Rio de Janeiro, 28 de Outubro de 2010. III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
Secretaria de Educação Básica
Instituto de Educação Profissional do Estado de Alagoas
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Diretrizes para os Institutos Federais
III Seminário – Democracia, Direito e Gestão Pública
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Universidade Aberta do Brasil: situação e perspectivas
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
A Educação Corporativa no TCU
Ministério da Educação
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
EXECUÇÃO/ MONITORAMENTO
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Pró-Reitoria de Planejamento
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB - IMPLEMENTAÇÃO E PERPECTIVAS Outubro – 2008 Celso Costa Diretor de Educação a Distância UAB – SEED - CAPES - MEC.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Izabel Lima Pessoa Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica - CGDOC 3ª Reunião Técnica da Formação Continuada O Plano Nacional de.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
Missão: “Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos.
Centro de Artes e Educação Física da UFRGS
Sistema Nacional de Formação
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
3ª Web Conferência Formação Secadi Ainda há cursos em processo de aprovação que não constam no mapa ao lado.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial DEB/CAPES/MEC POLÍTICA NACIONAL DE.
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo

O Sistema UAB

UAB na CAPES CAPES COORDENAÇÃO GERAL DE INFRA-ESTRUTURA DE PÓLOS CGIP COORDENAÇÃO GERAL DE ARTICULAÇÃO ACADÊMICA CGAAc COORDENAÇÃO GERAL DE SUPERVISÃO E FOMENTO CGFO COORDENAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO CGTI DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DED Lei nº , de 11 de julho de 2007, que modifica as competências e a estrutura organizacional da CAPES.

 alunos matriculados  alunos cursando  alunos formados  alunos trancados ou desvinculados  Evasão bruta = 21,37% Dados Gerais da UAB Fonte: SISUAB – Out/2010

Fonte: SISUAB – Ago/2010

92 Instituições de Ensino Superior ‣ 50 Universidades Federais ‣ 27 Universidades Estaduais ‣ 15 Institutos Federais de Educação Tecnológica 587 Polos ‣ Centro Oeste: 49 ‣ Nordeste: 196 ‣ Norte: 85 ‣ Sudeste: 154 ‣ Sul: Cursos Implementação da UAB

Inserção Institucional da UAB na CAPES - Pagamento de Bolsa UAB pela CAPES - Descentralização para as IFES - Convênios com as Universidades Estaduais Institucionalização de Fóruns de Coordenadores - Fóruns de áreas – coordenadores de cursos - Fóruns Regionais de Coordenadores de Polos e UAB - Fórum Nacional de Coordenadores UAB e Grupo Assessor Consolidação institucional no âmbito interno das IPES - Colegiados em cada IES, composto de Coordenador UAB e de Cursos - Estrutura e Regimento dos Núcleos de EAD - Colegiado e Regimento dos Cursos - Distribuição de vagas para docente e técnicos Institucionalização

Cadastro Discente SISUAB; Integração do SISUAB com outros sistemas do MEC; SGB SISCAPES e-Mec SIMEC Módulos de gestão em desenvolvimento: Qualificação de Polos e Cursos Acompanhamento da Infraestrutura dos Polos Gestão de pendências – Polos (Supervisão SEED) Articulação de Cursos Financiamento de Cursos Melhoria do Processo de Gestão

Melhoria da Infraestrutura dos Polos: - Expansão e reforma de polos (convênio FNDE) - Aquisição de Laboratórios - Infraestrutura para webconferência e equipamentos Edital das TICs e Edital de Equipamentos; Aquisição de Veículo para os Núcleos UAB; Processos em andamento

Transição do Sistema de Gestão de Bolsas – SGB, do FNDE para a CAPES; Implantação de Certificação Digital nos procedimentos de Gestão do Pagamento de Bolsas UAB; Promoção de Capacitações sobre Execução Orçamentária e Financeira.

Coordenação Geral de Supervisão e Fomento CGFO

“Financiar as ações de Educação a Distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, como também supervisionar a execução dos recursos e cumprimento do objeto”. Missão “Sermos reconhecidos como referência na execução do financiamento de ações educacionais voltadas para o desenvolvimento da Educação Básica no país e na gestão de bolsas de estudo e pesquisa ”. Visão

Função Aprovar, acompanhar e fiscalizar os projetos que promovam a implantação e implementação da EaD nas Instituições Públicas de Ensino Superior ;Aprovar, acompanhar e fiscalizar os projetos que promovam a implantação e implementação da EaD nas Instituições Públicas de Ensino Superior ; Gerenciar a execução dos recursos financeiros;Gerenciar a execução dos recursos financeiros; Definir parâmetros de financiamento;Definir parâmetros de financiamento; Atender as demandas do Sistema de Gestão de Bolsas – SGB, cadastrando e autorizando o pagamento de bolsistas no âmbito do Sistema UAB.Atender as demandas do Sistema de Gestão de Bolsas – SGB, cadastrando e autorizando o pagamento de bolsistas no âmbito do Sistema UAB. Aprovar, acompanhar e fiscalizar os projetos que promovam a implantação e implementação da EaD nas Instituições Públicas de Ensino Superior ;Aprovar, acompanhar e fiscalizar os projetos que promovam a implantação e implementação da EaD nas Instituições Públicas de Ensino Superior ; Gerenciar a execução dos recursos financeiros;Gerenciar a execução dos recursos financeiros; Definir parâmetros de financiamento;Definir parâmetros de financiamento; Atender as demandas do Sistema de Gestão de Bolsas – SGB, cadastrando e autorizando o pagamento de bolsistas no âmbito do Sistema UAB.Atender as demandas do Sistema de Gestão de Bolsas – SGB, cadastrando e autorizando o pagamento de bolsistas no âmbito do Sistema UAB.

