Indicadores de Qualidade de Sites com Finalidade Educativa

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Transcrição da apresentação:

Indicadores de Qualidade de Sites com Finalidade Educativa Ana Amélia Amorim Carvalho Universidade do Minho aac@iep.uminho.pt Qualidade e Avaliação dos Recursos Educativos na Internet Lisboa, 21 de Dezembro de 2005

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt Sobre a Web … A Web é uma mina de ouro… Numa mina de ouro, por cada tonelada de minério há cerca de 10 gramas de ouro Prof. Manuel Mota Universidade do Minho Partindo desta metáfora, …o que contribui para esta variedade de sites? SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

O que contribui para tanta diversidade e pouca qualidade? Facilidade de publicação online “O dilúvio da informação não diminuirá nunca mais” (Lévy, 2000: 15) Total liberdade de publicação - não há um processo de selecção como acontece com o livro Impõe-se que os autores dos sites conheçam os potenciais utilizadores, orientações sobre percepção, design de páginas Web, navegação… normas de qualidade (usabilidade), … Roy Ascott fala de maneira metafórica do 2º dilúvio (Lévy, 2000: 171) SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt No início era assim… Fase 1: “o lençol” 100% do ecrã ocupado com texto, espaçamento simples, times 12 (transfere-se os conhecimentos do papel para a nova tecnologia) Página muito longa Navegação raramente intuitiva Onde estou? Como vou para …? Página lon…ga SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

Fase 2: proliferam as animações e as cores animações (sobretudo com efeito decorativo) Imagem Texto Muitas cores Música de fundo Num site: cada página com a sua música! Importância dada à comunicação E-mail (contacto) e Fórum (para debate) Multimédia no seu pior! Animações: decoração e distracção! SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt Alguns princípios Leitura no ecrã no ecrã reduz-se em 25% a velocidade de leitura usar textos curtos Para escrever para a Web (Nilsen, 2000): Ser sucinto (50% do texto para uma publicação em papel) Escrever para uma leitura em diagonal: parágrafo curtos, subtítulos e listas Dividir a informação por várias páginas (tirar partido das funcionalidades do hipertexto) 3 orientações (Nilsen, 2000) para escrever para a Web SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt Texto Alinhado à esquerda Tipo de letra: sem serifa Exemplos: arial, verdana, … Tamanho depende do tipo de letra: 10 ou 12 O utilizador deve poder alterar o tamanho do texto, adaptando-o às suas necessidades Texto não deve deslocar-se, piscar ou aumentar Do not use absolute font sizes (Nielsen, 2000: 84). Deve-se poder alterar o tamanho do texto no browser – revistas online, por vezes, torna-se cansativo. SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt Fundo da página: não deve dificultar a legibilidade dos caracteres As imagens animadas: interferem com a leitura do texto Evitar “clique aqui” “Página em construção” - Um site está sempre em construção, por isso, não precisamos de o dizer Nas hiperligações - incluir uma pequena informação sobre o que se encontra se se activar a hiperligação SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt Características do utilizador (norma ISO/IEC 9241-10) Capacidade de atenção Limites da memória a curto prazo Comportamento de aprendizagem Tipo de trabalho e experiência com o sistema Interiorização da estrutura e do propósito do sistema (site) com que está a interagir norma ISO/IEC 9241-10, 1996 O tipo de utilizador visado condiciona as normas SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt Site deve respeitar o princípio: Simplicidade “Simplicity always win over complexity, especially on the web where every five bytes saved is a millisecond less download time” (Nielsen, 2000: 22) SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

Fase 3: Simplicidade e interactividade Simplicidade no design gráfico não sobrecarregar a mancha gráfica da página Interactividade: Activar uma animação Preencher e enviar Preencher e verificar (feedback imediato) Comunicação Fórum; Chat Comunidades de aprendizagem Registo de opinião sobre o site Edição online Blogue; trabalhos do aluno: passa de consumidor a produtor Preencher e verificar ((feedback imediato) – escolha múltipla, hotpotatoes SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

Fase 4: Edição online colaborativa Wiki, Writely, Writeboard, Ta-da List, Moon Edit, Jot Spot Live http://www.worldwidewiki.net ; http://www.writely.com http://www.writeboard.com/ ; http://www.tadalist.com/ http://me.sphere.pl/indexen.htm ; http://www.jotlive.com/ Professores e alunos online Comunicação: fórum, chat; blogues Sites de professores com materiais para os alunos, encarregados de educação, professores, comunidade www.worldwidewiki.net www.writely.com SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

