Potenciais evocados, visual e auditivo, em

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Advertisements

É só colocar óculos para conseguir ver?
Experiência do Estado de São Paulo no ensino do URM
GRUPO DE NEUROCIÊNCIAS IIER
PROTEÍNAS TOTAIS E FIBRINOGÊNIO NO SORO SANGUÍNEO E NO LÍQUIDO PERITONEAL DE EQUINOS SUBMETIDOS À OBSTRUÇÃO INTESTINAL EXPERIMENTAL unesp A. F. S. Nogueira.
RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
Descoberta de Conhecimento em Base de Imagens Mamográficas
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
dos professores e funcionários do Ensino Fundamental II do Preve
VÁ EM VÍDEOS, AQUI MESMO NO SITE, E ASSISTA A QUATRO VÍDEOS QUE FALA SOBRE O ASSUNTO. VIVA A DIFERENÇA! Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
DE GÊMEOS COM FENILCETONÚRIA
Dificuldades de aprendizagem em escrita e compreensão em leitura
AÇÕES NA PERSPECTIVA DO TRABALHO INTERPROFISSIONAL: CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE ASSESSORIA DE TERAPIA OCUPACIONAL Suelen M. de Lorenzo – Programa de.
Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: Proposta de avaliação para escolares em fase inicial de alfabetização. Simone Aparecida Capellini,
Função fonatória após o uso prolongado da voz
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Estudos longitudinais
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
PLANO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL
Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.
Atenção Primária ao Desenvolvimento
Potenciais evocados auditivos com estímulos de fala: aplicabilidade e limitações no diagnóstico diferencial dos transtornos de linguagem Laboratório de.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Contatos: – AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO COGNITIVA DE PACIENTES RENAIS CRÔNICAS EM FUNÇÃO DA IDADE Tzanno-Martins.
1 QUALIDADE NO DESEMPENHO DE TÉCNICAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO Rev Saúde Pública 2006;40(5): MARINA PEDUZZI, MARIA LUIZA ANSELMI,
BOM DIA.
Orientadora: Profª Drª. Edilene Boéchat
Coordenador(a): JOVANI ANTONIO STEFFANI
Eliza Porto-Cunha Suelly Cecilia Olivan Limongi
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Natalia Freitas Rossi, Célia Maria Giacheti
A Recomendação n. 31 do CNJ – Teoria e Prática Análise do discurso do sujeito coletivo no caso da judicialização da saúde Profa. Ana Carla Bliacheriene.
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
PERFIL COGNITIVO-LINGUISTICO E DE NEUROIMAGEM DE ESCOLARES COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO Simone Aparecida Capellini,
Edilson Costa Lima O Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar Tele-sala São Luís - MA 2007.
Experiência do Estado de São Paulo no ensino do URM PROF. DRA. THAIS HELENA ABRAHÃO THOMAZ QUELUZ FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU.
A instabilidade postural é um dos sintomas mais incapacitantes da DP, uma vez que leva à perda progressiva da independência dos pacientes.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade João Konart Lina Marins Rafael Gonçalves Ricardo Velasque Ruan Monteiro Thiago Pazetto William Carvalhal.
Fratura do terço distal do rádio Nilton Mazzer Professor Titular Ortopedia e Traumatologia FMRP-USP Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação.
CLUBE DA REVISTA 7 CARINA AZEVEDO DHIOGO CORREA DIRCEU TEIXEIRA PINTO
Questionário Nome Número USP Telefones para contato.
Oferece: MÉTODO IRLEN: UMA ESPERANÇA PARA PESSOAS COM DIFICULDADES.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade ANEXOS.
A bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla.
Câmpus Experimentais São Paulo São José dos Campos Guaratinguetá Botucatu Assis Bauru Marília Araçatuba São José do Rio Preto Ilha Solteira Rio Claro.
Crianças Especiais Crianças Especiais.
Relatório JúpiterWeb Janeiro de 2015
Desempenho em tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura de escolares do 2º ao 5º ano com e sem dificuldades de aprendizagem. Vera Lucia Orlandi.
Coordenador: Prof. Dr. Rubens Beçak Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS Dra. Nadia Bossa
TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Titulo original do artigo
MEMÓRIA E IDOSO: EXPERIÊNCIA DA LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BOTUCATU (LGGB) NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SÍNDROMES DEMENCIAIS Oliveira, CC; D’Oliveira,
Faculdade de Medicina 7º período Disciplina de Saúde Mental Prof.: Daniel Bosi Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Realização:. Universidade de São Paulo Universidade Estadual de Campinas Universidade Estadual Paulista Universidade Federal de São Carlos.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS EM SERVIDORES DO CENTRO CIRÚRGICO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR PAULISTA Autores: Braga, LC; Ballestero,
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
Programa Pedagógico da Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina 1.
Educação Inclusiva.
ANTONIO CARLOS DE SOUZA
Grupo Educação Acessivel
Transcrição da apresentação:

Potenciais evocados, visual e auditivo, em escolares com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, estudo de caso controle Zanchetta, S; Bertotti, MFZ;Resende, LAL; Trindade, C.E.P; Rugolo, LMS; Paula, NAMR; Santos, LCA; Lourencetti, MD; Capellini, AS Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto FMRP-USP Faculdade de Medicina de Botucatu FMB-UNESP Faculdade de Filosofia e Letras de Marília UNESP 2010

O objetivo estudar aplicabilidades dos potenciais evocados entre escolares com diferentes status de desenvolvimento e verificar a aplicabilidade dos mesmos como recursos auxiliares no diagnóstico da dislexia e TDAH. Casuística e método Modelo de estudo transversal, observacional de caso controle e duplo cego 50 escolares com idade entre 6 a 14 anos Grupo controle (GC) 30 escolares Grupo com dislexia (GD) 10 escolares Grupo com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (GT) 10 escolares Procedimentos: Potencial evocado visual – PEV; potenciais evocados de tronco encefálico (PEATE), média latência (PEAML) e cognitivo (P300)

Procedimento GC GD GT PEATE normal alterado alterado PEAML normal normal normal % assimetria (-) (-) (+) P300 normal alterado alterado PEV normal alterado normal * Alterado em relação ao GC No presente estudo, as duas condições aqui estudadas foram diferenciadas entre si e entre o grupo controle, pelo PEAML para o grupo com TDAH e o PEV para o grupo com dislexia.