INFERTILIDADE MASCULINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

O SISTEMA GENITAL OU REPRODUTOR
SIDA.
Genética VI HERANÇA E SEXO
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
A utilização de tecnologias reprodutivas
FERTILIZAÇÃO “IN VITRO”.
Causas de Infertilidade
A infertilidade do homem O SEGREDO NÃO MAIS SECRETO...
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
Escola Secundária Padre António Vieira
Reprodução médica assistida
Reprodução médica assistida Quais as implicações morais, legais e bioéticas da manipulação da fertilidade humana?
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
Unidade 1 REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE
Prof. Nilo Baracho Mon. José Aurélio, José Marcos Rezek.
Infertilidade Humana e Reprodução Medicamente Assistida
Faculdade de Medicina de Malanje
"Manipulação da fertilidade"
PIRATARIA DE REMÉDIOS.
Análise de sêmen O Objetivo é demonstrar as características fisiológicas e anatômicas na formação do sêmen, sua análise e descrição baseadas em características.
Prof. Nilo Baracho Mon. José Aurélio
Sida.
Infertilidade Humana e RMA
Fertilização in vitro - FIV
Manipulação da Fertilidade
Ciências Naturais 9ºAno
Sistema Reprodutor masculino
Alice Tavanez nº1 Bráulida Fernandes nº5 Lisandra Maia nº14 9ºB
Escola Secundária de Arganil
ABORTO “O direito à vida!” Marina Stocco Turma: 212.
Avaliação Prostática Anual
Escola Secundária/3 de Vila Verde
Terminologia Urológica
Reprodução medicamente assistida
Escola Secundária / 3 de Vila Verde
Hereditariedade.
Biologia.
Procriação Medicamente Assistida (PMA)
Sistema Reprodutor Masculino
Coração Veias pulmonares Veias cavas Artéria aorta Artéria pulmonar Vênulas Arteríolas Sangue Capilares.
Unidade 1 – Reprodução Humana e Fertilidade
1. Reprodução humana 1.1.Gametogénese e fecundação  
Patologias do Sistema Reprodutor Masculino
INFERTILIDADE CONJUGAL
Helder Cruz do Nascimento Disciplina: DHQ Professor Vasco
A utilização de tecnologias reprodutivas
Líquido seminal.
Mutação nova “aparecimento” da doença genética sem história familiar risco baixíssimo para irmãos e alto para prole.
Narcizo A. Tonet Citologia Clínica
Vera Regina Medeiros Andrade, 2015
PATOLOGIAS DOS APARELHOS REPRODUTORES
Ana Luiza Telles Leal 24/05/2010
VIH e o desejo de parentalidade Avaliação pré-concepcional do factor masculino Lisboa, Bruno Jorge Pereira.
Profa. Dra. Talita Seydell
Passo 1: Incentivar a participação do parceiro ou futuro pai nas consultas de pré-natal e atividades educativas, onde poderá tirar dúvidas e se preparar.
Citogenética Hereditariedade.
 Formação de quistos que impedem a formação de oócitos maduros ou mesmo a ovulação. Devido aos níveis hormonais, estes crescem, ocupando o espaço.
Embriologia Início do desenvolvimento. Teoria Celular. Todos os organismos são compostos por uma ou mais células. A célula é a unidade estrutural da vida.
I NSEMINAÇÃO I NTRA - U TERINA (IIU) Biologia 12º.
Porque não chegas, cegonha?
Transcrição da apresentação:

INFERTILIDADE MASCULINA

Causas da Infertilidade Masculina - A avaliação do factor masculino é realizada principalmente pela avaliação do sémen. 1.   Diminuição do número de espermatozóides. 2.   Pouca mobilidade dos espermatozóides. 3.   Espermatozóides anormais. 4.   Ausência da produção de espermatozóides. 5. Vasectomia. 6. Dificuldades na relação sexual. - Causas testiculares da infertilidade: Anormalidades cromossómicas Distrofia miotónica Anorquia bilateral (síndrome do evanescimento dos testículos) Ausência de células germinativas no testículo Gonadotoxinas (fármacos, radiação) Orquite Trauma Doença sistémica (insuficiência renal, doença hepática, doença da célula falsiforme) Síntese ou actividade androgénica defeituosa Criptorquidismo Varicocele Agenesia Gonádica.

Uso de drogas que afectam directamente os espermatozóides:       Alguns tipos de remédios, utilizados para o tratamento de úlcera gástrica, pressão arterial, micoses.       As drogas, como heroína.       Certos pesticidas têm mostrado prejudicar a função testicular nos homens.       No tratamento do cancro através da quimioterapia e radiação pode haver prejuízos à fertilidade do homem. É aconselhável sempre o congelamento prévio e armazenamento do material para futura gravidez.       O uso do álcool em excesso. Lesões acidentais e/ou traumáticas       A situação exposta dos testículos os torna susceptíveis a traumas e à sua atrofia.      Lesões podem ocorrer durante uma cirurgia inguinal e interferir no fornecimento sanguíneo ou prejudicar o vaso deferente provocando infertilidade.

Em particular: Varicocele Causa mais abundante da infertilidade masculina Denominada também por varizes do testículo Constituída por veias dilatadas ao longo do cordão espermático Provoca disfunção testicular e piora a qualidade do sémen Não provoca distúrbios na potência sexual Aparece na maioria das vezes na adolescência Por norma, ocorre no lado esquerdo do escroto Pode ser detectado pelo próprio doente ou pelo médico Exemplos de exames: ultra – sonografia, ecografia testicular e cintilografia dos testículos Verifica-se uma maior dilatação nas veias após o esforço físico e pode causar desconforto Medidas a ter como prevenção: suspensório escrotal, medicamentos via oral e procedimento cirúrgico caso se comprove a ligação da varicocele com a infertilidade

Prevenção da Infertilidade Espermograma: - exames macroscópicos: ▫ tempo de duração da coagulação ▫ volume do esperma ▫ aspecto e cor ▫ viscosidade ▫ pH - exames microscópicos: ▫ contagem dos espermatozóides ▫ mobilidade ▫ morfologia ▫ vitalidade ▫ contagem de leucócitos ▫ pesquisa de anticorpos anti-espermatozóides

Outros testes: - exames bioquímicos - testes funcionais - teste de penetração espermática - interacção no espermatozóide - muco cervical - pesquisa bacteriológica Aspectos do quotidiano a considerar: Excesso de álcool Tabaco Consumo de drogas Medicamentos Profissões de alto risco

Tratamentos ● Os problemas de infertilidade masculina podem ser tratados com: - medicamentos - cirurgias - técnicas de fertilização assistida > entre eles distinguem-se: - A inseminação artificial - Beneficiamento de sémen - Fertilização in vitro - Acupunctura - Transferência intratubária de gâmetas - Injecção intracitoplasmatica de espermatozóides

Infelizmente, pelo menos 25% a 40% dos homens inférteis apresentam infertilidade idiopática, para a qual não existe nenhuma causa identificada. É de se esperar que mais causas sejam descobertas com a expansão do conhecimento sobre a fisiologia reprodutiva masculina. CURIOSIDADES: 500 mil casais portugueses não conseguem ter filhos, o que representa 10% da população Pensa-se que em 2030 haverá três vezes mais casos de infertilidade na Europa do que actualmente.

Trabalho realizado por: Andreia Oliveira Maria Sentieiro Marina Soares Marta Pinto Mónica Trincão Vânia Bernardino 12ºA Biologia