Textos Argumentativos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e Síntese.
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
DISSERTAÇÃO Como concluir???????.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
DE PLATÃO A ARISTÓTELES
Gestão de Projectos Multimédia
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
PROJETO DE PESQUISA.
INTERAÇÕES Argumentar para convencer
Ensaiando um ensaio.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O que é tese? O que é argumento? Quais os tipos de argumentos?
DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO:
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Como elaborar um texto Argumentativo
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
A análise e o Comentário de textos
Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires
Metodologia Científica Divulgação de resultados
O texto argumentativo.
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
Falta adicionar o link Falta indicar algo como continue lendo ou uma reticencias Falta esclarecer mais sobre estas indicações.
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Para fazer um bom resumo, é necessário seguir determinados passos.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Texto Argumentativo É um texto em que não só expomos uma idéia, uma opinião ou uma tese, mas a defendemos de modo a fazer com que os leitores a.
RESUMO: O QUE É E COMO SE FAZ?
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
O DEBATE.
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
ARTIGO CIENTIFICO.
As 5 competências da Redação no ENEM
Diretrizes para leitura e análise de textos
A compreensão em leitura
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
TEXTO DE OPINIÃO Transmite informações ao leitor, mas as informações transmitidas nele estão a serviço da opinião, podem servir de provas, em defesa da.
Gestão de Projectos Multimédia
Subentendido.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Elaboração de Artigo Científico
Unidade II: Necessidade da produção científica na Universidade
O texto argumentativo.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Artigo Científico Funções Básicas:
Interpretação Consecutiva
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Lógica e Teoria dos Conjuntos
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Eixo 3 : Leitura Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias.
O texto e suas propriedades 1ª parte
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Comunicação e Redação Empresarial
Como se preparar para as redações. FOCO Faça leitura e estudo da literatura da SNI com foco na escrita/na redação.
 Como Ler para Compreender um texto?  Compreender – Aprender Com…
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Resumo e Síntese.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 12
dissertativo-argumentativo
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Título Exemplo Autores.2 1Exemplo Londrina/PR.
TÍTULO Autores; Orientadores; INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO PALAVRAS-CHAVE REFERÊNCIAS.
Transcrição da apresentação:

Textos Argumentativos

Identificar Argumentos Analisar textos argumentativos e identificar os argumentos apresentados é uma estratégia fundamental para aprender a construir os nossos próprios textos argumentativos

Questões a colocar a propósito de um texto De que fala (trata) o texto? O texto tem título? Esse título é uma frase? É uma palavra? Tal frase ou tal palavra dão-nos uma ideia global do conteúdo do texto? Se o texto não tem título, que título lhe podemos dar? Processo de Problematização Qual é a questão levantada(suscitada) pelo texto directa ou indirectamente? O que está em jogo com este problema? Porque é que os seres humanos procuram resolvê-lo? O que pode mudar em função da resposta que for dada? Progressão e aprofundamento do pensamento Há vários momentos, fases, no pensamento do autor? Podemos identificar várias partes no texto? Que título podemos dar a cada uma? Como é que o autor passa de um momento a outro? O que é que permite a progressão? O texto, no seu conjunto, articula-se logicamente? Donde parte o autor? A que conclusão chega? Como é que chega lá?

Ligação entre concreto e abstracto Há exemplos concretos no texto? Imagens? Para que servem? Suportam a análise? Ilustram o pensamento? Que outros exemplos poderíamos dar? Processo de conceptualização Qual é, relativamente às palavras-chave relacionadas com o tema ou com o problema levantado, a lista de noções que se aproximam, ou opõem entre si, no texto? Qual o sentido destas palavras? E das suas oposições? Em que é que estas distinções conceptuais esclarecem o problema ou a tese defendida? Processo de argumentação O que é que o autor defende neste texto? Em que é que esta tese é uma resposta a uma questão ou a um problema levantado? Contra que concepção, explícita ou implícita, o autor se opõe? Que argumentos utiliza para defender a sua tese? E para apresentar as suas objecções? E para responder às objecções? Cada argumento procura provar o quê?