Idosos 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pena Restritiva de Direito Pena Alternativa
Advertisements

Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica.
VILA REAL, 29 DE NOVEMBRO DE 2005
11Universidade da Madeira1 Economia do Trabalho Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Envelhecimento: um desafio ao futuro
Protecção nas eventualidades Invalidez e Velhice
Intervenção Social nos
Agradecimentos Instituto da Segurança Social, I.P.
COMPARATIVO INTERNACIONAL PARA PREVIDÊNCIA SOCIAL
ENVELHECIMENTO ACTIVO no sistema de segurança social
Reforma da Previdência Social Brasileira Jorge Gerdau Johannpeter Comissão Especial da Câmara dos Deputados Brasília, 24 de abril de 2003.
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2011 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2012.
Benefícios Inss Joelcio Flaviano Niels - Advogado - tel
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Situações de carência socio-económicas
APOSENTADORIA ESPECIAL PARA GUARDAS MUNICIPAIS.
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
O Futuro da Previdência Social no Brasil
© Dezembro, 2009 Eslovénia - redução do limite da idade necessário para aquisição do direito à pensão de reforma.
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Cessação da Relação Laboral
Pessoas com Deficiência
TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE (TDT)
Férias CLT: Artigos 129 a 153.
Segurança Social Famílias, Crianças E Jovens
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
CONTEXTO Influência crescente e determinante no sistema de segurança social de novos factores de raiz demográfica, económica e social; Envelhecimento.
Protecção na Parentalidade
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS
Normas de Gestão na CARE
DESCONTOS SOCIAIS DE ENERGIA
D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa?
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
Bureau Internacional do Trabalho Projecto STEP Portugal
NÃO ao desmantelamento do seguro de desemprego 1 O ataque à protecção dos desempregados é inaceitável!
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Desemprego Jovens pouco qualificados Jovens sobrequalificados Desempregados de longa duração.
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
Fundo de Garantia Alimentar Em que consiste? As condições de requerer O que regula o incumprimento Deveres do Representante Legal Conclusão Net Grafia.
BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS
Desemprego Direito social 9 de Maio de 2008 Viviana Ribeiro Nº 833.
!_* Trabalho de TIC*_! b Seguro de vida: b Trabalho realizado por:  Diana Filipa nº10  Filipa Morgado nº12 b Escola Secundária da Ramada!!
Perspectiva Histórica
16ª SEMANA NACIONAL EM DEFESA E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EDUCAÇÃO: ATIVOS x APOSENTADOS - REALIDADE PREVIDENCIÁRIA REDE ESTADUAL – AL. ►Consultor Técnico.
Carlos Arriaga Costa 1 Economia da Segurança Social Unidade 09 - Sustentabilidade do modelo de protecção social - anexo.
Conquista Concursos Apresenta : http: // bit.ly/1FT09KQ.
Ministério da Previdência Social
APOSENTADORIA E BENEFÍCIOS
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária.
Medidas Ativas de Emprego
AULA 2015 Direito Previdenciário
AULA 2015 Direito Previdenciário
6ª AULA 2015 Direito Previdenciário
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
A Previdência Social e o Envelhecimento da População
Plano de Seguridade Social
NOVO REGIME DA CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES LEI Nº 52/2007, DE 31 DE AGOSTO A PENSÃO RESULTA DA MULTIPLICAÇÃO DO FACTOR DE SUSTENTEBILIDADE CORRESPONDENTE.
Conversando com a Previdência. O QUE É PREVIDÊNCIA SOCIAL?
APOSENTAÇÃO Consiste na cessação do exercício de funções, com a consequente atribuição de uma prestação pecuniária mensal vitalícia, designada por pensão.
REGRAS DO SISTEMA 1- Sempre que um associado atingir 3 vezes o valor investido, haverá renovo automático do Plano, a menos que ele faça.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO 63ª e 64ª Aulas: 21/10/2011 Pensão por Morte.
DIÁLOGOS SOCIAIS Resumo das regras das Leis nºs /2015 (MP nº 664/2014) e /2015 (MP nº 665/2014) relativas ao Ministério da Previdência Social.
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Modelo Estado Providência Evolução histórica 1. Modelo Estado Providência Desenvolvido após a 2ª Guerra mundial É o Estado do bem-estar social É o modelo.
Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Transcrição da apresentação:

