Aprendizagem Significativa: como promover a aprendizagem através da preparação de aulas significativas? A importância da aprendizagem deve ser maior que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Técnicas de Apresentação
RECURSOS INSTRUCIONAIS.
PROVAS ESCRITAS: QUESTÕES OBJETIVAS E DISSERTATIVAS
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Programa Ler e Escrever
Tipos.
Currículo oficial de São Paulo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Teacher Marilisa Lichtenberg English
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Avaliação Educacional
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Metodologia de Ensino e Extensão
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
Jornada Científica do Curso de Direito
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Gerenciamento de Sala de Aula
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
PESQUISA CIENTÍFICA.
Ensino Dinâmico para Jovens e Adultos
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Organizando o trabalho pedagógico
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Profº. Wagner Profº. Wagner PCNPs - Ciências.   É um trabalho teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um tema. Dissertar.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Preparação para as Provas Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
RECURSOS AUDIOVISUAIS
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Etapas de uma sequência didática
Metodologias de Ensino e Tecnologias Educacionais Encontro 1
Por que o jornal na escola?
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Docência universitária: repensando a aula
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Método de Ensino.
DIDÁTICA GERAL. O QUE? (conteúdo) I A QUEM?_POR QUÊ?_ COMO? (perfil) (objetivos) (métodos e técnicas) I QUE RESULTADOS? (avaliação)
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Transcrição da apresentação:

Aprendizagem Significativa: como promover a aprendizagem através da preparação de aulas significativas? A importância da aprendizagem deve ser maior que a importância do ensino. O aluno só aprende o que é significativo para ele, aquilo que ele vivencia, conceitua e depois interioriza (vide texto da teoria da Aprendizagem Significativa de AUSUBEL.

PLANEJAMENTO

ESTRUTURA DOS PLANOS Programas Pedagógicos de Disciplinas – PPD’s Pontos em comum: objetivos, ementa/conteúdo, procedimentos de ensino/metodologia, avaliação, recursos e referências.

OBJETIVOS É a base para todos os itens: conteúdo, metodologia, recursos, avaliação e referências. Colocar o porquê e para quê.

GERAIS: Propósitos mais amplos acerca do papel da escola e do ensino diante das exigências postas pela realidade social e diante do desenvolvimento da personalidade dos alunos. (“a longo prazo”) ESPECÍFICOS: exigências e resultados esperados da atividade dos alunos, referente a conhecimentos, habilidades, atitude e convicções cuja aquisição e desenvolvimento ocorrem no processo de transmissão assimilação ativa das matérias de estudo. (“imediato”) Observar a folha

Conjunto de conhecimentos. CONTEÚDOS Conjunto de conhecimentos. Correspodência entre objetivos; Caráter científico e sistemático; Relevância social, acessibilidade e solidez (atual). “Ao invés do aprender fazendo seria aprender pensando naquilo que faz”. (LIBÂNEO, 1994)

MÉTODOS DE ENSINO Mediação escolar tendo em vista ativar as forças mentais dos alunos para a assimilação da matéria. (LIBÂNEO, 1994)

Algumas divisões Técnicas: individualizante, em grupo, socializante, de exposição, de trabalho independente, de elaboração conjunta… Aprendizagem Interacionista: Vygotski. Aprendizagem Significativa: Ausubel. Requer Estratégias de Ensinagem: Léa Anastasiou.

RECURSOS DE ENSINO CLASSIFICAÇÃO: recursos visuais (projeções, cartazes, gravuras); recursos auditivos (rádio, gravações); recursos audiovisuais (cinema, televisão); recursos humanos (professor, alunos, pessoal escolar, comunidade); recursos materiais: do ambiente (natural: água, folha, pedra, etc; escolar: quadro, giz) e da comunidade (bibliotecas, indústrias, lojas, etc).

Abstrações (teóricos) (Alunos com maior número de conceitos e fatos conhecidos) (Alunos com menor número de conceitos e fatos conhecidos) Concretizações (práticos)

Dados retidos depois de três horas Dados retidos depois de três dias Método de ensino Dados retidos depois de três horas Dados retidos depois de três dias Somente Oral Somente Visual Visual e Oral simultaneamente 70% 72% 85% 10% 20% 65%

Algumas dicas de uso… Quadro Sempre apagar depois do uso; Evite falar enquanto estiver escrevendo; Mantenha-se ao lado; Não sobrecarregue o quadro com informações.

