Caracterização do 2º ciclo
Gestão dos percursos de aprendizagem Estabilização/ Consolidação (do 1ºciclo) Aquisição Alargamento Aprofundamento Equilíbrio
Consolidação/Aquisição Aprendizagens que garantam a adequação de comportamentos verbais e não verbais em situações de comunicação informal e com algum grau de formalidade. Domínio das relações entre os sistemas fonológico e ortográfico. Estabelecimento de traços distintivos entre língua falada e escrita. Sistematização de aspectos essenciais do conhecimento explícito da língua.
Aquisição/Consolidação Alargamento lexical. Consolidação de estruturas gramaticais complexas. Treino da manipulação de dados textuais em diferentes suportes.
Observar critérios de desempenho Exposição oral (oral formal) Comunicação oral Observar critérios de desempenho (eficácia e produtividade de) Actividades de escuta Interacção verbal Exposição oral (oral formal)
Leitura 2ºciclo Aprofundamento Proficiência (1ºciclo) Texto escrito Texto multimodal Proficiência (1ºciclo) Autonomia Apetência Diversidade Fluência Construção de sentidos
Escrita Trabalho experimental e oficinal Crescente autonomia Importância da produção escrita (mobilização de outras competências) Trabalho experimental e oficinal Referenciais de: 1. Avaliação (aperfeiçoamento e reescrita) 2. Novas produções
Conhecimento Explícito da Língua Actividades que impliquem: descoberta, reflexão, explicitação, sistematização de conhecimentos sobre a língua Mapa de conceitos coerente Melhoria do desempenho nas outras competências específicas