Ação Capacitação e Formação Inicial e Continuada, a Distância. Ação 0A30 - Concessão de Bolsa de Incentivo à Formação de Professores para a Educação Básica PROGRAMA BRASIL ESCOLARIZADO

Finalidade Capacitar profissionais da educação no uso pedagógico das tecnologias e linguagens midiáticas e quanto ao suporte técnico adequado, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem nas redes públicas de educação Descrição Concepção, articulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação de ações de capacitação e formação continuada para profissionais da educação em parcerias com IES, ONGs, OSCIPs, instituições privadas sem fins lucrativos e organismos internacionais, bem como a produção, disseminação e aquisição de materiais educacionais e de equipamentos que as viabilizem. Gestão da ação Unidade administrativa responsável Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Unidade executora Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Unidade regimental responsável Diretoria de Educação a Distância – DED/CAPES Coordenador da ação Grace Tavares Vieira Ação 8429

AÇÃO 1 - VISITA DE AVALIAÇÃO DOS PÓLOS AÇÃO 2 - DESPESAS COM A OFERTA DO CURSO AÇÃO 3 - PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO AÇÃO 4 - SELEÇÃO DE TUTORES AÇÃO 5 - CAPACITAÇÃO DE TUTORES E OUTROS ATORES ENVOLVIDOS NO SISTEMA AÇÃO 6 - BOLSAS Ações Financiadas

Decreto Nº de 08 de junho de 2006; Lei de 11 julho de 2007; Resolução/FNDE/CD/ Nº 024, 24 de junho de 2008; Portaria Interministerial Nº 127, de 29 de maio de 2008; Portaria MEC Nº 318, de 02 de abril de – link Legislação. Legislação UAB

Finalidade Estimular a formação inicial ou continuada de professores da Educação Básica Descrição Concessão de bolsa a professores cursistas, professores formadores, professores tutores e participantes de projetos de pesquisa e desenvolvimento de metodologias educacionais, de acordo com a Lei nº , de 6 de fevereiro de 2006, visando a qualificação de recursos humanos para a educação. Gestão da ação Unidade administrativa responsável Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Unidade executora Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Unidade regimental responsável Diretoria de Educação a Distância – DED/CAPES Coordenador da ação Grace Tavares Vieira Ação 0A30

Regulamentação de Bolsas Lei Nº , de 6 de fevereiro de 2006; Lei Nº , de 11 julho de 2007; Resolução/FNDE/CD/Nº 044, de 29 De Dezembro de 2006; Portaria conjunta CAPES/CNPq/Nº 01, de 12 de dezembro de 2007; Resolução/FNDE/CD/Nº 026, de 05 de junho de 2009.

Recursos Financiados

Orçamento 2010 Observação: houve um contingenciamento no orçamento de 2010 da UAB, de R$ 120 milhões de bolsas (ação 0A30) e R$ 50 milhões de custeio (ação 8429), perfazendo um total de R$ 170 milhões.

Previsão Orçamentária 2011

Ações CGFO Implementação de Planejamento Estratégico e Gestão do Desempenho; Definição de objetivos, indicadores e metas estratégicas e operacionais; Migração do processo de financiamento para a CAPES; Promoção de eventos de capacitação com as IPES; Implementação de novos procedimentos e fluxos operacionais em conjuntos com as coordenações da DED; Posicionamento institucional – intensificação do relacionamento entre CAPES, FNDE e MEC.

Ações Supervisão e Fomento Financiamento de novas ofertas; Financiamento de projetos (equipamentos, veículos, TI e capacitação); Descentralização para IPES e celebração de convênios; Acompanhamento de editais, publicações e convênios; Visitas de supervisão e acompanhamento nas IPES; Visitas de cooperação técnica nas IPES; Implementação do módulo financeiro; Migração do Mídias; Análise da viabilidade financeira dos cursos SECAD; Capacitação dos gestores das IPES sobre execução financeira; Capacitação dos gestores das IPES sobre prestação de contas; Finalização do acompanhamento das obras nas IFES; Implementação de novos procedimentos (recursos matriz, nova planilha financeira, fluxo de processos).

Ações Bolsas Conclusão da auditoria interna das fichas cadastrais; Publicação de nova resolução; Migração do SGB para a CAPES; Implementação de assinatura digital no SGB; Aperfeiçoamento do SGB; Capacitação dos gestores das IPES sobre o SGB; Implementação de novos procedimentos de controle do pagamento de bolsas.

Grace Tavares Vieira Coordenadora – Geral de Supervisão e Fomento Diretora de Educação a Distância Substituta Contato: Fone: (61)