SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E.B.1 de Vila Franca da Serra
Advertisements

Nazaré Marta M. C. Lazarone
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
A Educação Mediada pela Tecnologia
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Curso de Gêneros Textuais
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.
SINDICATO DOS PROFESSORES DA MADEIRA
A minha escola.
Centro de Competências TIC da ESE de Santarém
3ºano do 1º ciclo do Ensino Básico 2012 / 2013
PROGRAMA 1º Aniversário da BE Actividades última semana de aulas
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Site da BE: Concurso literário (21 de Janeiro a 20 de Fevereiro) O concurso destina-se a todos os alunos do 1º, 2º e.
Questionário Diagnóstico
Questionário Diagnóstico
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
A CTIVIDADE 4 - T RABALHO I NDIVIDUAL - R ELATO, A NÁLISE E R EFLEXÃO DE E XPERIÊNCIAS COM TIC Trabalho Realizado Por: Nuno M.C. Martins E NSINO E APRENDIZAGEM.
LGP NAS UNIVERSIDADES.
Questionário Diagnóstico Ensino e Aprendizagem com as TIC no Pré-escolar e no 1º CEB Turma 4 Quarteira (17) Formadora: Cristina Filhó.
Actividades realizadas
Análise de uma ferramenta ou recurso
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Trabalho em grupo.
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Linguagem ou Língua Gestual Portuguesa
MÓDULO 14 A Construção do numero. Data: 18/07/2014 Módulo: M 14 – Construção do número Tempo: 1h20min ou 1h50min. Conteúdo: Construção do conceito de.
REUNIÃO DE PAIS 4ºANO Bem-vindos!.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Colégio Estadual Augusto Meyer
7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Desenvolvimento da Consciência Fonológica
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
TURMA - 24 PROFESSORA RENATA
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Tecnologias / Produção de texto
FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Plano de Atividades do SI semestre Turma E.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
Abrir o Apetite Poético
Projeto “Vamos Defender os Direitos Humanos” Ano Letivo 2012/2013 Economia 11º B A Integração dos Jovens Surdos na Escola e na Sociedade.
TRABALHO COLABORATIVO
Transcrição da apresentação:

SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN A MENINA DO MAR Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita Nota: Esta proposta de trabalho, promotora da aprendizagem da leitura e escrita, foi desenvolvida com uma turma de alunos surdos do 4º ano do 1º CEB, do STEDA, que tem como 1ª língua (L1) a Língua Gestual Portuguesa e como 2ª língua (L2) o Português escrito e eventualmente falado.

. Apresentação de imagens relacionadas com a história; Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita . Apresentação de imagens relacionadas com a história; . Conversação sobre as imagens; . Apresentação do livro e exploração do mesmo: autora do texto,… . Leitura da história, no quadro interactivo, com tradução em LGP; . Leitura e exploração de excertos do texto da história. Nota: A leitura da obra foi feita na aula de Língua Portuguesa 2 vezes por semana, em colaboração com a formadora de LGP, num total de 10 sessões.

Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita a praia

Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita o polvo

Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita o peixe

Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita o caranguejo

Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita uma cascata

Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita as anémonas

Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita a gaivota

Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita a raia

Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita o golfinho

Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita o fundo do mar

Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita os búzios

Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita os ouriços

Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita a Menina do Mar

mãe de Miguel Sousa Tavares Ler e Escrever na Escola e no Jardim de Infância: os processos de aprendizagem da leitura e escrita SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN mãe de Miguel Sousa Tavares