Repensando a Logística

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Transcrição da apresentação:

Repensando a Logística Grupo: 100.04 03/05/2009

Logística Tradicional A cadeia logística tradicional está com seus dias contados

Pressões do ambiente externo têm levado empresas a repensar a maneira como trabalham com a sua cadeia logística e estão sendo obrigadas a mudar seu papel e suas atividades a fim de se adaptar.

Fatores de Pressão da mudança do Papel da Logística Competição externa; Ciclo de vida do produto; Clientes mais exigentes e bem informados; Racionalização da base de fornecedores; Papel mais restrito dos distribuidores; Demanda por parcerias.

Competição Externa Diferentes fatores competitivos implicam diferentes objetivos de desempenho para a empresa

Ciclo de vida do produto Devido ao rápido avanço tecnológico e as constantes e crescentes mudanças dos produtos, o ciclo de vida destes diminuiu muito.

Clientes mais exigentes e informados Antes de comprar, o cliente pesquisa todos os fatores que podem influenciar na sua satisfação pessoal.

Racionalização da base de fornecedores Empresas e fornecedores estão estreitando suas relações e criando sistemas de parceria em que ambos atuam de forma harmoniosa na busca de qualidade, preço, e tempo de entrega exato.

Papel mais restrito dos distribuidores As empresas tentam replanejar suas estratégias de distribuição, visando depender menos de seus distribuidores. EX: LPC (Fabricante da Danone) reestruturou sua distribuição e conseguiu dobrar o volume comercializado.

Demanda por parcerias O mundo globalizado leva as empresas a unirem forças para reduzirem custos e aumentar sua competitividade no mercado.

SUPPLY CHAIN Supply Chain é todo o esforço envolvido nos diferentes processos empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final

A gestão do Supply Chain é uma forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente final.

O desempenho do Supply Chain depende principalmente de quatro fatores: Capacidade de resposta as demandas do cliente; Qualidade de produtos e serviços; Velocidade, qualidade e timing da inovação dos produtos; Efetividade dos custos de produção e entrega e utilização de capital

Efficient Consumer Response (ECR) Valor ao consumidor é criado por meio de melhores produtos, preços mais baixos, maior variedade e conveniência, melhor disposição. Portanto, a indústria precisa conseguir economias por meio de melhorias de eficiência, giros mais rápidos de estoque, melhor nível de inventário, perda de produtos reduzida.

Estratégias do ECR Introdução eficiente do produto; Sortimento eficiente da loja; Promoção eficiente; Reposição eficiente.

Introdução do Produto Com frequencia as novos produtos não apresentam inovações perceptíveis para o cliente, e suas necessidades não são consideradas. A introdução de um novo produto deve ser analisada junto a todos os Stakeholders da empresa para que se diminua a probabilidade de fracasso.

Sortimento da Loja Fazer com que tanto o fornecedor quanto o canal conheçam o perfil de seus clientes cruzando as informações dos produtos em forma de matriz.

Promoção Eficiente Toda promoção de vendas, para ser eficiente, tem que ser simples, de fácil compreensão, ter um início e final determinado e ser de curta duração.

Reposição Eficiente Cumprimento de prazos de entrega ao cliente, pois é o primeiro fator que ele espera que seja efetuado pelo fornecedor após o ato da compra.