SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado

Estrutura - PPC 1- Justificativa da disciplina 2 - Fundamentos teóricos metodológicos 3 - Conteúdos estruturantes 4 - Conteúdos básicos 5 - Avaliação (critérios da disciplina) 6 - Referências

1 - Justificativa da disciplina Contempla o objeto de estudo da disciplina? FENÔMENO VIDA Explicita a concepção de ciência da DCE? Apresenta uma concepção de disciplina de acordo com as DCE?

Justificativa da disciplina Justifica por que o conhecimento desta disciplina é importante como saber escolar e como contribui para a formação do estudante? Há clareza e objetividade no texto proposto? Diz por que a disciplina deve permanecer no currículo?

2- Fundamentos teóricos - metodológicos Explicita de forma clara a metodologia e as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas no ensino da disciplina Está coerente com a concepção metodológica proposta na DCE? Apresenta os recursos didáticos e tecnológicos a serem utilizados- de forma geral

2 - Fundamentos teóricos - metodológicos Interdisciplinaridade (p. 27; p. 56; p. 62) Intradisciplinaridade (p. 53; p. 56) Contextualização

3- CONTEÚDO ESTRUTURANTES ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS MECANISMOS BIOLÓGICOS BIODIVERSIDADE MANIPULAÇÃO GENÉTICA Momentos históricos da Biologia Não são seriados

4- CONTEÚDOS BÁSICOS Conhecimentos fundamentais para cada série; Estão relacionados nas DCEs – porém não estão seriados. Deve ser seriado no PPC

5 - Avaliação - Papel do professor Obter informações necessárias sobre a prática pedagógica para nela intervir e reformular os processos de ensino-aprendizagem. (DCE, p. 69)

Apresenta critérios de avaliação (texto da CGE) A concepção de avaliação está coerente com a LDB, DCE e o PPP da escola Apresenta critérios de avaliação (texto da CGE) Explicita diferentes instrumentos de avaliação?

Avaliação Diante desta perspectiva, que instrumentos avaliativos podem ser utilizados e qual a relação destes com as estratégias e os recursos?

Avaliação 1. Krasilchik – capítulos: 4 – Comunicação entre professor e aluno 5 – Modalidades didáticas 7 – Avaliação 2. Lea das G. C. Anastasiou – Avaliação, ensino e aprendizagem: anotações para ações em currículo com matriz integrativa ...

6- REFERÊNCIAS Permitem perceber em que material e em qual concepção o professor vem fundamentando seu conteúdo. Fundamentar conteúdos de forma historicamente situada implica buscar outras referências além dos livros didáticos.