Problema 01 Grupo 02. Se no presente o estado brasileiro decidisse criar um programa de restauração ecológica, com o respectivo aporte financeiro, e a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
Advertisements

RESTAURAÇÃO AMBIENTAL
Utilização de lista de espécie pelos órgãos ambientais
Finalidade das UCs Unidades de Conservação da Natureza são espaços onde as atividades humanas são restritas e manejadas para garantir a conservação da.
Instituto de Biologia – UFBA
Desenvolvimento Sustentável
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
Projeto de Inclusão produtiva e social
Agroecossistemas: Conceitos de agroecossistemas
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
Gestão Ambiental Aplicada
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
enquadramento de corpos de água
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Rafael João Sampaio UFRRJ – Departamento de Ciência Ambientais
PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL
PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE O USO E A PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ CCH / LEEA / SEUR.
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Princípio Critério Indicador Verificador
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Sustentabilidade.
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
Manejo de bacias hidrográficas
Ecologia da Paisagem Prof. Herondino.
Profª: Cristiane M. Zanini
Constituição Federal Artigo 225, § 1°, IV
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre.
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento
Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento
Problema 05 Grupo 02. EvidênciaCrítica Composição Florística semelhante Critério adequado, porém necessário relacionar outros fatores que não foram listados,
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Problema 01 Ecologia da Restauração e Biomonitoramento Grupo 02 Professores: Eduardo Mendes Eduardo Mariano Neto Jeamylle Nilin.
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento Professores: Eduardo Mariano Neto UFBA Eduardo Mendes da Silva UFBA Jeamylle Nilin UFS.
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário Definições consideradas “Causa, mecanismo ou restrição que explica um padrão (arranjo de entidades ou eventos no tempo.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Política Nacional do Meio Ambiente
Escalas Espaciais e Temporais
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Problema 6.
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Problema 6 Estratégias para resolução do problema da perda na produção de maçãs por falta de polinização adequada.
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Recuperação da Paisagem 4º ano 2º semestre Thomas Panagopoulos Prof. Auxiliar.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Agricultura Alternativa (anos 70)
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
Aspectos biológicos, geográficos, legais e éticos.
Parte III Gestão Ambiental.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
twitter.com/funasa.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
Transcrição da apresentação:

Problema 01 Grupo 02

Se no presente o estado brasileiro decidisse criar um programa de restauração ecológica, com o respectivo aporte financeiro, e a nós nos fosse dada a oportunidade de definir o que fazer, quais seriam os nossos primeiros passos para enfrentar a questão? O objetivo final é oferecer ao Governo Brasileiro um conjunto de critérios para a implantação da restauração ecológica, que leve em consideração uma linguagem padronizada e métricas na sua avaliação.

Histórico De acordo com a Rodrigues et al. (2009), a evolução dos objetivos e das técnicas de restauração estão divididos em 5 fases: Fase 1 (1982): os processos ecológicos responsáveis pela manutenção da biodiversidade não eram levados em consideração, sendo a prioridade preservar o meio físico, mais precisamente, o solo e água. Fase 2 ( ): surgiu a ideia de uso de espécies nativas para “recriar” o ambiente ou seja, o nível biológico dentro da restauração passou a ser considerado. Fase 3 ( ): foi introduziu a importância de assegurar a sustentabilidade da biodiversidade

Fase 4 ( ): a sustentabilidade da biodiversidade tornou-se o carro- chefe da restauração Fase 5 (2003): foi acrescentada também a noção de que existem processos dinâmicos, relativos a regimes de distúrbios naturais, além da própria estocasticidade do estabelecimento das espécies nos locais. Atualmente, também foi incorporada a necessidade de se considerar o contexto da paisagem e componentes antrópicos. (Oliveira & Engel, 2011)

Conceito Restaurar é promover a sustentabilidade dos processos ecológicos que garantem a automanutenção da biodiversidade (diversidade de espécies e variabilidade genética), definida a partir de um diagnóstico prévio baseado no contexto onde os processos populacionais ocorrem (a paisagem), para estabelecer um plano de ação. (SER,2014) Processo assistido, que visa restabelecer aspectos da estrutura e funções ecológicas característicos do ecossistema alterado. (SER,2014)

Fragilidades Legislação FALTA Figuras FALTA Conceito É encarada de várias formas por diferentes autores, seja como um campo de atuação, uma arte, uma disciplina, uma sub-área da ecologia e também como prática, ou mesmo como uma ciência aplicada. Oliveira & Engel 2011 e Nery et al. 2013

Diretrizes para restauração ecológica Realizar a restauração ecológica de uma área degradada, no entanto, depende de duas diretrizes chave: a incorporação de processos ecológicos e a ampliação da escala espacial na elaboração do plano de restauração ecológica. Piovesan, 2013

Objetivo da restauração -Restabelecer a estrutura e os processos ecológicos dos ecossistemas alterados; -Auxiliar a automanutenção da biodiversidade. -Reforçar as praticas culturais que contribuem para os processos ecológicos.

Critérios -Diagnóstico prévio (físicas, sócios culturais, ecológicas, perturbação) da área degradada no contexto da paisagem para elaboração dos planos de ação; -Eliminar ou controlar as fontes de impacto que comprometeram a integridade do ecossistema; -Considerar diferentes interesses dos atores nas ações de restauração ecológica, envolvendo e mobilizando a população local; -Estabelecer ferramentas de avaliação e monitoramento das práticas de restauração para avaliação do sucesso. Caso seja necessário, readequar as ações da restauração de acordo com os resultados da avaliação e monitoramento; -Considerar processos dinâmicos relativos a regimes e distúrbios naturais e tentar produzir uma comunidade que permaneça com estrutura e funcionalidade capaz de se manter ao longo do tempo. -Priorizar a manutenção de espécies nativas no processo de restauração;