GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA – SUPPLY CHAIN Prefácio Introdução Questões básicas levantadas pela Logística Integrantes: Fernando Barbelli Feitosa Matrícula: 06/84295 Fernando Donizette Jesuino 06/84341 Jacqueline Damascena Dutra 06/86760 Wagner Assunção 06/97630 CHING, Hong Yuh. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2009
Processo de criação do livro Prefácio Processo de criação do livro Motivo: suprir carência de mercado do tema supply chain management. Processo de criação: interação alunos/professor.
Prefácio Idéia: Nova visão de logística integrada
Prefácio Divisão estrutural do livro: Capítulo 1: Introdução sobre logística – sua evolução e papel na empresa (visão tradicional); Capítulo 2: Gestão de estoque na empresa – tamanho e finalidade; Capítulo 3: Repensar a logística – fatores de pressão; e Capítulo 4: Logística integrada em suas três dimensões – a) de Suprimento, b) de Produção e c) de Distribuição.
Introdução A logística era utilizado pelas Forças Armadas Estadunidenses para gerir o processo de aquisição e fornecimento de materiais durante a Segunda Guerra Mundial e não era utilizado por empresas. A execução de atividades referentes a movimentação de materiais e ao fluxo de informações, do fornecedor ao consumidor final e vice-versa, sendo realizada de forma segmentada, causando os seguintes problemas: ciclos logísticos de maior duração; custos logísticos elevados; e nível dos serviço do cliente aquém do desejado.
Introdução Evolução do conceito: integração das áreas envolvidas no processo de produção – dimensionamento e layout de armazéns, alocações de produtos em depósito, transporte, distribuição e seleção de fornecedores e clientes externos (Supply Chain). Influências decisivas do macroambiente que circunda as empresas e busca do equilíbrio dinâmico e permanente. Variações na demanda, custos materiais e financeiros e previsões que influenciam na gestão da SCM.
Introdução Logística: gerenciamento do fluxo físico de materiais que começa com a fonte de fornecimento no ponto de consumo – fábrica, locais e níveis de estocagem, sistemas de informação, transporte e armazenamento. Gerenciamento Logístico: conceitos de fluxo e compras de matérias-primas, operações de produção e transformação, controles de materiais e processo, produtos acabados, gerenciamento de transporte e distribuição de produtos destinados a vendas, desde depósitos intermediários até a chegada dos produtos aos consumidores finais.
Introdução Principais missões dentro da Logística: fornecer quantidade desejada de serviços aos clientes – níveis de custos aceitáveis e competitivos; proporcionar subsídios e condições para que se movimentem da maneira mais rápida e eficaz possível; e contribuir para a gestão comercial da companhia – confiabilidade e eficácia da movimentação de materiais; prazos e metas de atendimento aos pedidos efetuados pelos clientes.
Questões básicas levantadas pela logística Mercados servidos? Reais necessidades dos clientes? Variedades de produtos necessários? Como, quando e onde faturar os produtos? Onde posicionar os estoques? Quantidades de estoques a serem solicitadas e quando?
Questões básicas levantadas pela logística Características necessárias à integração logística no âmbito gerencial: Perfil de senioridade: nível de responsabilidade e autonomia; Comunicação transparente e fluida: perfeita e otimizada; Serviço ao cliente: satisfação da razão de existir da corporação; Trabalho em equipe: perfeita integração dos departamentos.
Questões básicas levantadas pela logística Logística Moderna: atendimento de diferentes necessidades dos clientes, com níveis de serviço diferenciados, pela integração total entre áreas e entidades externas.