Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO 41 15 de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson.

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Transcrição da apresentação:

Universidade de Brasília ADM – Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Turma 14 GRUPO de outubro de 2009 Subgrupo X: Adelson Júnior – 09/88308 Carolina Torma – 09/91694 Subgrupo Y: Adso Oliveira – 07/43372 Willie Macedo – 07/55451 Camila Wanderley – 09/91163

J4 Apresentação dos conceitos do projeto

Tema do projeto: R05 Adição de Valor ao Cliente na Logística de Suprimentos Níveis de Integração Total

Principais conceitos Supply chain, ou cadeia de logística integrada, tem como uma das principais finalidades agregar valor ao cliente O conceito de valor ao cliente pode ter diversas interpretações, que devem mostrar vários ângulos do mesmo assunto Pode ser entendido como proporcionar ao cliente produtos e serviços que têm um valor maior do que os oferecidos por concorrentes em mercados semelhantes O valor para o cliente pode ser interpretado como: o valor presente da diferença entre o que o cliente estaria disposto a pagar pelos produtos e serviços fornecidos menos o que o fornecedor recebe como receita; ou a melhor combinação entre qualidade, serviço ao cliente, preço e prazo de entrega para os produtos e serviços demandados pelos clientes

Principais conceitos Alto desempenho na cadeia logística requer maior qualidade nos processos, foco nas necessidades do serviço prestado ao cliente, provendo melhoria substancial na estrutura de custos por meio de todo o processo e redução de prazos (lead times) Time-to-market (ciclo de reprodução) é o tempo de projeto e concepção de um produto ou serviço até a disposição deste produto para o consumidor final. Uma redução desse prazo cria considerável vantagem competitiva, além de contribuir para reduzir custos e aumentar volume Existe um efeito cascata nas margens de venda As empresas que conseguirem reduzir esse efeito oneroso para o consumidor vão agregar valor a ele e conquistar um diferencial competitivo difícil de ser alcançado O supply chain surge com a proposta de solução

Principais conceitos Margem consistente de venda significa margem que respeita a empresa e sua estrutura de custos após todos os ganhos e economias já refletidas A relação fornecedor-cliente é de total confiança e respeito mútuo, e tem como objetivo final vender com um valor agregado ao consumidor A cadeia de logística integrada pode ser estruturada em três grandes blocos: Logística de suprimentos – envolve as relações fornecedor-empresa; Logística de produção – uma parte totalmente desenvolvida pela empresa, que envolve todas as áreas na conversão de materiais em produto acabado; Logística de distribuição – envolve as relações empresa-cliente-consumidor A integração total da cadeia logística acontece em três níveis: 1. Nível 1 – onde ocorrem as transações da cadeia e busca-se a eficiência dessas transações; 2. Nível 2 – onde ocorrem os processos da cadeia e busca-se a integração dos processos; e 3. Nível 3 – onde ocorrem as estratégias da cadeia logística e busca-se elos estratégicos.

Abordagem dos conceitos Analisar o que a empresa escolhida – DISBRAVE, concessionária Volkswagen – proporciona a mais aos seus clientes, que os concorrentes não oferecem Buscar um provável número que expresse o valor para o cliente DISBRAVE Definir o time-to-market da empresa Identificar a margem consistente de vendas da empresa Conhecer a visão da cadeia de logística estabelecida pela DISBRAVE e a estrutura dessa cadeia de logística Observar como acontece a integração total da cadeia logística na empresa