TRABALHO Patrimônio Imaterial na Metrópole de São Paulo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
Advertisements

Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
Paraty e Saco do Mamanguá
Eliane Rose Alves da Silva
MARIA DARIALINE CHRIST DALMASIO
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Metodologia e Resultados do Receptivo Brasília, 12 de julho de 2006 Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil
ESTUDO DE COMUNIDADE.
Estágio Supervisionado PE: ES
MEMORIAL JUSTIFICATIVO Para concebermos este projeto de arquitetura foram necessários pesquisas históricas acompanhadas de visitas a Itália, país inspirador.
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
Ateliê Cultural Oficinas Lezanfan 2014
Concepções de Estatística de um grupo de professores de Matemática da Escola Básica brasileira: um estudo diagnóstico Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.
SERVIÇO SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Capítulo 6 Estática Patrimonial
As intervenções urbanas em Curitiba relacionadas à Copa de 2014 e seu papel no contexto dos GPU – Grandes Projetos Urbanos. Ana Caroline de Oliveira Chimenez.
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
PESQUISA ORIGEM - DESTINO
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
Level 1 - Expectativas de aprendizagem
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ESTADUAL UNIVERSIDADE DE ALAGOAS – UNEAL CAMPUS III – PALMEIRA DOS ÍNDIOS CURSO DE HISTÓRIA O PAPEL DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO POLÍTICO: A CONSTRUÇÃO.
O trabalho de campo.
Nomes:Juliana Gonçalves Ozawa Nº:17 Ana Carolina Souza Nº:2.
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
DINAMICA FORMATAÇÃO DE PRODUTOS SUSTENTAVEIS
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Normas para redação de TCC
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS IMPACTO DA ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
11º6A Trabalho de: Carla Araújo Diana Cardoso Gabriela Pereira Isabel Martins Isabela Capa.
Profª Msc. Eugenia Exterkoetter Heidemann
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos Gestão de Operações I
Projeto knowWorld Sistema para criação de Roteiros Turísticos.
PROJETO APRENDENDO A APRENDER
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
CIDADANIA– 2ª Reunião - 26/08/2011 COORDENAÇÃO PARA POVOS TRADICIONAIS E POPULAÇÕES RURAIS.
PLANO DE ACTIVIDADES DE INGLÊS
ÁRVORE -Rua das Palmeiras- As palmeiras foram plantadas em 1873, para dar acesso à residência de verão dos Príncipes de Joinville, um casarão de 1870,
A Importância da Prática no Ensino: A Opinião dos Alunos de Administração de uma Instituição de Ensino Superior. Autores: Tobias Coutinho Parente, Augusto.
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
Festas típicas e populares em São Paulo
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
Etapas da Pesquisa Científica
2010 MIX 4º Semestre PP e RP TEMA GERAL: COMUNICAÇÃO POLÍTICA
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
Escola: COOPEN Série: 5° ano A Aluno: Arthur
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE ENSINO Objetivo Geral: 2º Bimestre 1º Bimestre Objetivos EspecíficosConteúdosProcedimentos MetodológicosAvaliação Trabalho em grupo ( ) Pesquisa.
Estágio Básico I Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche-Rossow.
"Quem não mede, não gerencia. Quem não gerencia, não melhora.” Joseph Juran.
Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública. Características do ensino nas ENSP do Brasil e Portugal Ensino pós-graduado e de extensão universitária.
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
TÉCNICAS INOVADORAS DE ENSINO DE EMPREENDEDORISMO CASE: UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. ANTERO PAULO DOS SANTOS MATIAS Apresentação Referências Bibliográficas.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Projeto Vovô Net Unimed Santos Objetivo Oferecer ao público da melhor idade (acima de 60 anos) inclusão e capacitação ao mundo da informática para atualizá-los.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Grasiela I. Vieira e Eugenia E. Heidemmann – PUIC – História – Tubarão INTRODUÇÃO O presente trabalho consiste em conhecer a história da “ arte ” na mesa.
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

TRABALHO Patrimônio Imaterial na Metrópole de São Paulo

FESTA DE N. SRA. ACHIROPITA Festa “tradicional” de São Paulo, inserida no contexto sócio cultural da metrópole por imigrantes italianos; Aclamada como atrativo turístico de SP; Marketing intenso na mídia em geral; É realizada todos os finais de semana do mês de agosto.

FESTA DE N. SRA. ACHIROPITA Objetivos: Constatar a atratividade turística e de lazer da festa; Caracterizar a representatividade da festa perante a comunidade; Identificar o estágio de transformação da festa enquanto patrimônio cultural imaterial; Desenvolver instrumentos de pesquisa com base na oralidade.

FESTA DE N. SRA. ACHIROPITA Pesquisa de Campo: Campo (08/08): grupo 1 (4 alunos) Campo (15/08): grupo 2 (4 alunos) Campo (22/08): grupo 3 (4 alunos) Campo (29/08): grupo 4 (3 alunos)

FESTA DE N. SRA. ACHIROPITA Todos os grupos: Referencial Histórico: pesquisa sobre a origem da festa e precursores; Referencial Espacial: localização, mapas, vias de acesso e transporte; Referencial Oral: indícios das transformações ocorridas na festa por meio da paróquia, associação, etc.

FESTA DE N. SRA. ACHIROPITA Grupos Individualmente: Elaboração de questionário semi-estruturado focando os objetivos estabelecidos; 20 questionários por grupo; Tabulação dos resultados; Elaboração de uma conclusão por grupo.

FESTA DE N. SRA. ACHIROPITA Apresentação: 1ª parte: geral (1 membro de cada grupo); 2ª parte: individual (cada grupo apresenta seus resultados e considerações finais).