Educação para a Cidadania Condição Humana, Educação e Cidadania A exteriorização psico-socio-cultural da espécie humana: Dimensões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO CURRÍCULO GLOBAL PARA SUSTENTABILIDADE
Advertisements

A realidade Juvenil um desafio educativo
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
IPAZ - AGÊNCIA INTERNACIONAL PELA PAZ
EDUCAÇÃO FÍSICA Mobilizar saberes culturais,
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DRE-IQ e Unidades de Educação Infantil
Sociologia Contemporânea
Interdisciplinaridade
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas. ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas.
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
PRODUÇÃO TEXTUAL TEMA E TESE.
Como podemos educar para a cidadania planetária? Moacir Gadotti.
Espírito e Sociedade retomar investigações esquecidas com novos métodos António Pedro Dores, 2011.
Ano Tema Temática 1998 Viver e aprender Vida, conhecimento 1999
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
Comportamento organizacional
CONCEITO IDÉIAS GERAIS, DESVELADAS PELA OPERAÇÃO INTELECTUAL DE ABSTRAÇÃO, E QUE PERMITE “EXPLICAR” A NATUREZA DO OBJETO EM ESTUDO; É CONSTRUIR TEORIA.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A CULTURA.
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA A Educação Tecnológica é uma disciplina que deve ser considerada como uma importante ferramenta para que ao aluno sejam oferecidas.
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
ARN Segunda Parte “Da história ao sócio- psicológico e desenvolvimento” Pós Graduação Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO,
Fazer Sociologia 10 Figuras elaboradas por José Portela a partir do texto de A. Giddens (2000), Cap. 1, pp
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO (EFA-NS)
O CENÁRIO RECCRIA_PROMOVE_RESISTE. A meta é só um ponto de partida…
EDUCAÇÃO PARA VIDA: PARTE II Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Competência 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e democracia, favorecendo uma atuação consciente.
O homem, ser sociocultural
3º Módulo Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Animação Sociocultural
Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde
Os sete saberes necessários para a educação do futuro
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
Especialização em Docência do Ensino Superior
QUALIDADE DE VIDA SANDRA PULINO 2013.
F G P Filosofia Política Sociedade platônica Platão
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
Professora Hilda Beatriz Dmitruk
CAPITULO :12 DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Trabalho ministrado pela professora Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias Sociedade,
Transcrição da apresentação:

Educação para a Cidadania Condição Humana, Educação e Cidadania A exteriorização psico-socio-cultural da espécie humana: Dimensões

Indivíduo Sociedade Cultura A exteriorização psico-socio-cultural da espécie humana (I) Dimensões de continuidade da espécie (adap- E. Morin, 2000, 2004; J. Habermas, 1989) Indivíduo Socialização/construção da identidade ESPÉCIE HUMANA homo complexus (bio-físico e psico-socio-cultural) Ambiente existencial planetário: Natureza “pura” e “socializada” Mundo tecnológico “analógico” e “virtual” Sociedade Integração/coesão social Cultura Transmissão de um património cultural

Indivíduo Sociedade Cultura A exteriorização psico-socio-cultural da espécie humana (II) Dimensões de continuidade da espécie (adap- E. Morin, 2000, 2004; J. Habermas, 1989) Indivíduo Subdesenvolvimento pessoal ESPÉCIE HUMANA homo complexus (bio-físico e psico-socio-cultural) Ambiente existencial planetário: Natureza Inviabilidade dos ecossistemas Mundo tecnológico Riscos globais Sociedade Erosão dos pactos sociais Cultura Obsolescência e incerteza culturais 26-03-2017

Auto-realização simbiótica Preservação da herança cultural comum A exteriorização psico-socio-cultural da espécie humana (II) Dimensões de continuidade da espécie (adap- E. Morin, 2000, 2004; J. Habermas, 1989) Indivíduo Auto-realização simbiótica ESPÉCIE HUMANA homo complexus (bio-físico e psico-socio-cultural) Ambiente existencial planetário: Natureza Ecosofia Mundo tecnológico Tecnologia “verde”; “salvífica” Sociedade Democracia expandida Cultura Preservação da herança cultural comum 26-03-2017

A exteriorização psico-socio-cultural da espécie humana Dimensões de continuidade da espécie (quadro síntese) Dimensões de continuidade Problemas e disfunções Respostas e compromissos civilizacionais INDIVÍDUO Socialização e construção da identidade Subdesenvolvimento pessoal Egoísmos narcisistas Projectos pessoais violentos e desumanos Difusão e perda da identidade Auto-realização simbiótica Investir no desenvolvimento das pessoas Promover a aquisição da identidade pessoal e o amadurecimento dos projectos construtivos de vida SOCIEDADE Integração e coeso social Erosão dos pactos sociais Apartheid global-local Fragilidade da democracia Violência e guerra Democracia expandida Estabelecer negociações Aprofundar a democracia Adoptar a não violência activa CULTURA Transmissão do património cultural Obsolescência e incerteza cultural Invalidade das soluções tradicionais “Buracos negros” morais Vazio e mudança de valores Preservar e promover a herança cultural comum Acolher a complexidade Compreender e celebrar a condição humana Monitorizar e patrimonializar o planeta