A análise e o Comentário de textos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Autor: Orientador Instituição Local e data
Escola Superior de Educação
PROJETO DE PESQUISA.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Sérgio Elias Vieira Cury
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
FRAGMENTOS DE PESQUISA
Formando o hábito de estudo
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires
Caracterização dos ciclos
3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais.
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Projeto de Intervenção
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
1. Sugestões para o trabalho individual
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
As Características dos Bons Apontamentos Como professora deixo-vos aqui uma proposta que, do meu ponto de vista, vos pode facilitar a metodologia de estudo.
Leitura de Textos Científicos
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Diretrizes para leitura e análise de textos
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Avaliação Externa - processo
Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Disciplina: Metodologia
FICHAMENTO.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Textos Argumentativos
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Leitura e interpretação de texto
Documentação e Resenha
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Metodologia Científica
BH 0203 PMCS Sociologia e História O uso da História na metodologia da pesquisa em Ciências Sociais.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Júri Simulado Ética e Direitos Autorais Moema de B. e S. Botelho Thiago Amaral Martins Thiago B. de Queiroz 15 de junho de 2011.
 Como Ler para Compreender um texto?  Compreender – Aprender Com…
Leitura Analítica de Textos
Metodologia da Pesquisa
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Metodologia Científica
Leitura e Documentação
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

A análise e o Comentário de textos

A análise e o comentário de textos em Filosofia constitui uma das tarefas primordiais, essenciais, ao trabalho filosófico, que não pode deixar de ser feito com rigor e segundo uma metodologia própria. O guião que vos proponho é apenas uma sugestão de um percurso que podem efectuar no sentido de vos ajudar a criar uma metodologia e uma cultura de trabalho sem a qual não é possível trabalhar com algum rigor nesta disciplina. Caracteristicamente introdutório e intencionalmente didáctico o que vos proponho, é aqui apresentado com o objectivo que os alunos, com a experiência e o exercício, adquiram competências e hábitos que lhe permitirão encontrar, para cada texto o esquema de trabalho mais adequado sem necessitarem de estar presos a este guião.

Metodologia Geral Na análise e comentário de texto, podemos distinguir três fases ou momentos bem distintos entre si: Fase A - Estudo do texto/Compreensão do texto. Fase B - Análise Metódica/Crítica Interna. Fase C – Comentário/Crítica externa.

Fase A – ESTUDO DO TEXTO Procedimentos Análise da estrutura lógico –sintáctica; Análise da estrutura lógico argumentativa; Tarefas Leitura e sublinhado; Sublinhado de conceitos nucleares e abrangentes; Sublinhado de teses argumentos e objecções; Esclarecimento de conceitos ou de juízos; Divisão do texto em partes; Divisão segundo a estrutura argumentativa; Elaboração do esquema do texto;

Fase B – Análise Metódica Tarefas Identificação do tema problema; Identificação dos conceitos mais importantes sobre os quais se formulam juízos; Identificação da tese central Levantamento dos argumentos que suportam a tese; Identificação das objecções à tese; Levantamento dos contra argumentos às objecções; Detecção da estrutura do texto: plano e partes; Anotação do percurso ou estratégia argumentativa. Procedimentos Problematização Do Tema / Problema Das Teses Dos Argumentos Das objecções Da estrutura argumentativa

C – Comentário – Crítica Externa Tarefas Identificação do contexto (obra, autor, período, corrente filosófica) Confronto da tese e dos argumentos do texto com outras teses e argumentos sobre o mesmo tema/problema Apreciação valorativa das teses e dos argumentos em confronto, de forma documentada Tomada de posição pessoal e sintética sobre as teses e respectiva argumentação Procedimentos Contextualização Filosófica Análise comparativa Discussão Crítica Conclusão

Notas Finais Como sabem, o trabalho de análise, interpretação, compreensão e produção autónoma de texto é de extrema importância para a filosofia. As sugestões presentes neste guião devem ajudar-vos a encontrar a vossa própria metodologia de trabalho, não se pretende que a tarefa de análise e compreensão de textos fique absolutamente condicionada e vinculada a esquemas de referência ou padrões de análise objectiva. Todo o trabalho de análise e de interpretação requer, da parte de quem interpreta, capacidade de reinvenção, investimento de novos sentidos para além do que é dito , capacidade de reescrever, reinterpretar e nesta medida investir nos textos um outro brilho, uma outra luz e alguma sombra que inicialmente não têm. Bom Trabalho!