Cartaz - Não divida a palavra em sílabas em final de frase; Use cores fortes; De modo geral, não escrever uma palavra usando mais de uma cor; Deixar uma margem imaginária. Sugestões para tamanho, espaço, ênfase, cor, estilo, direção, peso e forma em Piletti (2003).

Retroprojetor Escreva com letra com tamanho 16; Não deixe o retroprojetor ligado por muitas horas e nem ligue e desligue a todo momento; Evite colocar muitas informações; Utilize no máximo três cores; Não aponte para a imagem projetada.

Data-Show Tamanho de letra 24; Coloque tópicos. Textos extensos deve ser evitado. Não feche a tampa enquanto estiver projetando; Nunca passe na frente da projeção se estiver explicando o conteúdo que está projetado.

Vídeo Assista o vídeo para localizar as idéias principais e prováveis dificuldades que os acadêmicos encontrarão; Apresente os objetivos do vídeo e a relação com o conteúdo a ser desenvolvido; Promova discussão, fazendo relação do vídeo com o conteúdo.

AVALIAÇÃO Formativa: ao longo do processo. Avaliação diária; Somativa: atribuição de pontos como juízo de valor: necessidade do ser humano; Diagnóstica: Comprovação da Aprendizagem. Institucional (para o mundo, concursos, seleção, etc.). Função: Pedagógico-didática (Cumprimento dos objetivos); Diagnóstica (identificar progressos e dificuldades); Controle (verificação atenta dos resultados/ frequência – notas e conceitos)

AVALIAÇÃO: devemos nos perguntar à cada aula O QUE O PROFESSOR AVALIA? O QUE O ALUNO AVALIA? PARA QUE O PROFESSOR AVALIA? PARA QUE O ALUNO AVALIA? COMO O PROFESSOR AVALIA? COMO O ALUNO AVALIA?

Instrumentos de verificação do rendimento escolar Prova escrita dissertativa – compare, relacione, sintetize, descreva, resolva, apresente argumentos contra ou a favor, etc. Sugestão: corrigir pergunta por pergunta. Dissertação só de um tema: ler todas as provas, classificando-as em: boas, suficientes e insuficientes. Corrigir sem identificar o autor.

Prova escrita de questões objetivas: favorece a improvisação; oferece ocasião do acadêmico escolher a resposta por palpite. Questões certo-errado (C ou E/ F ou V) – ter cuidado para não colocar parte da idéia fundamental. Evite: todos, nunca, sempre (geralmente são as erradas) e geralmente, algumas vezes (são as corretas).

Questões de lacunas (completar) – não deve aparecer no início da frase e não devem ser adjetivos, preposições, conjunções, exceto de gramática. Mais sugestões em Libâneo (1994) e Léa Anastasiou (2004).

“Não se trata de aprovar ou reprovar, dar nota baixa ou alta “Não se trata de aprovar ou reprovar, dar nota baixa ou alta. Processo de acompanhamento sistemático do desempenho escolar dos alunos em relação aos objetivos, para sentir o progresso, detectar dificuldades, retomar a matéria quando o resultados não são satisfatórios”. (LIBÂNEO, 1994, p. 212)

Avaliação Orientação: não coloquem questões objetivas que não dêem margem do acadêmico argumentar sobre a sua resposta. / Por que não discutir o resultado da avaliação com os acadêmicos????? O Professor deve dar instruções claras e seguras de como as questões podem ser respondidas; planejar o tempo de duração de uma prova. Colocar a pontuação nas questões.

Orientações gerais para organizar uma avaliação Considerar os objetivos do curso Evitar perguntas capiciosas Redigir com clareza Formular com precisão Respeitar as regras gramaticais Buscar situações novas para as questões Usar no mínimo quatro opções Evitar: fale, comente, diga o que você sabe, dê sua opinião Usar: descreva, exemplifique, compare, relacione Evitar questões ligadas entre si Não dividir uma questão ao meio.

Outros tipos de avaliação Observação – subjetiva (Evite convertê-la em nota) Entrevista – ampliar dados previamente coletados As estratégias de Ensinagem de Léa Anastasiou.