ELABORAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO PARA ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Curso de Licenciatura em Química.
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Plano de Trabalho Docente
Currículo e Formação Docente
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
Reorientação curricular
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
QUÍMICA GERAL Aula 01 – Conceitos Básicos
QUÍMICA GERAL ENGENHARIA MECÂNICA
QUÍMICA GERAL LICENCIATURA EM QUÍMICA
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Por que computadores no laboartório didático de Física ?
Práticas Inovadoras em Escolas Européias
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
De Marina Menna Barreto
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
Atividades Experimentais com Materiais Alternativos X Material Industrializado Prós e Contras Carla Moraes Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências:
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Algumas atividades desenvolvidas no LEM no período
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Perguntas de Modelação
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs
Geometria molecular e teorias de ligação
Por Elizandro de Almeida Esquiam
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE
Geografia Formação: Licenciatura e Bacharelado em Geografia.
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Pâmella Jane Ribeiro Pessanha1, Ana Caroline.
Universidade Federal de Alagoas
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Documentos e Propostas legais
Softwares Educacionais
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO PARA ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS Raquel Cristina Marques Canoas,Junho de 2008.

Objetivos Geral: Aprimorar o ensino de ligações químicas dos alunos. Específicos: Relacionar o conteúdo de ligações químicas com situações práticas. Visualizar e contextualizar aos alunos o comportamento dos elementos químicos da tabela periódicas. Desenvolver uma metodologia de ensino para a compreensão dos conteúdos.

Problema Chave Como melhorar o rendimento escolar dos alunos de ensino médio em relação ao aprendizado de ligações químicas.

Hipóteses para o problema Baixos índices obtidos pelos alunos em avaliações escolares. Poucos recursos disponíveis nas escolas.Ex. Laboratórios para experimentação, livros, recursos audiovisuais. Pouca qualidade dos materiais disponíveis aos professores. Dificuldade de compreensão dos alunos em relação ao conteúdo de ligações químicas.

Justificativas Auxiliar o desenvolvimento cognitivo do aluno em relação a compreensão dos fenômenos naturais. Relacionar novas tecnologias ao conteúdo. Disponibilizar aos professores e alunos outro recurso que não seja o quadro negro ou as experiências. Mostrar que as ligações químicas não são apenas um modelo teórico apresentado nos livro.

Estudo dos currículos escolares Década de 60 os currículos tinham caráter neutro e absoluto, quanto mais conteúdo melhor era a aula. Década de 70 e 80 evidencia-se a necessidade de associar aos currículos temas que estimulem o desenvolvimento da tecnologia. A partir da década de 90 o ensino de química volta o seu pensamento para uma melhor compreensão do mundo e suas transformações, o estudo já não é mais tecnicista.

Referências para o currículo química Temos os PCN’S onde estão dispostos pelo governo temas e conceitos que devem ser associados ao currículo.Ex: matéria, energia, transformação, organização e discussão dos fatos. Os parâmetros apontam para uma perspectiva democrática e participativa, formando cidadãos críticos e atuantes. Nas matrizes do SAEB encontramos os descritores de química. Ex. conceitos sobre ligações, fenômenos de transformação, símbolos, nomenclatura, etc..

Dificuldades encontradas pelos alunos Diferenciar ligação iônica de covalente, se são fracas ou fortes. As reações acontecem porque um dos reagente é mais reativo do que o outro. Reações exotérmicas são espontâneas, as moléculas se expandem com o calor. Confusão entre átomo e molécula. Não há movimentos de elétrons numa ligação química e no átomo. Os elétrons são igualmente compartilhados nas ligações químicas.(covalente)

Propostas metodológicas utilizadas Livros como Feltre(2001) e outros apresentam o conteúdo de ligações químicas de forma isolada, dogmática e mecanicista. A experimentação é uma das formas mais utilizadas para compreensão do conteúdo. Abordagem da teoria de repulsão dos pares de elétrons de valência. Geometria Molecular ( massa de modelar e palitos ). Polaridade das Moléculas.

Proposta metodológica do programa A partir da tabela periódica mostrar os elementos químicos e suas propriedades periódicas. Associar a tabela os tipos de ligações químicas que os elementos podem realizar associando os grupos e os períodos. Mostrar os tipos de interação que ocorrem através da representação gráfica a geometria da ligação formada. Associar conceitos como polaridade, teoria da repulsão de elétrons.

Proposta metodológica do programa

Proposta metodológica do programa Molécula NH3 Geometria da Molécula Molécula NH3 Vibração da Molécula

Referências Bibliográficas SACRISTAM, J Gimeno. Compreender e Transformar.. Porto Alegre. 4º Edição. Artimed, 1998. FERREIRA, Maira. Currículo: Tendências Atuais. Caderno Projeto de Formação Continuada de Professores. Canoas: Colégio La Salle, 2001. PARAMETROS CURRICULARES NACONAIS (PCN). Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemáticas e suas Tecnologias. Brasília. Ministério da Educação, 1999 FERREIRA,Maira; SCHROEDER, Fátima B.; BUSATO, Márcia C. Educação em Ciências e as Tendências do Currículo na Contemporaneidade. In: Projeto de Formação Continuada de Professores. Ano 2001. Canoas: Colégio La Salle, 2002. V

Referências Bibliográficas EICHLER, Marcelo; DEL PINO, José Cláudio. Carbópolis um software para educação em química. Química Nova na Escola. Maio 2000. FERNANDEZ,Carmen; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Concepções dos estudantes sobre ligações químicas. Química Nova na Escola. Novembro 2006. BRITO, Sérgio Luiz. Um ambiente multimediatizado para a construção do conhecimento. Química Nova na Escola. Novembro 2001. MICHEL, Rosângela; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos; GRECA, Ileona Maria Rosa. Uma busca na internet por ferramentas para educação de química no ensino médio. Química Nova na Escola. Maio 2004. TOMA, Henrique E. Ligação química: uma abordagem clássica ou quântica. Química Nova na Escola. Novembro 1997.

Referências Bibliográficas TOSTES, José Glauco. Estrutura molecular o conceito fundamental da química. Química Nova na Escola. Maio 1998. MALEIRO, Alessandra; GIORDIN, Marcelo. Hipermídia no ensino de modelos atômicos. Química Nova na Escola. Novembro 1999. CURI, Denise. Polímeros e interações intermoleculares. Química Nova na Escola. Maio 2006. FERREIRA, Maira; DEL PINO, José Cláudio. Experimentação e modelagem: estratégias para abordagem de ligações químicas no ensino médio. Canoas. Dezembro 2003. FELTRE, Ricardo. Fundamentos da química. São Paulo: Moderna, 2001.