A minha primeira vez… com o GSP

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Transcrição da apresentação:

A minha primeira vez… com o GSP Comunicação Oral 16 Novembro 2006 A minha primeira vez… com o GSP Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA Actividades com GSP Desenvolvidas e validadas com alunos no âmbito do projecto CRIE – Produção de Conteúdos Educativos Desenvolvidas e validadas em regime de trabalho colaborativo Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA Actividades com GSP 8º Ano Unidade Temática Lugares Geométricos Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA Actividades com GSP Pré – Requisitos Os alunos desenvolveram tarefas básicas, com o auxílio de um pequeno guião/manual para se familiarizarem com as ferramentas deste programa. Actividades de exploração Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA Actividades com GSP Objectivos Gerais Pretendia-se que os alunos desenvolvessem competências no domínio: da utilização das TIC (competência transversal/existencial integrante da avaliação no ensino básico); do Conhecimento Matemático, no âmbito do tema do programa; da compreensão: conjecturar e relacionar conceitos. Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA Actividades com GSP Materiais “Mini-manual” do GSP (em suporte papel) Fichas de trabalho Ficha 1 Ficheiros GSP/sketches LG1 Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA FICHA DE TRABALHO - 1 Escola Secundária de Santo André Objectivo: Construir mediatrizes de segmentos de recta e identificar o circuncentro de um triângulo  PROBLEMA  Começa por entrar no GSP  Abre o ficheiro Paragem – Deste ficheiro já estão construídos os pontos A, C e L que necessitas para a resolução do problema . Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA Sketche 1 Paragem INICIAL Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA Sketche 1 Paragem Resolução Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA FICHA DE TRABALHO - 2 Escola Secundária de Santo André Objectivo: Construir circunferências e identificar a intersecção de conjuntos  PROBLEMA  Começa por entrar no GSP  Abre o ficheiro Antena – Deste ficheiro já estão construídos os pontos N, M e P que necessitas para a resolução do problema . Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA Sketche 2 Antena INICIAL Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA Sketche 2 Antena Resolução Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA OUTRAS ACTIVIDADES APLETS INTERACTIVOS http://nlvm.usu.edu/en/nav/vlibrary.html Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA APLETS INTERACTIVOS Utilizando a mesma metodologia - Guião - Ficha de trabalho Trabalhos de Investigação Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Função Afim http://nlvm.usu.edu/en/nav/category_g_3_t_2.html Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA Critérios de Igualdade de Triângulos http://nlvm.usu.edu/en/nav/category_g_2_t_3.html Neste applet os alunos podem descobrir quais os critérios de igualdade de triângulos através da construção dos mesmos de acordo com as instruções dadas. Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Vantagens e Desvantagens + Motivação e entusiasmo dos alunos Participação de um maior nº de alunos nas tarefas Os alunos não têm que dispor de mais material Melhor compreensão dos conceitos envolvidos - Não ter sempre disponível sala com computadores Requer muita preparação inicial Os alunos “menosprezam” a Geometria Descritiva. Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA CONTRIBUTOS DEBATE Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA

OBRIGADO A TODOS PELA PRESENÇA Ana Maria Silva e Maria João Vieira ESSA