Caracterização do 2º ciclo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações Curriculares para o Ensino Médio
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Os games como ambientes de imersão cognitiva e social: seu uso na aprendizagem a distância Profa. Msc. Sandra H. Rodrigues.
Texto dramático e outros textos
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
Língua de escolarização: estudo comparativo
Sequência Didáctica.
Presencial: 17 horas (quinzenal) Trabalho autónomo: 34 horas
CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS
Caracterização dos ciclos
3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais.
Programa de Ensino e Proposta Pedagógica
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PROGRAMAS DE PORTUGUÊS
Anualização: problemas, critérios e propostas
Conhecimento Explícito da Língua (CEL)
PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO
Sublinhar/ Esquematizar/Tirar notas/ Transcrever/Destacar/ Relacionar
Implementação dos Novos Programas de Português para o Ensino Básico
EBS de São Roque do Pico 10 de Março de 2010 Lurdes Simão
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Plano Nacional de Leitura

SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
DEPARTAMENTO DE ACÇÃO EDUCATIVA Técnica de Segurança Rodoviária
AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Cultura, Linguagem e Língua
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Desenvolvimento Curricular
CFE CEGI BE BEL – Literacia Verbal
REFLEXÕES SOBRE A LEITURA NA ESCOLA EM TEMPOS DE PNLD
TIC 10º ano de escolaridade
Caracterização dos Ciclos
Implementação Novos Programas de Língua Portuguesa do Ensino Básico.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Profª Me. Rosemari L. Martins ProfªMe. Simone D. Schneider
Organização Programática do Novo Programa de Português para o Ensino Básico 1º Módulo.
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
…pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... …pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... A Comunicação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Pedagogia de Integração Abordagem por competência
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
Estrutura do documento:
Adequação discursiva.
PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Replicação Metas Curriculares de Português
Sessão n.º 6 Competência específica: Conhecimento Explícito da Língua.
Programa de Português do Ensino Básico
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Novo programa Língua Portuguesa
Organização programática
111 NOVOS PROGRAMAS DO E.B. Horta, 18 e 19 de Fevereiro - 1 e 2 de Março 2010.
Letramento Letramentos Educação.
Reflexões sobre Produção Textual
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Maria Encarnação Silva Escola Superior de Educação de Lisboa
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Transcrição da apresentação:

Caracterização do 2º ciclo

Gestão dos percursos de aprendizagem Estabilização/ Consolidação (do 1ºciclo) Aquisição Alargamento Aprofundamento Equilíbrio

Consolidação/Aquisição Aprendizagens que garantam a adequação de comportamentos verbais e não verbais em situações de comunicação informal e com algum grau de formalidade. Domínio das relações entre os sistemas fonológico e ortográfico. Estabelecimento de traços distintivos entre língua falada e escrita. Sistematização de aspectos essenciais do conhecimento explícito da língua.

Aquisição/Consolidação Alargamento lexical. Consolidação de estruturas gramaticais complexas. Treino da manipulação de dados textuais em diferentes suportes.

Observar critérios de desempenho Exposição oral (oral formal) Comunicação oral Observar critérios de desempenho (eficácia e produtividade de) Actividades de escuta Interacção verbal Exposição oral (oral formal)

Leitura 2ºciclo Aprofundamento Proficiência (1ºciclo) Texto escrito Texto multimodal Proficiência (1ºciclo) Autonomia Apetência Diversidade Fluência Construção de sentidos

Escrita Trabalho experimental e oficinal Crescente autonomia Importância da produção escrita (mobilização de outras competências) Trabalho experimental e oficinal Referenciais de: 1. Avaliação (aperfeiçoamento e reescrita) 2. Novas produções

Conhecimento Explícito da Língua Actividades que impliquem: descoberta, reflexão, explicitação, sistematização de conhecimentos sobre a língua Mapa de conceitos coerente Melhoria do desempenho nas outras competências específicas