A Educação Superior em Enfermagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

I FÓRUM MARANHENSE DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS BIOÉTICA E DEONTOLOGIA
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Bacharelado em Sistemas de Informação
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Ministério da Educação
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Prof. Enf. Dr. Fernando Ramos Gonçalves –Msc
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Educação Física Perfil do Egresso Objetivos do Curso Objetivo Geral
Engenheiro Projetista ?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Guerra de Oliveira
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Autoavaliação Institucional e a CPA
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Prof. Dr. David Lopes Neto
PORTIFÓLIO FISIOTERAPIA
Universidade Federal de Uberlândia
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Ensino Médio e Educação Profissional
Currículo Quais são as finalidades do curso?
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Introdução ao Serviço Social
Prática como Componente Curricular
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
twitter.com/funasa.
Transcrição da apresentação:

A Educação Superior em Enfermagem Prof. Fernando Ramos Gonçalves –Msc Enfermeiro Intensivista, Mestre em Saúde Publica, especialista em UTI, Doutorando em Neuropsiquiatria – CCS/UFPE; Diretor do Curso de Graduação em Enfermagem da FG; Docente da FENSG/UPE; Coordenador da Residência de Enfermagem do Hospital da Restauração;

O que é Enfermagem? Enfermagem é uma ciência humana, de pessoas e de experiências com campo de conhecimento, fundamentações e práticas do cuidar dos seres humanos que abrangem do estado de saúde aos estados de doença, mediada por relações pessoais, profissionais, científicas, estéticas, éticas e políticas

Enfermeiro Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes, no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano

Onde Atua o Enfermeiro? Nos Hospitais

Nas Escolas e Consultórios....

No Domicílio

Desde os Primeiros Momentos de vida..

Aos Momentos mais críticos...

Momentos Felizes!

Lado a Lado com os seres Humanos

Saúde e seus determinantes Moradia Alimento Saneamento Trabalho SAÚDE Lazer Meio Ambiente Transporte Educação Renda

O que é Educação ? Construção permanente do conhecimento através do ensino-aprendizagem, tendo como local dessa prática a escola ou a comunidade . Prática social que prepara os indivíduos para viverem em comunidade. Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, visando sua maior integração individual e social.

O que é Educação ? “É o desenvolvimento, no indivíduo, de toda a perfeição de que é capaz“ (Kant); “É a ciência que tem por fim a formação do indivíduo por si mesmo, despertando nele a multiplicidade de interesses"(Herbath );

Educação em Saúde é: Conhecimento Consciência crítica Transformação Busca de soluções Capacidade de intervenção

O Ensino Superior em Enfermagem

Perfil Profissional Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes, no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano. Resolução CNE/CES nº 3 de 7-11-2001, art. 3º:

Competências do Enfermeiro ·    Atenção A saúde; Tomada de Decisões; Comunicação; Liderança; Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.  Atua compreendendo a natureza humana em suas dimensões, expressões e fases evolutivas; ·  Incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional;

·  Reconhece os perfis epidemiológicos das populações; ·  Reconhece a saúde como direito e condições dignas de vida e atua de forma a garantir a integralidade da assistência. · Cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como enfermeiro; e

·      Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança; ·     Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem; Assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos de saúde;

· usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para cuidar da enfermagem; · identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes; · intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem.

Coordenar o processo de cuidar em enfermagem, considerando contextos e demandas de saúde; ·  Prestar cuidados de enfermagem, compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade; Integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais; ·  Respeitar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão;

Conteúdos Curriculares Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Enfermagem: - Fundamentos da Enfermagem; Assistência de Enfermagem; Administração em Enfermagem e Ensino em Enfermagem.

Deve ser Assegurado: Articulação entre Ensino-Pesquisa-Extensão/Assistência; Atividades Teóricas e Práticas desde o início do curso; Estimulo ao pensamento crítico e reflexivo; Articulação entre o Saber, Saber Fazer e o Saber Conviver; Trabalho em equipe.

Tempo de Integralização Parecer CNE/CES Nº 8/2007 e a Resolução CNE/CES Nº 2/2007, O tempo para integralização do Curso de Enfermagem, deve ser de no mínimo 5 anos, e a carga horária mínima de 4.000 horas; Esta Decisão Surgiu das demandas sociais e das entidades de Enfermagem: Associação Brasileira de Enfermagem-Aben e do Conselho Federal de Enfermagem-COFEN.

O Novo Profissional Bom relacionamento Interpessoal Senso crítico e autocrítica Iniciativa Flexibilidade Capacidade de autogestão Dinamismo e criatividade Poder de comunicação

Curso de Graduação em Enfermagem da FG Informações Importantes: Autorizado no MEC com conceito máximo 100% em todos os itens avaliados; Turma manhã e noite; Currículo integrado com os demais cursos da área de saúde; Primeiro curso de Pernambuco a começar a graduação com o currículo já adequado as diretrizes curriculares nacionais de Enfermagem que preconiza, mínimo de 4000horas e 5 anos.

Ampla rede de estágios, por ser a única faculdade de saúde de Jaboatão dos Guararapes; Possibilidade de ingresso na pós-graduação com formação de especialista logo após a graduação; Possibilidade de intercâmbio Internacional e Nacional; Construção da clínica integrada de saúde; Ambiente acadêmico de crescimento; Inserção na comunidade desde primeiros momentos do curso; Professores mestres, doutores e com elevada experiência clínica; Formação para o mercado de trabalho mundial em Enfermagem.

Obrigado!!!!! Estamos te esperando para Juntos construirmos e compartilharmos conhecimentos!!!