EDUCAÇÃO INFANTIL Adriela Sterchile.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Advertisements

Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO Educação popular e Educação da Mulher
Desigualdades no acesso e na qualidade da educação infantil: os dados da PNAD e do Censo Escolar Angela Rabelo Barreto Consultora CGEE Brasília, 7 de março.
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Situação no Rio de Janeiro
PROPOSTA DE ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS REALIZADA PELO PROJETO CRECHE DAS ROSINHAS ANO XIV, NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2008 STEPHANIE.
MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira.
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
LEVANTAMENTO PARCERIA ONGS E ESCOLAS Março de 2006.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
A primeira infância é um excelente investimento. US$ 1.00 investido na infância retorna aproximadamente US$ 7.00* Uma criança pobre freqüentando.
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.

Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
Intervenção psicológica
A primeira infância,cidadania já.
AFETIVIDADE, LUDICIDADE
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA EM MOÇAMBIQUE
10% das caravelas - meninos menores de 15 anos;
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
Estatísticas da Criança no Brasil
Indústria Do artesanato ao robô.
A Comunicação Social e o Desenvolvimento Infantil
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO ROMANA.
EDUCAÇÃO ROMANA.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Terapia ocupacional Experiência na residência integrada multiprofissional em saúde do HU-UFMA Natasha C. J. Rodrigues Eliania Pereira da Silva Maio, 2011.
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
- O ensino fundamental de 9 anos foi implantado através da Lei n. º 11
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
O Plano Nacional de Educação e os desafios da Educação Infantil
Cidade-Estado: Atenas
INICIATIVA DO MANDATO DA DEPUTADA ESTADUAL BETH SAHÃO (PT) APOIO: Liderança do PT na Alesp 15 de maio de 2013.
ORIENTAÇÕES A PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E O TEA
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS DE ED
MAIO, MARIA E MÃE.
/ / Década de SAIR.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
O FUNDEB E OS PESOS DE PONDERAÇÃO DAS CRECHES. Atendimento x custo aluno creche A creche não é obrigatória. A EC 59/09 torna obrigatório o ensino dos.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Histórias de crianças e infâncias
Brincando, aprendendo e interagindo na Educação Infantil
 Financiamento zero  Gestão da educação era deixada nas mãos Jesuítas  Escolas das primeiras letras para indígenas e filhos de colonos  Ênfase no.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
PROJETO BRINCANDO DE JOGAR
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
DESENVOLVIMENTO DO EU O mais importante: Aparência e Popularidade Aparência e Popularidade Conceito de si mesma. Conceito de si mesma.
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
SÍNDROME DE RETT Dayana Canani Pedroso Jussara Mendes
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO INFANTIL Adriela Sterchile

A educação infantil, educação pré-escolar ou educação pré-primária consiste na educação das crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório.

Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas - através de atividades lúdicas e jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização.

Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo. Sua existência no meio social dependia totalmente da vontade do pai, podendo, no caso das deficientes e das meninas, ser mandadas para prostíbulos em lugar de serem mortas, em outros casos, (as pobres) eram abandonadas ou vendidas.

No Brasil, por volta da década de 1970, com o aumento do número de fábricas, iniciaram-se os movimentos de mulheres e os de luta por creche, resultando na necessidade de criar um lugar para os filhos da massa operária, surgindo então as creches, com um foco totalmente assistencialista, visando apenas o “cuidar”.

No Brasil considera-se como educação infantil o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 5 anos e 11 meses.

Apenas 18,4% da população de 0 a 3 anos estão matriculados em creches, segundo dados de 2009. Na pré-escola, a situação é um pouco melhor: cerca de 80% dos brasileiros de 4 e 5 anos estão na escola, mas ainda há uma demanda grande a ser atendida.

Disponível em: <http://pt. wikipedia Acessado em: 08 maio 2012. Figura disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/> Acessado em: 8 maio 2012.