Curso de Economia Fabio Nusdeo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Camille Monet e a Criança
Advertisements

INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
CONCEITOS PRELIMINARES
Dez Princípios de Economia
Classes e Estratificação Social
GEOGRAFIA.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Análise do ambiente de marketing
Economia e Globalização
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 10 – CONCEITOS ECONÔMICOS 14 de outubro de 2008.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
Capitulo 11 Microeconomia: A Procura
Classificação dos Sistemas de Produção
CONCEITOS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
CRÍTICA À ECONOMIA CLÁSSICA
Avaliação Psicológica
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Microeconomia – aula 7 Microeconomia para Administração
O capitalismo e a sociedade de consumo
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A Escassez: O Problema Econômico
TIPOS DE BENS e SERVIÇOS
BENS ECONÔMICOS CATEGORAIS.
CAPÍTULO 30. SIMULANDO O FUTURO.
Economia dos Serviços Ecossistêmicos
DEFINIÇÃO E OBJETO DA ECONOMIA
A Sociedade humana: generalidades
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
Profª. Taís Linassi Ruwer
Introdução à Economia A CIÊNCIA ECONÓMICA “Ciência da administração dos recursos raros.” Barre, R. (1969) “Ciência que estuda o comportamento humano em.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Seminário de Química Geral - Capítulo 1
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
A Natureza dos Recursos Naturais
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Sustentabilidade Sócio Ambiental
UNIDADE I- FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Conceito de Economia A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Do confronto entre as necessidades ilimitadas e a limitação de recursos.
ASPECTOS DA ECONOMIA AMBIENTAL
Professor Marcio Fadiga
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Prof. Me. Sidinei Silvério da Silva
Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global
Microeconomia Aula 2.
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
Economia II Profª Luana Abreu
Demanda. Nos primeiros dias de janeiro de todos os anos, os principais jornais apresentam matérias sobre as liquidações que algumas grandes lojas de departamento.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
A ECONOMIA GLOBALIZADA
6.1 Tecnologia de produção
Economia Conceitos Básicos.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
Limites do Crescimento Um pouco de história No ano de 1962 um grupo formado por 30 pessoas reuniram-se para discutir os dilemas da sociedade e o futuro.
Palestra InfoPLD Eficiência Econômica e a Formação de Preço de Curto Prazo no Setor Elétrico São Paulo, 05 de março de 2012.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Curso de Economia Fabio Nusdeo Capítulo 1 O Conceito de Economia e a Natureza do Econômico Alguns Conceitos Básicos Curso de Economia Fabio Nusdeo

As necessidades humanas e a lei da escassez Necessidades humanas : sempre crescentes, em ritmo acelerado de inovação e de consumo. Lei da escassez: recursos limitados com estoque fixo e não renováveis. Preocupação dos homens: Malthus: crescimento  demográfico  progressão geométrica recursos  progressão aritmética; meio ambiente  Clube de Roma; previsões futuras  limites ao crescimento econômico. Conceito relativo  varia com o tempo e procura.

Economia e Direito: indissociáveis Conceito de Economia: conjugação dos 2 elementos: necessidades ilimitadas e recursos finitos. Problema: escassez e sua administração por instituições Atividade econômica como ciência social: estudo científico do comportamento humano e das relações e fenômenos dele decorrentes que se estabelecem na sociedade. Significado de economia: oikos = casa + nomos = norma, regras. Portanto: administração da casa conforme regras. Relação: Direito e Economia  indiviso, verso e reverso. Ex: 2 terrenos (zoneamento, mudanças na legislação, etc.); legislação anti-truste, proteção ao consumidor, etc.

Bens Econômicos: elementos e características Bem econômico: útil e escasso Utilidade: capacidade do bem de suprir necessidades, no todo ou em parte; Necessidade: desejo socialmente manifesto que leva a uma ação. A economia não avalia; constata e explica. Subjetivismo: é a expressão da capacidade de se procurar o meio econômico  útil; Necessidade e escassez: só é escasso o que é útil, mas a recíproca não é verdadeira. Ex. de bens úteis e não escassos: ar, água = bens livres A utilidade e a escassez variam conforme o local e a época. Supérfluo e essencial: tem gradações, conforme as faixas de renda, os padrões de consumo, etc.

Utilidade Marginal Conceito: é a utilidade trazida por uma unidade adicional de qualquer produto. Ex: viajante e copo de água. Limite ou Margem: quando o acréscimo de utilidade – utilidade marginal – chega a zero, não haverá mais impulso para o consumo, ocorre a saciedade. Grau de disponibilidade: alta ou baixa e nula utilidade marginal. Produção e Consumo base de tomadas de decisão

Classificações dos Bens Econômicos Materialidade: Bens propriamente ditos materialidade, mesmo que não se possa tocar. Ex: alimentos, energia solar, elétrica, máquinas, etc. Serviços  totalmente imateriais; pura prestação humana, mesmo usando ferramentas. Ex: médico, advogado, etc. Finalidade: Bens de consumo  atendimento direto e imediato.Ex: vestuário, alimentação. Bens de produção  atendem de forma indireta, mediata por gerarem outros bens. Ex: máquina, terra, tijolo, etc.

Classificação... Relações entre si: Âmbito de necessidades: Bens complementares: emprego conjunto de bens de consumo e de produção. Ex: terra e semente; carro e combustível. Bens sucedâneos: se substituem no atendimento da mesma necessidade. Ex: combustíveis – álcool e gasolina, chá e café, conforme a cultura. Âmbito de necessidades: Bens exclusivos: ao atender a necessidade de um indivíduo, exclui o outro. Ex: alimentação, vestuário. Bens coletivos: atendem ao mesmo tempo a necessidade de um grupo. Ex: clube, ar, justiça. Bens públicos = de uso comum ( questão de terminologia).