“BLOGS PARA EDUCAR” Uso dos blogues numa pedagogia construtivista

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Jornadas sobre Derecho y Tecnología Manuel David Masseno Saragoça, 4 de Maio de 2009 Campus Virtuais sobre Direito & TIC (I): a experiência do Politécnico.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Sítio dos miúdos
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Interdisciplinaridade
Fundamentação Teórica
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
1- URL da experiência e parágrafo descritivo; Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências 1 Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Moodle.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Anne Katarine Diniz Cardoso Gilca dos Santos Vilarinho e Zeila Miranda.
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Maio, 2001 Escola Superior.
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
Animação e Intervenção Sociocultural Tecnologias e Comunicação – Prof. Luís Varela 2010/2011 2º Semestre Cátia Praxedes João Bernardo Márcio Silva Susana.
U.C.: Tecnologias da Comunicação Docente: Vânia Janela Discente: Vanda Bregieiro nº Curso: PAP 1º ano O QUE SÃO BLOGUES?
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

“BLOGS PARA EDUCAR” Uso dos blogues numa pedagogia construtivista Artigo publicado na Revista Telos, número 65, Outubro-Dezembro 2005 http://www.campusred.net/telos/cuaderno.asp Mestrado em Estudos da Criança–TIC 2006/07 Criança, Media e Socialização Ricardo Costa Santos

Uso dos blogues numa pedagogia construtivista A apresentação do estudo que se segue, tem como objectivo dar a conhecer uma nova forma de comunicação pela Internet, que nos últimos anos tem tido um crescimento exponencial. O artigo refere que as características próprias do formato Blogue, favorece o processo de ensino-aprendizagem dentro de uma Pedagogia Construtivista . Esta pedagogia assenta em vários princípios: O aluno participa activamente no processo ensino-aprendizagem; A aprendizagem por descoberta é bastante valorizada, onde o erro não é um tropeço mais sim um trampolim para a aprendizagem; O professor funciona como mediador, facilitando os instrumentos necessários para que seja o aluno a construir a sua própria aprendizagem.

Blogues o que são? São páginas, que estão organizadas cronologicamente e que vão sendo actualizadas através de novas mensagens (Posts) Ajuda as pessoas a ter voz no mundo da Internet e a organizar informações globais do ponto de vista pessoal Alguns autores definem-os como uma “espécie de diário pessoal”(Vanda Ferreira 2004) Os Blogs são actualmente uma excelente ferramenta educacional, que pode ser utilizada por qualquer pessoa, independentemente dos seus conhecimentos informáticos, podendo fazê-lo de uma forma instantânea. Assim, professores e alunos, através de um simples envio de e-mail com texto podem proceder a actualização do Blogue. Dentro destes temos os edublogues, que como o nome indica, o principal objectivo é apoiar o processo ensino-aprendizagem num contexto educativo.

Os Edublogues na Blogosfera Os primeiros edublogues surgiram na blogosfera Anglo-saxónica 1º Concurso Internacional Edublogs Awards(2004), com o objectivo de destacar os blogues mais interessantes na área da educação. É de destacar, na edição de Dezembro de 2006, o prémio atribuído à portuguesa Teresa Almeida d'Eça, professora da Escola de Santo António na Parede, à qual foi atribuído o prémio de Best Teacher Blog com o blogue “Have Fun With English! 2” - http://fwe2.motime.com

Primeiras experiências em Espanha O desenvolvimento e criação de blogues nestas Universidades teve como principais impulsionadores, professores e alunos, uma vez que esta área não fazia parte do ensino dos media.

Pedagogia sobre blogues Maior alfabetização digital, nomeadamente na exploração das novas ferramentas disponibilizadas pela Internet; Ter a capacidade de encontrar no meio de tanta informação, aquela que é a correcta e seleccionar a informação mais importante; O uso do edublogues, por si só não garante maior eficácia no processo ensino-aprendizagem, dependerá sempre da forma de como é introduzido em determinado conteúdo; O papel do Professor O professor deverá dar liberdade para os alunos experimentarem os blogues de uma forma natural e não dando critérios demasiado estruturados, o papel do professor deverá ser de orientador na descoberta do blogue.

Blogues como meio de comunicação

Aspectos a ter em conta, antes de criar um blogue Os professores deverão guiar os alunos através da análise de blogues, conhecendo a sua dinâmica, e deverá ter alguma experiência como blogueiro, para que possa orientar os alunos de uma forma eficaz. O aluno deverá ler e consultar outros blogues, para perceber o funcionamento dos mesmos, conhecendo as suas regras e fazer uma leitura crítica. O aluno deve estar consciente da responsabilidade que tem na sua actividade como autor de uma publicação on-line. O aluno deverá citar sempre as fontes, através das quais é realizado o seu trabalho, fazendo com que as suas opiniões tenham mais crédito.

Apoio ao E-learning O blogue permite que os professores organizem o material para apoio aos alunos, assim como os alunos terem acesso a todo o material, havendo assim uma maior aproximação e comunicação; Os alunos, ao editarem o seu próprio blogue, além de contribuírem para a sua própria aprendizagem, estabelecem interacções sociais importantes; Os blogues são uma componente importante no sistema E-learning do projecto europeu i4Camp, que tem como objectivo a criação de um Campus Virtual. Neste projecto, os blogues ocupam um espaço importante, onde irão existir ferramentas e software livre para uma comunicação e colaboração on-line, bem como materiais educativos de apoio ao ensino; Permite coordenar projectos de investigação on-line, pois permite organizar a documentação e receber feedback; Através de actividades próprias dos blogues (leitura, selecção, pesquisa) os alunos podem gradualmente desenvolver e aumentar os conteúdos das suas pesquisas, assim como, torná-los numa fonte de informação para outros projectos.

Alguns dados sobre blogues A comunidade Schoolblogs.com, refere a existência de 4.000 edublogues em Inglaterra Canais de comunicação, como o Bitacoras.com, que em 2005 registou cerca de 300 edublogues em Espanha Segundo dados do weblog.com.pt, existem cerca de 1147 weblogues em Portugal (dados de Outubro de 2004)