REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674 Gustavo Portella - 09/44165 Mariana Galvão - 07/35990 Sérgio Caldeira – 08/40726
GLOBALIZAÇÃO As empresas estão obrigadas a : Aumento da competitividade; Acesso a tecnologias variadas; Mercado mais exigente e informado. As empresas estão obrigadas a : Mudar suas decisões e atividades; A oferecer produtos e serviços com menor preço e melhor qualidade; Obter total satisfação dos clientes.
LOGÍSTICA DA EMPRESA Tem se transformado em uma função em pleno desenvolvimento do potencial,no sentido da: Integração e coordenação das atividades ao longo da cadeia logística; Coordenação com outras funções da empresa e com outros fatores externos. A falta de enfoque funcional e segmentado e a produção separada traz conseqüências como: Falta de foco no cliente; Níveis baixo de serviços; Custos elevados de logística Ciclos longos de produção e pouca flexibilidade
LOGÍSTICA DA EMPRESA Culto da quantidade transformou-se em Culto do serviço ao cliente; Dilema: manter ou não estoque? Logística integrada: Promove o fluxo contínuo da entrada de matéria-prima, de fabricação e da saída do produto até o ponto de distribuição. A tendência é diminuir os níveis de estoque de matéria prima e produto acabado: Diminuindo os custo de manutenção e conseqüentemente os preços finais pagos pelo consumidor
FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO Cadeia logística tradicional
FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO Fatores de pressão da mudança do papel da logística
FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO Competição externa Efeitos internos e externos dos objetivos de desempenho
FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO Ciclo de vida do produto: O ciclo de vida desses diminui rapidamente,ou seja, sempre sofrem uma nova versão; Esse novo produto torna a empresa mais competitiva. Clientes mais exigentes e mais bem informados O cliente pesquisa preço,características,qualidade,garantia, nível de serviço, etc.
FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO Demanda por parcerias: Processo desenvolvido em cadeia; Um agente depende do perfeito funcionamento do outro; Compromisso de longo prazo. A relação é simbiótica; Nessas parcerias as empresas precisam otimizar as oportunidades de negócio e fechar elos com clientes e fornecedores. Papel mais restrito dos distribuidores: As empresas precisam depender menos dos consumidores e redefinir a atuação dos distribuidores.
FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL LOGÍSTICO Racionalização da base de fornecedores A empresa e fornecedor estão estreitando suas relações e criando sistemas de parceria em que ambos atuam de forma harmoniosa,na busca de qualidade,preço,tempo de entrega exato,etc. First tier Second tier Exemplo de sistema modular de fornecimento
SUPPLY CHAIN É todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final. Forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos , desde os fornecedores até o cliente final. Seu desempenho depende de 4 fatores: Capacidade de respostas às demandas dos clientes; Qualidade de produtos e serviços; Velocidade, qualidade e timing da inovação nos produtos; Efetividade dos custos de produção e entrega e utilização de capital
PARA ALCANÇAR VANTAGENS ESTRATÉGICAS Integração da cadeia logística
AS EMPRESAS ESPERAM DO SUPPLAY CHAIN: Custos e produtividade das empresas líderes
AS EMPRESAS ESPERAM DO SUPPLAY CHAIN: Qualidade dos serviços das empresas líderes
RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR (ECR) Como pode um segmento agregar valor ao consumidor,enquanto mantém lucrativos seus negócios? A resposta é: O ECR é uma iniciativa em que fabricantes de produtos alimentares e não alimentares,varejo,atacado e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir custos dessa cadeia de logística integrada e dar maior valor ao consumidor. Estratégias do ECR
AS FERRAMENTAS QUE DÃO SUPORTE AO ECR Ferramentas de suporte das estratégias
ESTRATÉGIAS DO ECR Introdução eficiente do produto: Distribuidor e fornecedor concordam quanto ao produto a ser testado para a introdução; Preparação do teste; Implementação do teste; Avaliação; Decisão. Sortimento eficiente da loja: Processo colaborativo entre fornecedor e distribuidor, com objetivo de determinar o nível de oferta ótimo de um produto,que atinja a satisfação do consumidor e melhore o negócio.
ESTRATÉGIAS DO ECR Promoção eficiente: Simples; Fácil compreensão; Inicio e final determinado; Curta duração; Sustentar as vendas. Reposição eficiente: Recebimento eletrônico na loja; Sistema de inventário perpétuo; Leitura por código de barra, no ponto-de-venda; Pedido emitido por computador;