Unidade 2 As decisões Estratégicas Grupo Q – Subgrupo 2
Objetivos de custo Estabelecer os níveis de estoque, encontrando um plano de suprimento que minimize o custo total
Objetivos de custo Quanto maior a quantidade estocada, maior o custo Quando maior a quantidade de pedido, maior será o estoque médio e mais alto será o custo de mantê-lo. Se maiores quantidades forem solicitadas, menos pedidos serão feitos e, por conseqüência, menores os custos de pedir serão incorridos.
Cadeia de Logística Integrada
Cadeia de Logística Integrada Objetivo: auxiliar as empresas a agregar valor aos seus clientes. Para isso, é preciso que toda sua estrutura seja desenhada. Agregar valor para o cliente: Proporcionar produtos e serviços que têm um valor maior do que os oferecidos por concorrentes Diferença entre o valor que o cliente está disposto a pagar e o preço que ele paga VALOR = QUALIDADE x SERVIÇO AO CLIENTE PREÇO x PRAZO DE ENTREGA
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO - Por suprimento, entende-se como a fonte de todas as matérias-primas, embalagens, componentes e demais insumos necessários à produção; - Seu funcionamento depende da boa relação entre empresa-fornecedor e da integração entre eles. - Permite reduzir tempos de fornecimento de materiais, receber produtos de melhor qualidade, reduzir estoques, ter produtos disponíveis sempre que necessário etc. - Grande potencial para oportunidades e economia reais.
Desafios da Inovação Estágios da Inovação Elementos da Inovação Estabelecer o que se quer fazer; Fazer a combinação entre as oportunidades tecnológicas e os problemas identificados na organização; Ajustar as percepções dos afetados pela mudança e adequar o nível de complexidade segundo essas percepções; Informar; Criar rotina. Elementos da Inovação Fundamental ser sagaz na implementação; Diferenciar as diversas categorias, desde os que tendem a adotar a inovação até aqueles que tendem a resistir; Vantagem relativa por conta da tecnologia, por exemplo, ampla visibilidade; Baixa complexidade requer reconhecer a necessidade de adaptação de pessoas, organizações; Estágios da inovação