Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada Trabalho 10 Data:10/05/2009 Turma: 053 Grupo: 06 Responsável: Déborah Naoum Déborah Naoum 07/31684 Carolina Lopes 07/42112 Liliana Cristina 07/49222 Lucas Pereira 07/35051
Valor agregado ao cliente Proporcionar produtos e serviços com maior valor dos oferecidos pela concorrência. Valor presente da diferença entre o que o cliente estaria disposto a pagar pelos produtos e serviços do fornecedor menos o preço que ele paga. VALOR = QUALIDADE X SERVIÇO AO CLIENTE PREÇO X PRAZO DE ENTREGA
Cadeia de Logística Integrada Estruturada em 3 blocos: Logística de suprimento – relações fornecedor-empresa Logística de produção – parte totalmente desenvolvida pela empresa Logística de distribuição – relações empresa-cliente-consumidor
Integração total da cadeia logística Acontece em 3 níveis: Nível 1 – Ocorrem as transações da cadeia e busca-se a eficiência dessas transações. Nível 2 – Ocorrem os processos da cadeia e busca-se a integração dos processos. Nível 3 – Ocorrem as estratégias da cadeia logística e buscam-se os elos estratégicos.
Logística de Suprimento Algumas armadilhas que devem ser evitadas: Solução única Enxugamento de fornecedores como fim Viés de seleção Negociação ganha-perde Estratégias solo Fornecedor Cliente
Integração com fornecedores Benefícios: Parceiros mais fortes em todo o negócio; Foco comum na qualidade; Confiabilidade de entrega mais estáveis e repetitivas; Baixos níveis de estoque; Menos burocracia; Melhor controle do processo; Dependência mútua e congruência de objetivos e Custos da cadeia logística reduzidos.
Integração com fornecedores 1. Parceria com fornecedores É um relacionamento comercial com base na confiança mútua, abertura, riscos, e recompensas compartilhadas que proporciona uma vantagem competitiva estratégica Vantagens: Ganhos na eficiência operacional; Integração vertical; Melhor especialização e Reação a concorrência. Desvantagens: Processo caro; Dispêndio elevado de tempo; Dispêndio elevado da disposição mental dos dirigentes.
Integração com fornecedores Critérios de seleção: Compatibilidade corporativa cultural; Filosofia e estilos gerenciais; Perspectiva de confiança mútua; Semelhança entre as empresas.
Integração com fornecedores 2. Certificação dos fornecedores Acontece por meio de diplomas, ou certificados aos melhores fornecedores, reconhecimento explícito ou congraçamento de duas empresas. O processo é escolhido através de uma regra matemática baseado em uma tabela de graduação dos resultados. Aplicam-se pesos aos itens escolhidos de acordo com a importância de cada um e o resultado é calculado com uma média ponderada
Integração com fornecedores Itens para mensuração do desempenho: Qualidade do produto recebido; Prazo de entrega; Quantidade; Preço; Custo; Serviço; Burocracia.
Estratégias de Suprimento Objetivos-chave: Integração com fornecedor; Efetividade organizacional; Benchmark; Gerenciamento da cadeia de suprimentos; Global sourcing.
Estratégias de Suprimento 1. Determinação contém 3 etapas:
Estratégias de Suprimento 2. Processo global sourcing: Objetivos: Alto valor agregado; Desenvolver tecnologia rapidamente; Integrar estratégias de negócios e de suprimento; Oferecer preços inferiores.
Estratégias de Suprimento Atividades do Global Sourcing: Enviar pedidos de cotação aos fornecedores potenciais; Análise do (composição) preço total de compra; Calculo das economias potenciais; Desenvolver e executar estratégias de negociação; Escolha final dos fornecedores; Envio de pedidos; Manutenção do banco de dados.
Bibliografia http://images.google.com.br Ching, Hong Y. (2007). Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada. 3a Ed. São Paulo: Atlas