Noção e características dos impostos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Despesas Públicas e Receitas Públicas
Advertisements

Contabilidade Geral Profª. Cristina.
Outras hipóteses de extinção do Crédito Tributário
I. Gestão da Produção Secção I – Introdução
Economia Pública (Aula 5a)
contencioso de taxas — especialidades AFP
Comércio internacional
Comércio Internacional
Faculdade de Economia do Porto Ano Lectivo de 2006/2007
Pós-graduação em Gestão Imobiliária FEP 29 Fevereiro 2008
Economia e Finanças Públicas Aula P6
Economia e Finanças Públicas Aula T10
Economia e Finanças Públicas Aula T9
CADASTRO DE PESSOA FÍSICA
A Construção da ciência
...uma proposta da estrutura inicial da metodologia de avaliação
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por: Paula Alexandre
GuilherminaBarros . Turma tsj
Condominium.
O comércio internacional
METODOLOGIA CONTÁBIL. ESTUDO DAS CONTAS. MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
Atividade Económica e agentes económicos
Espécies tributárias.
CAP3-3 O ESTADO E AS FINANÇAS PÚBLICAS
PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
Comércio Internacional
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
RDS - Fabrico de Automóveis S.A.
EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO
GESTÃO DE TRIBUTOS Aula 02.
CARACTERIZAÇÃO IVA Imposto Geral sobre o consumo
Introdução Sistema Fiscal Luis Costa 2010
Fluxo de operações e de fundos
Imposto Municipal Sobre Imóveis
Curso: Técnica Administrativa Módulo: 0670 Formadora: Vera Guerreiro
RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA NO DIREITO TRIBUTÁRIO Alunos: Andressa Faturi Elio Karoulus Henry Caron Gustavo Werneck Marcos Aurélio Natan Lacerda Wanderlei.
Ruben Claudino nº 9 Sec-D. Introdução:  No âmbito da disciplina Formação Tecnológica Especializada, estou realizar um trabalho, sobre o tema Legislação.
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
O processo de prestação de contas. O objecto da acção Apuramento e aprovação das receitas obtidas e das despesas realizadas por quem administre bens alheios.
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DO TRIBUTO
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
LUCRO PRESUMIDO Conceito e Base Legal
Impostos… …Para Quê??. Impostos Segundo o sistema fiscal português, o imposto é uma prestação pecuniária, de carácter definitivo e coactivo. É devido.
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
RECEITA PÚBLICA  É o conjunto de recursos financeiros que a Administração Pública arrecada com vistas a fazer frente às despesas decorrentes do cumprimento.
BENEFÍCIOS E OBRIGAÇÕES FISCAIS
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida.
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
Impostos e serviços sociais
TEORIA DA CONTABILIDADE
UNIDADE I Tributos Incidentes no Comércio Exterior
Contabilidade II Devedores duvidosos
OPERAÇÕES EXTRA ORÇAMENTAIS
TSJ Economia 2º ano.
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 03/09/2010.
Sabia que…. …cada um de nós pode decidir qual o destino a dar a 0,5 % do IRS, indicando uma instituição que consideramos meritória? E que esta acção não.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO SOLUÇÕES JURÍDICAS PARA REDUZIR O IMPACTO TRIBUTÁRIO NA OPERAÇÃO EMPRESARIAL.
TRIBUTO e suas espécies
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.  PREVISÃO LEGISLATIVA:  Art 153, IV da CF/88  Arts. 46 seguintes do CTN  Decreto 7.212/2010 e Decreto.
MANUAL PARA DECLARAÇÃO 2016 DO IMPOSTO DE RENDA DO IMPOSTO DE RENDA.
OUTUBRO / 2007DIRECÇÃO GERAL DAS CONTRIBUIÇÕES E IMPOSTOS / DTC1 CABO VERDE NO SALÃO IMOBILIÁRIO DE LISBOA (SIL`2007)
Aula Teórica nº 10 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 3 Sumário: 5. O Estado e as Finanças Públicas 5.1. Definição e funções do orçamento.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
TRIBUTOS PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.. CONCEITO.
“disciplina” Nome do professor ICMS QUESTÕES ATUAIS Argos Campos Ribeiro Simões.
Notas de Finanças Públicas UP/PAGE Aurélio Bucuane & Luís Matsinhe
Transcrição da apresentação:

Noção e características dos impostos Curso: Técnica Administrativa Noção e características dos impostos Trabalho realizado por: Paula Alexandre

Curso: Técnica Administrativa Trabalho realizado por: Paula Alexandre Imposto É uma prestação coactiva que é definida por Lei. Esta prestação é de carácter pecuniário, definitiva e unilateral. Esta reverte a favor do Estado tendo em vista a realização de fins públicos. Trabalho realizado por: Paula Alexandre

Curso: Técnica Administrativa Trabalho realizado por: Paula Alexandre Coactiva → porque o Estado exige ao contribuinte a prestação, mesmo que seja necessário o uso de meios coercivos; Segundo a lei → visto ser a lei que permite ao Estado exigir o imposto; Pecuniário → uma vez que o imposto é pago, na generalidade dos casos através de meios monetários; Trabalho realizado por: Paula Alexandre

Curso: Técnica Administrativa Trabalho realizado por: Paula Alexandre Definitiva → dado que o contribuinte nunca será reembolsado, excepto se o imposto for cobrado indevidamente; Unilateral → pois o contribuinte não recebe directamente nada em troca, face ao pagamento que efectuou; Trabalho realizado por: Paula Alexandre

Curso: Técnica Administrativa Trabalho realizado por: Paula Alexandre A favor do Estado → é este quem arrecada o imposto, origem maior das suas receitas; Para satisfazer fins públicos → porque permite realizar despesas públicas. Trabalho realizado por: Paula Alexandre

Curso: Técnica Administrativa Trabalho realizado por: Paula Alexandre

Curso: Técnica Administrativa Trabalho realizado por: Paula Alexandre Fases do imposto 1ª.Incidência → Consiste em definir o campo de acção a nível dos sujeitos, actos bens e situações que ficarão sobre a alçada da figura de determinado imposto. Exemplo o IRS incide sobre o rendimento das pessoas singulares. 2ª.Lançamento→Corresponde ao conjunto de operações conducentes a identificar, por um lado o contribuinte devedor do imposto e por outro, a matéria colectável ou objecto do imposto, isto é, o bem, acto ou situação pela qual vai incidir o imposto. Trabalho realizado por: Paula Alexandre

Curso: Técnica Administrativa Trabalho realizado por: Paula Alexandre 3ª. Liquidação → Esta é a fase que se determina o montante de imposto – a colecta – a imputar ao contribuinte. 4ª.Cobrança → Pagamento do contribuinte Trabalho realizado por: Paula Alexandre

Curso: Técnica Administrativa Trabalho realizado por: Paula Alexandre Fim da apresentação!!! Trabalho realizado por: Paula Alexandre