Informática e educação Claudio de Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Informática na Educação
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Educação Digital Andréia & Lúcia Projeto: Tecnologias na educação.
AS TICS E A ESCOLA.
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
PROJETO DE INFORMÁTICA
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Informática na Educação
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Por quê o computador na educação?
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Informática na Educação
HISTÓRIA DA INFORMÁTICA
Informática Aplicada Carga Horária: 72 horas
Evolução da Mídia Audiovisual
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Capacitação dos professores
Refletindo sobre Softwares Educacionais
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Objeto de Aprendizagem
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
ESCOLA DO FUTURO.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Deise Kramer Lima Fernandes
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Seminário de Produção Científica em Educação: Pesquisa e Socialização.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Softwares Educacionais – Cód
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Instituto A Vez do Mestre
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Ricardo de Andrade Kratz
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
O computador como Meio e como Fim...
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
Ensinando e Aprendendo com as TICS. Tecnologias na minha Escola Computador Aparelho de Fax Telefone Impressora Televisão DVD Micro-System Retro Projetor.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

Informática e educação Claudio de Oliveira Carga horária 54 horas Ementa Material Forma de avaliação Metodologia de ensino claudio@infocao.com.br www.infocao.com.br

Ementa Abordagem histórica dos recursos tecnológicos na educação. A sociedade do conhecimento. O computador e os instrumentos de ensino. Conhecimento teórico e prático do computador como ferramenta aplicada ao ensino. Paradigmas educacionais no contexto dos softwares educativos e sua aplicabilidade. Ensino à distância auxiliado pelo computador. A Internet como agente de pesquisa. As ferramentas básicas do computador (editores de texto, software de apresentação).

PRODUTO DE MAIS VALIA CAPITAL MODERNIDADE INFORMAÇÃO ATUALIDADE TERRA ANTIGUIDADE

TERRA ORGANIZAÇÃO SOCIAL TRABALHO ESCOLARIDADE

CAPITUAL / INDUSTRIA ORGANIZAÇÃO SOCIAL TRABALHO ESCOLARIDADE

INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO SOCIAL TRABALHO ESCOLARIDADE

Características da sociedade tecnológica Grandes centros urbanos Globalização Valorização do conhecimento Desemprego Meios de comunicação de massa Desenvolvimento Tecnológico FILME

CONCEITOS EDUCAÇÃO: Ato de ensinar e aprender.

CONCEITOS TECNOLOGIA: Artefatos que servem para ampliar as possibilidade humanas.

CONCEITOS CONHECIMENTO: Relação entre sujeito e objeto. O estudo do conhecimento é a epistemologia

CONCEITOS Matéria prima do conhecimento, dados organizados e sistematizados. INFORMAÇÃO:

O que é tecnologia educacional? Entendemos a Tecnologia Educacional como o corpo de conhecimentos que, baseando-se em disciplinas científicas encaminhadas para as práticas do ensino, incorpora todos os meios a seu alcance e responde à realização de fins nos contextos sócio-históricos que lhe conferem significação. aprender meio professor aluno Ensinar Servem para ampliar as possibilidades de ensinar e aprender.

Por que utilizar tecnologias educacionais? 50% 10% 20% 30% 70%

Explicaram e realizaram praticamente 90%

TECNOOGIAS EDUCACIONAIS Rádio Televisão DVD Flipchart Livro Didático Internet Flanelografo Quadro de Giz Retro projetor Quadro branco DataShow Episcópio Computador

PAPEL DO PROFESSOR Segundo Jose Manuel Moran, A aquisição da informação, dos dados dependerá cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer hoje dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel principal - é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los. Cabe ao professor integrar os vários espaços de aprendizagem, a sala de aula, o laboratório de informática conectado a internet e também os diversos recursos educacionais: o quadro “verde”, o rádio, a televisão, o retro projetor e computador ligado em rede.

QUAL É O PAPEL DO PEDAGOGO FRENTE A TECNOLOGIA EDUCACIONAL?

HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1939 – 2ª Guerra Mundial Calculo balístico Tabelas de tiro

ENIAC 1946 18.000 válvulas 1500 reles Sem teclado Sem mouse

EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

INCLUSÃO DIGITAL Renda Acessos as TICs Educação

Aprendizagem por associação

MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EDUCAÇÃO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS FACILIDADE DE ACESSO A INFORMAÇÃO

Friedrich Engels “Os homens que, nos séculos XIX e XX, contribuíram para o advento do computador, não suspeitavam que, assim, estavam dando forma a um instrumento que, como nenhum outro, ia revolucionar as condições sociais em todo o mundo, dando lugar à concentração da informação em mãos de uma minoria e provocando a submissão da imensa maioria”.

REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL INFORMÁTICA E SOCIEDADE -, ANTONIO NICOLAU YOUSSEF VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: JOSÉ ARMANDO VALENTE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE ENSINO EM FUNÇÃO DAS MUDANÇAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS RECENTES: FABIA MAGALI PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO: MOACIR GADOTTI :