Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Advertisements

Plano de Trabalho Docente
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Plano de Ensino Plano de aula
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Escola Estadual Senador Filinto Muller
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DIRETRIZES CURRICULARES
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
Diretrizes do ensino de História
Apresentação da Disciplina:
O Ensino de Geografia nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
OFICINA DE GEOGRAFIA 1º SEMESTRE Oficina Disciplinar
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
Passos para Revisão do PPP
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Qual a razão de sua presença no currículo
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Cristiane jonas Francisconi
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROFESSORA: RAI
PROJETO “reinventando o ensino médio”
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
Mitos de criação – textos orais
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Aula sobre o Brasil e suas regiões
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Roteiro de observação de estágio
Projeto Institucional das escolas Salesianas
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
O LIVRO DIDÁTICO NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO
Geografia Formação: Licenciatura e Bacharelado em Geografia.
Cristiane Jonas Francisconi
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Plano de Trabalho Docente
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
PLANEJAMENTO Escola Estadual Tabelião Júlio Maria Disciplina: Física Professor: Francisco Turma: 1º Ano “B” - 2 Aulas 05/07/2018 PLANEJAMENTO Escola Estadual.
Transcrição da apresentação:

Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil Plano de Trabalho Conteúdos: - Estruturante: Dimensão econômica do espaço geográfico - Básico: A distribuição espacial das atividades produtivas e a (re) organização do espaço geográfico Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil

Justificativa: Entender a importância econômica, política e cultural na formação e distribuição de terras no Brasil. Identificar as dificuldades encontradas nesta distribuição de terras para a sociedade atual

Encaminhamento Metodológico: Abordagem de texto e debates para a compreensão da atual situação que se encontra a distribuição de terras. Revisão do mapa politíco do Brasil colônia, observando as mudanças ocorridas.Incentivo a análise dos textos através das imagens apresentadas.

Avaliação/Recuperação Critérios de Avaliação/Recuperação Fazer com que o aluno análise os textos e os mapas, percebendo as diferenças entre o que ocorria no Brasil colônia para o Brasil atual.Compreenda os textos e debata a situação que se encontra o território brasileiro na distribuição de terras.

A recuperação será paralela/concomitante dos conteúdos ministrados mediante as dificuldades do aluno conforme o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar deste estabelecimento de ensino.

Recursos Didáticos Mapas, textos diversos, imagens, TV multimídia, revistas, quadro de giz e pendrive

Instrumento de Avaliação Debates, produção de texto, simulados, avaliações orais e escrita, atividade lúdicas.

Referências Livro Didático Público, Internet, Sitios do IBGE, Atlas Geográfico Escolar.