Informática e educação Claudio de Oliveira Carga horária 54 horas Ementa Material Forma de avaliação Metodologia de ensino claudio@infocao.com.br www.infocao.com.br
Ementa Abordagem histórica dos recursos tecnológicos na educação. A sociedade do conhecimento. O computador e os instrumentos de ensino. Conhecimento teórico e prático do computador como ferramenta aplicada ao ensino. Paradigmas educacionais no contexto dos softwares educativos e sua aplicabilidade. Ensino à distância auxiliado pelo computador. A Internet como agente de pesquisa. As ferramentas básicas do computador (editores de texto, software de apresentação).
PRODUTO DE MAIS VALIA CAPITAL MODERNIDADE INFORMAÇÃO ATUALIDADE TERRA ANTIGUIDADE
TERRA ORGANIZAÇÃO SOCIAL TRABALHO ESCOLARIDADE
CAPITUAL / INDUSTRIA ORGANIZAÇÃO SOCIAL TRABALHO ESCOLARIDADE
INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO SOCIAL TRABALHO ESCOLARIDADE
Características da sociedade tecnológica Grandes centros urbanos Globalização Valorização do conhecimento Desemprego Meios de comunicação de massa Desenvolvimento Tecnológico FILME
CONCEITOS EDUCAÇÃO: Ato de ensinar e aprender.
CONCEITOS TECNOLOGIA: Artefatos que servem para ampliar as possibilidade humanas.
CONCEITOS CONHECIMENTO: Relação entre sujeito e objeto. O estudo do conhecimento é a epistemologia
CONCEITOS Matéria prima do conhecimento, dados organizados e sistematizados. INFORMAÇÃO:
O que é tecnologia educacional? Entendemos a Tecnologia Educacional como o corpo de conhecimentos que, baseando-se em disciplinas científicas encaminhadas para as práticas do ensino, incorpora todos os meios a seu alcance e responde à realização de fins nos contextos sócio-históricos que lhe conferem significação. aprender meio professor aluno Ensinar Servem para ampliar as possibilidades de ensinar e aprender.
Por que utilizar tecnologias educacionais? 50% 10% 20% 30% 70%
Explicaram e realizaram praticamente 90%
TECNOOGIAS EDUCACIONAIS Rádio Televisão DVD Flipchart Livro Didático Internet Flanelografo Quadro de Giz Retro projetor Quadro branco DataShow Episcópio Computador
PAPEL DO PROFESSOR Segundo Jose Manuel Moran, A aquisição da informação, dos dados dependerá cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer hoje dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel principal - é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los. Cabe ao professor integrar os vários espaços de aprendizagem, a sala de aula, o laboratório de informática conectado a internet e também os diversos recursos educacionais: o quadro “verde”, o rádio, a televisão, o retro projetor e computador ligado em rede.
QUAL É O PAPEL DO PEDAGOGO FRENTE A TECNOLOGIA EDUCACIONAL?
HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1939 – 2ª Guerra Mundial Calculo balístico Tabelas de tiro
ENIAC 1946 18.000 válvulas 1500 reles Sem teclado Sem mouse
EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
INCLUSÃO DIGITAL Renda Acessos as TICs Educação
Aprendizagem por associação
MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EDUCAÇÃO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS FACILIDADE DE ACESSO A INFORMAÇÃO
Friedrich Engels “Os homens que, nos séculos XIX e XX, contribuíram para o advento do computador, não suspeitavam que, assim, estavam dando forma a um instrumento que, como nenhum outro, ia revolucionar as condições sociais em todo o mundo, dando lugar à concentração da informação em mãos de uma minoria e provocando a submissão da imensa maioria”.
REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL INFORMÁTICA E SOCIEDADE -, ANTONIO NICOLAU YOUSSEF VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: JOSÉ ARMANDO VALENTE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE ENSINO EM FUNÇÃO DAS MUDANÇAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS RECENTES: FABIA MAGALI PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO: MOACIR GADOTTI :