza cultural

autonomia capacidade de poder dar novas respostas aos desafios de um mundo em constante transformação indivíduo + grupo + sociedade

Fundamentos UNESCO + LDB procedimentais cognitivos atitudinais

Procedimentais aprender a fazer pensamento operativo habilidades, práticas, aplicações identificar situação, agir de acordo

Cognitivos aprender a conhecer pensamento lógico - racional entendimento, análise, síntese, explicação, transferência, associação

Atitudinais aprender a ser aprender a conviver pensamento intuitivo sensibilidade, emoções comportamentos, atitudes, valores

Discernimento saber escolher a mídia certa em função dos objetivos educacionais propostos para isso: conhecer os meios e suas linguagens

TIC ponto de chegada uso ilustrativo mídia como legenda da palavra escrita ou falada papel secundário, subsidiário

TIC ponto de partida motivar - provocar - instigar processos de pensamento geradores (P.Freire)

TIC ponto de apoio mídias como recurso didático uso cotidiano no processo educativo território de aproximação entre professores e alunos

Precisamos prestar atenção nos jovens não somente porque são jovens, mas porque são novos. Douglas Rushkoff Um Jogo Chamado Futuro.

Os homens se parecem muito mais com o seu tempo do que com os seus pais. Ibn Kaldun, séc XIV

tendências TIC em Educação Mídias Integradas Aprendizagem Colaborativa

da difusão à infusão tecnológica

tecnológica do professor da auto-exclusão à inclusão tecnológica do professor

individual aluno

disciplinar alunos - prof individual aluno

curricular alunos - professores disciplinar alunos - prof individual aluno

escolar pais + adm + profs + alunos curricular alunos - professores disciplinar alunos - prof individual aluno

multi-escolar conveniadas - integradas escolar pais + adm + profs + alunos curricular alunos - professores disciplinar alunos - prof individual aluno

comunitário + entorno / entidades comunitárias multi-escolar conveniadas - integradas escolar pais + adm + profs + alunos curricular alunos - professores disciplinar alunos - prof individual aluno

social + instituições públicas e privadas comunitário + entorno / entidades comunitárias multi-escolar conveniadas - integradas escolar pais + adm + profs + alunos curricular alunos - professores disciplinar alunos - prof individual aluno

global sem fronteiras... social + instituições públicas e privadas comunitário + entorno / entidades comunitárias multi-escolar conveniadas - integradas escolar pais + adm + profs + alunos curricular alunos - professores disciplinar alunos - prof individual aluno

Mídias Integradas explorar o potencial de cada mídia linguagem tecnologia possibilidades educacionais

Mídias Integradas arte + técnica + aprendizagem integração das mídias em projetos e ações práticas

redes comunicativas descentralizadas controle pela sociedade civil globais - mas sem homogeinização interativas ricas de estímulos velozes

redes comunicativas aproximação de: trocas comunicativas ampliadas pessoas entidades e instituições comunidades sociedades iniciativas trocas comunicativas ampliadas

Aprendizagem Colaborativa rumo às Comunidades Virtuais de Aprendizagem CVAs muito além dos chats e ICQs

aprendizagem colaborativa além do professor e do aluno aprender é se transformar colaboração cooperação solidariedade responsabilidades compartilhadas

educação à distância lifelong learning: aprendizagem durante toda a vida educação permanente ampliação do alcance da educação novo impulso dado pelas novas tecnologias

Problematização

Contextualização

problematização conteúdos meios e recursos contextualização TICs

o professor como: informador facilitador mediador catalizador

A verdadeira viagem de descoberta não está em descobrir novas terras, mas sim em olhar nossa própria terra com outros olhos. M. Proust

e agora?

obrigado pela atenção !

Antonio Simão Neto 4simao @ terra. com Antonio Simão Neto 4simao @ terra.com.br PUCPR - CEAD 330-1515 - ramal 1391 simao @ rla01.pucpr.br