Análise de Produção Textual III

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Portal do Professor SEED/MEC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Diante a Era Tecnológica.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Jornada Pedagógica – POIE
Máscaras Africanas.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vídeo Educar – Rubem Alves
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Propostas de layout Modelo 1
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Contribuições dos Espaços Não Formais
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Seminário CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Qual o papel das visitas escolares a museus de ciências no ensino de ciências? Uma revisão das investigações Guisasola, Jenaro1; y Morentin, Maite2 1:
Carla Tatiani Teixeira
TRABALHO FINAL DE ANÁLISE E PRODUÇÃO TEXTUAL III TEMA: CONTRIBUIÇÕES DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA Grupo:
Cristiane Jonas Francisconi
Brincando, aprendendo e interagindo na Educação Infantil
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
SEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE APT III
O papel do Estagio na Formação de Professores
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Análise e Produção Textual III
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O papel pedagógico do órgão gestor
Softwares Educacionais
Roni Ivan Rocha de Oliveira Maria Luíza de Araújo Gastal
Transcrição da apresentação:

Análise de Produção Textual III Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Educação a Distância - CEAD Curso de Pedagogia a Distância Análise de Produção Textual III cial

Ana Paula Pereira Hadlich Cleidi Fugazza Correia Marilene Luz Acadêmicas: Ana Paula Pereira Hadlich Cleidi Fugazza Correia Marilene Luz Maristela Gutz Renata Vianna Brizolara  Turma: PEBLU-A - 6ª FASE – 2014/2 Professora: Maria Hermínia Schenkel

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire Contribuições dos Espaços não-formais de Educação para a Formação da Cultura Cientifica

O que é um Espaço Formal? É a educação desenvolvida na escola – Educação Básica e ensino Superior. . Conta: Espaços; Objetivos; Cronogramas; Planejamentos Determinados

O espaço formal, que seria a escola é definido na Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Sala de aula; Cantina; Pátio; Biblioteca; Laboratório; Dentre outros.

O que é um Espaço-não Formal. Não conhecemos hoje em dia uma definição única ou consensual de “educação não-formal” ; Locais fora da escola que promovem educação; Não seguem currículo Pré Definido pelo governo; Atividade educacional, organizada com estrutura flexível; Aproveitar os espaços públicos de educação não formal como: museus, bibliotecas, parques, dentre outros espaços que propiciem somativamente no despertar para o aprender.

Importância dos Espaços não-Formais “O campo da pedagogia vai muito além do âmbito escolar formal e das salas de aulas” Instituições onde pode ocorrer uma ação educativa. Planejar e desenvolver estratégias, compreender os diversos espaços do conhecimento, em prol do aprendizado e do desenvolvimento; Estimular as crianças, a conhecer e querer saber; Proporcionar interatividade, no processo de ensino-aprendizagem;

Espaços Não-Formal Institucionais Não Institucionais

Espaços Informais (...) entende-se que educação informal é toda gama de aprendizagens que realizamos (tanto no papel de ensinantes como de aprendizes), e que acontece sem que haja um planejamento específico e, muitas vezes, sem que nos demos conta (Trilla, 1996). Ou seja, não há a intenção de ensinar, o aprender ocorre naturalmente. Casa; Convívio Social; Interações; Brincadeiras;

Novos museus Exposição Interativas público interage - toca nos objetos; Aperta os botões para receber informações; Brincar e se divertir; Dinâmicos Novo museu “é lugar de encantamento, de descoberta, de vivências únicas e agradáveis. Um lugar para voltar sempre.” exposições era dinâmica e interativa com o público visitante, sendo possível tocar os objetos, apertar botões para receber informações, brincar e se divertir com um mundo de aparatos coloridos, imagens fantásticas e ilustrações chamativas. O prédio do museu é de 1881, e, assim, para os desavisados, pode parecer uma construção que abriga obras antigas e um lugar para visitar em silêncio

Museus de ciências Apresentam - exposições e atividades para atraírem cada vez mais visitantes e possibilitar um retorno permanente das pessoas. Espaço Ciência Ocupando uma área de 120 mil m² entre as cidades de Recife e Olinda, o Espaço Ciência combina exposições montadas em ambientes fechados ao lado de centenas de experimentos interativos a céu aberto. Além de exposições de alta qualidade museográfica, possui Planetário, Auditório, Anfiteatro, Hall de Exposições e Centro Educacional, onde estão situados laboratórios didáticos de ciências e informática e conta com um Manguezal de rara beleza e interesse científico, um ambiente para contemplação, estudos e aprendizagens. Ainda conta com o edifício da pirâmide – Pavilhão de Exposições, além de duas trilhas – a Ecológica e a das Descobertas que engloba cinco áreas: Água,Movimento, Percepção, Terra e Espaço. Também possui um Observatório Astronômico localizado no Alto da Sé, em Olinda, que recebe mais 50 mil visitantes por ano. Numa concepção de educação que vai além dos limites da sua sede, oEspaço Ciência desenvolve os programas itinerantes Ciência Móvel e Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos, que promovem oficinas, exposições e apresentações em vários municípios de Pernambuco e de estados vizinhos. Popularizar a ciência e apoiar o ensino são os objetivos centrais do Espaço Ciência. Além de ser um local onde as pessoas podem explorar diversos aspectos da ciência, tem uma forte atuação social. São marcantes os programas sociais: CLICidadão (curso de informática e cidadania para comunidades), Projeto Gepetto (fabricação de jogos e brinquedos educativos com jovens de comunidades) e Jardim da Ciência (curso de jardinagem voltado para a formação de jovens de baixa renda). http://www.espacociencia.pe.gov.br/atividade/manguezal/ Oficinas de Meio Ambiente (entre Recife e Olinda).

Referências BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasil. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 12 ed. RJ: Paz e Terra, 1999. JACOBUCCI, Daniela F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da Cultura Cientifica. MG: Extensão, 2008. TRILLA, Jaume. La educación fuera de la escuela: ámbitos no formales y educación social. - Barcelona: Editorial Ariel, 1996 http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/276-museus-interativos