Indicadores de qualidade Modelo de qualidade ISO/IEC 9126-1 Integra 6 características cada uma delas com subcaracterísticas As 6 características são: funcionalidade fiabilidade usabilidade eficiência manutenção Portabilidade modelo de qualidade para produto de software ISO/IEC 9126-1 (2001)-define as características e sub-características Modelo para produto de software. SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

Indicadores de qualidade: características Funcionalidade – capacidade do site proporcionar funções que vão de encontro às necessidades do utilizador Hiperligações (internas e externas): activas Motor de pesquisa (no site); índice do site Contactos (e a capacidade de resposta ao email) Comunicação: chat e fórum Actividades para os alunos que visitam o site (WebQuest, Caça ao tesouro, jogos, …) Escrita colaborativa (wiki, writely, …) SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt Eficiência – capacidade do site proporcionar desempenho apropriado Rapidez de resposta: a aceder ao site nas hiperligações internas Usabilidade - capacidade do site ser: Compreendido Aprendido Usado Atractivo para o utilizador Professores: Lesson Planet; DiscoverySchool Actividades para os alunos: Learning Planet, Funbrain.com SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

Indicadores de qualidade Home Site (na globalidade) Numa página do site SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt Home Designação Nome do site Logótipo (imagem; iniciais, imagem e texto) Título do site na barra superior do browser (evitar: nova página 1!) Contextualização Indicação do conteúdo/temática * Finalidade (propósito) do site, objectivos* Data de criação Data de actualização Requisitos de optimização do site Resolução do ecrã Browser e versão programa de navegação: segundo o Glossário da Informação. SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt Autoria Pessoal/Instituição Informação sobre o autor que confirme a sua idoneidade científica: CV ou formação Contactos (e-mail) Motor de pesquisa* e novidades* SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt Site Credibilidade do conteúdo Informação sobre o autor (CV ou formação) Referências bibliográficas Apontadores para outros sites Legibilidade Títulos e subtítulos Fonte sem serifa Tamanho alterável dos caracteres Espaçamento maior entre parágrafos do que entre linhas Contraste fundo/caracteres Texto simples e claro SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt Actividades Nível de envolvimento Lê; ouve; vê e ouve;/clica nas hiperligações Desloca ou movimenta objectos Preenche e envia Preenche e verifica (feedback imediato) Respeito pelo utilizador Não causar danos morais através de textos ou imagens Informação para o educador Indicações sobre como rentabilizar a informação disponível Quanto maior for o envolvimento do sujeito melhor. Preenche e verifica: quest de escolha múltipla; hotpotatoes SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt Controlo dado ao utilizador perante Animações (simulações) Áudio; Vídeo Guardar informação do site Possibilidade de alterar o tamanho dos caracteres (acessibilidade) Apoio dado ao utilizador Instruções/orientações Ajuda (navegação, actividades; FAQs) Feedback automático Resposta por mail, fórum; esclarecimentos no chat SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt Navegação (intuitiva) Menu sempre presente Hiperligações (internas e externas): sublinhado Nome das páginas visível e coerente com o menu Acesso à home Ajuda (à navegação) Trilho das páginas acedidas …>…>… Motor de pesquisa do site Interface consistente Manter o layout nas páginas do site e as funcionalidades URL fácil de lembrar SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt Ferramentas de comunicação E-mail Fórum Chat Blogue Ferramentas colaborativas Wiki; Writely; Writeboard, Ta-da list, Moon Edit, Jot Spot Live SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt Numa página do site O utilizador deve ser capaz de identificar: Título do site e da página Logótipo (voltar à home) Menu (trilho das páginas acedidas) Em rodapé: autor, data de criação e de actualização, URL da home Krug (2001: 87): Que site é este? Em que página estou? Quais são as secções principais deste site? Quais são as minhas opções neste nível? Não me faça pensar! O utilizador deve ser capaz de responder a: Que site é este? Em que página estou? Quais são as secções principais deste site? Quais são as minhas opções neste nível? Como posso procurar …? (Krug, 2001) SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt

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Contacto (e-mail) e resposta SACAUSEF, 21 de Dezembro de 2005 aac@iep.uminho.pt