PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Pedagogia da pesquisa-ação
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Gerenciamento de Sala de Aula
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Plano de Trabalho Docente
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Projeto Pedagógico.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Transcrição da apresentação:

PLANO DE TRABALHO DOCENTE QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA NO COTIDIANO DE SALA DE AULA ?

Plano de Trabalho Docente É uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades pedagógicas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto da sua revisão e adequação no decorrer do processo.

IMPORTÂNCIA DO P.T.D. Deve ser um trabalho consciente e sistematizado; Não se restringe ao espaço da sala de aula; Está diretamente ligado a exigências sociais e à experiência dos alunos; Está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais; Não pode ser apenas o cumprimento de uma exigência administrativa;

IMPORTÂNCIA DO P.T.D. Contém a previsão das ações docentes, fundamentadas em concepções e tendo como referência permanente as situações concretas (problemática social, econômica, política cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, a comunidade, os pais ).

Elementos que compõem o P.T.D. Objetivos; Justificativa; Conteúdos (Estruturantes, Básicos e Específicos); Encaminhamento Metodológico; Avaliação ou Critérios de avaliação; Recursos ( humanos, tecnológicos, didáticos...); Referências Bibliográficas.

O que expressa o P.T.D. ? O POSICIONAMENTO FILOSÓFICO, POLÍTICO, PEDAGÓGICO E PROFISSIONAL; A COERÊNCIA DO TRABALHO DOCENTE : PARA QUE ENSINAR? O QUE ENSINAR ? A QUEM ENSINAR ? COMO ENSINAR ? POR QUE AVALIAR ?

P.T.D. RÍGIDO OU FLEXÍVEL ? O P.T.D. Não pode ser um documento rígido, pois o processo de ensino está sempre em movimento; Deve considerar a objetividade, ou seja, corresponder à realidade; Deve conter previsões possíveis; Flexível : permite a sua reorganização; Deve ser colocado em prática.

OBJETIVOS ESTÃO LIGADOS ÀS NECESSIDADES DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE TODOS OS ALUNOS; JUSTIFICATIVA Deve responder à seguinte pergunta: qual a importância da disciplina ou conteúdo a ser ensinado ?

Encaminhamento Metodológico É o componente do P.T.D. Que dará vida aos objetivos e aos conteúdos; Indica os procedimentos que o professor e os alunos desenvolverão no decorrer das aulas; Não é suficiente pois, “passar” o conteúdo; é preciso problematizá-lo para que os alunos investiguem, procurem as causas, as possíveis soluções e atinjam a aprendizagem e sistematização.

Avaliação e Critérios de Avaliação É uma tarefa necessária e permanente do trabalho docente e desempenho do discente; É o indicador dos progressos e dificuldades de aprendizagem e de ensino; Fornece dados que devem ser interpretados não para “classificar” ou “marcar” - bons ou ruins ( e outros adjetivos...).

Dimensão Legal Aparece no Artigo 13, II e IV da LDB nº 9394/96 como Plano de Trabalho que deve ser feito pelo professor. Isso justifica o termo Plano de Trabalho Docente.

Edital de concurso para o magistério Descrição das atividades genéricas dos professores de 5ª a 8ª séries do Ensino fundamental e do Ensino Médio da Rede Estadual do Paraná: Contribuir para o desenvolvimento da Proposta Pedagógica Curricular dos estabelecimentos de ensino em que atuar;

Elaborar o Plano de Trabalho Docente E trabalhar pelo seu cumprimento em consonância com a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, com os princípios norteadores das políticas educacionais da SEED e com a legislação vigente para a Educação Nacional.

Estrutura do P.T.D. TEMPO DO P.T.D. : DE ACORDO COM A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA; ORGANIZADO DE FORMA: Mensal; Bimestral; Trimestral; Semestral.

1. Conteúdos Estruturantes São saberes – conhecimentos de grande amplitude, conceitos ou práticas - que identificam e organizam os diferentes campos de estudo das disciplinas escolares, sendo fundamentais para a compreensão do objeto de estudo das áreas do conhecimento (Arco – Verde, 2006)‏

Desdobramento dos Conteúdos Estruturantes em Conteúdos Específicos Será feito pelo professor em discussão com os demais professores da área que atuam na escola; O professor deve dominar o conteúdo escolhido em sua essência, de forma a tomar o conhecimento em sua totalidade e em seu contexto, o que exige uma relação com as demais áreas do conhecimento;

Processo de Contextualização Esse processo de contextualização visa a atualização e aprofundamento do conteúdo pelo professor, possibilitando ao aluno estabelecer relações e análises críticas sobre o conteúdo. -------------------------------------------------------------- - A contextualização do conteúdo não se faz pelo desenvolvimento de projetos.

2. Objetivos (Justificativas)‏ Referem-se às intenções educativas. Expressam as intenções de mudanças no plano individual, institucional e estrutural; Estão voltados aos conteúdos e não às atividades; Explicita a escolha dos conteúdos estruturantes e específicos como opção política, educativa e formativa.

3. Encaminhamentos metodológicos e recursos didáticos/tecnológicos Conjunto de determinados princípios (regras, preceito, teoria) e recursos para chegar aos objetivos, o processo de investigação teórica e de ação prática.

4. Critérios de avaliação Definem os propósitos e a dimensão do que se avalia; Para cada conteúdo precisa-se ter claro o que dentro dele se deseja ensinar, desenvolver e, portanto, avaliar; Refletem de que forma vai se avaliar; Deve constar proposta de recuperação de estudos.

5. Referências Bibliográficas Permitem perceber em que material e em qual concepção o professor vem fundamentando seu conteúdo; Fundamentar conteúdos de forma historicamente situada implica buscar outras referências, não sendo portanto o livro didático o único recurso.

OBSERVAÇÃO: Os docentes fazem o Plano de Trabalho Docente por série / disciplina; As especificações quanto aos demais encaminhamentos que variam de turma para turma, devem constar no Livro Registro de Classe.