João Veiga Évora, 9 de Julho de 2007. As TIC na Escola “É óbvio que, a longo prazo, as vidas das crianças serão radicalmente transformadas devido à presença.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
Advertisements

Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA
PROJETO INTERDISCIPLINAR- PORTUGÊS E INGLÊS
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET João e o Pé de Feijão Ariana Fernanda Nery Gonçalves.
Produção de historias em quadrinho e textos.
Produção de historias em quadrinho e textos.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
Sítio dos miúdos
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
INÍCIO AQUI VOCÊ COLOCA O TÍTULO, FOTOS DO CURSO, OBJETIVOS...
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A minha escola.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
ok&id=44551 “Ensino e aprendizagem com TIC na Educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico” INTEGRAÇÃO.
Intervenção psicológica
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
A CTIVIDADE 4 - T RABALHO I NDIVIDUAL - R ELATO, A NÁLISE E R EFLEXÃO DE E XPERIÊNCIAS COM TIC Trabalho Realizado Por: Nuno M.C. Martins E NSINO E APRENDIZAGEM.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Mata de Nª Sr.ª dos Remédios Lamego
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Análise de uma ferramenta ou recurso
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Territórios Romanos no século III a.C.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
E. S./3º Ciclo José Cardoso Pires Ano lectivo 08/09 Elementos para Avaliação Interna Actas Relatórios periódicos Actividades do PAA.
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
Resumo do formulário enviado a 52 docentes. Resultados das 39 respostas recebidas. Projeto Alicerces - 3º Encontro Pedagógico – 10 de julho de 2013.
EMEF Prof. Antonio de Sampaio Dória DRESA
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre); * Crítica (1 página; crítica a qualquer dos livros a concurso);
Instituto A Vez do Mestre
Trabalhar a comanda da atividade com a sala, estipulando para o aluno com dificuldade o espaço a ser representado na paisagem.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
Ação de Formação n.º 35/2012 Produção de Materiais Pedagógicos para o Ensino das Línguas Escola Básica da Gafanha da Encarnação De 24 janeiro a 12 junho.
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Maio, 2001 Escola Superior.
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
U.C.: Tecnologias da Comunicação Docente: Vânia Janela Discente: Vanda Bregieiro nº Curso: PAP 1º ano O QUE SÃO BLOGUES?
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR Mobilizando a comunidade escolar em torno do Currículo+ Ciclo(s) Escolar(es) Anos finais e ensino Médio AutorEscolaDiretoria.
 Instrumentalizar os alunos para o uso de ferramentas computacionais e prepará-los para a vida escolar, carreira acadêmica e mercado de trabalho.  Explorar.
Transcrição da apresentação:

João Veiga Évora, 9 de Julho de 2007

As TIC na Escola “É óbvio que, a longo prazo, as vidas das crianças serão radicalmente transformadas devido à presença de computadores ou “media” digital, ou qualquer que seja o nome dos descendentes dos nossos computadores na próxima geração.” Papert, S. (1997)

Alteração no quotidiano escolar Motivações nos discentes e nos docentes Acções pedagógicas Acções didácticas

A unidade didáctica Área curricular disciplinar: Estudo do Meio (4º ano do 1ºCEB) Principais competências: Saber identificar o percurso dos primeiros povos que passaram pela Península Ibérica; Saber descrever a formação de Portugal como país.

Porquê um eixo transversal? Língua Portuguesa Estudo do Meio Expressão Plástica Tecnologias da Informação e Comunicação

Actividades desenvolvidas 1ª fase: Visionamento de um PPT sobre o tema em estudo; Preenchimento de um mapa de conceitos (kidspiration). 2ª fase: Pesquisa de imagens sobre os episódios narrados; Construção de um friso cronológico tipo painel (jogo de parede).

Actividades desenvolvidas 3ª fase: Resposta a duas fichas de trabalho; Preenchimento de um mapa de conceitos (kidspiration). 4ª fase: Recolha de imagens; Produção de títulos; Organização do material recolhido; Construção do movie maker.

As TIC como recurso Power Point; Kidspiration; Páginas web; Processador de texto; Movie maker. “O efeito das novas tecnologias é proporcionar melhores condições para que tais professores possam trabalhar directamente com os seus alunos.” Papert, S. (1997)