Idosos 1

Índice Introdução…………………………………………………………………………1 Apresentação…………………………………………………………………….2 Pensão por Velhice…………………………………………………………….3 Flexibilidade da idade de acesso à pensão ………………………..4 Pensão Antecipada…………………………………………………………...4 Pensão Bonificada ……………………………………………………………6 ……………………………………….…………………………………………………7 Outros regimes de antecipação da pensão ……………………….8 Acumulação da pensão de velhice ……………………………………9 Dependência…………………………………………………………………….10 Acção social às pessoas idosas ………………………………………….11 As respostas sociais para os idosos ………………………………….12 Pessoas idosas em situação dependência………………………….13 Apoios criados………………………………………………………………….14 ………………………………………………………………………………………….15 Conclusão…………………………………………………………………………16

Introdução No nosso curso de Técnica Administrativa, no módulo de sistema da segurança social foi-nos proposta a apresentação de um trabalho sobre um tema à nossa escolha onde vamos demonstrar os conhecimentos adquiridos. O nosso tema é sobre os idosos visto que todos caminhamos para lá e é sempre importante saber e dar a conhecer os apoios que se encontram disponíveis. 1

Ao longo dos tempos a segurança social tem vindo a desenvolver um plano mais abrangente no apoio e protecção dos idosos. Assim os idosos podem ter acesso: 1

Pensão por velhice A pensão de velhice é uma prestação pecuniária, paga mensalmente, destinada a proteger os beneficiários do regime geral de segurança social, quando atingem a idade mínima legalmente presumida como adequada para a cessação do exercício da actividade profissional. É uma pensão pecuniária; Mensal; A partir dos 65 anos; Tempo mínimo exigido 15 anos de descontes;

Flexibilidade da idade de acesso à pensão Pensão Antecipada É uma pensão que pode ser requerida por qualquer cidadão desde que reúna as seguintes condições: Antes dos 65 anos; Pelo menos 55 anos de idade; Mínimo de 30 anos de descontos; O montante da pensão antecipada de velhice é calculado pela aplicação de um factor de redução ao valor da pensão estatutária de 0,5% por cada mês de antecipação até aos 65 anos.

Pensão Bonificada Qualquer beneficiário do regime geral de segurança social com enquadramento na protecção à invalidez e velhice, com idade superior a 65 anos e que tenha pelo menos 15 anos de descontos. A pensão é bonificada por aplicação de uma taxa mensal, que varia em função do número de anos civis de carreira contributiva, compreendido entre o mês em que o beneficiário completa os 65 anos e o mês de início da pensão, com limite de 70 anos de idade. Esta pode ser requerida em qualquer serviço da segurança social.

A taxa mensal de bonificação varia em função do número de anos civis de carreira contributiva que o beneficiário tenha cumprido à data de início da pensão, de acordo com o quadro seguinte:

Outros regimes de antecipação da pensão Pode ter acesso : Em actividades profissionais de natureza ou desgastante; Medidas de protecção específica e actividades ou empresas; Desemprego involuntário de longo duração.

Acumulação da pensão de velhice Com rendimentos de trabalho Recebe sempre excepto em casos de invalidez absoluta; Em caso da reforma antecipada só pode receber de outra pensão com o intervalo de 3 anos. Outras Pensões: Regimes especiais do sistema da segurança social; Regimes de função pública; Regime dos antigos funcionários ultramarinos; Regime dos advogados e solicitadores

Dependência É atribuída a pensionistas em situação de dependência; 1º Grau: São dependentes de outra pessoa para realizar as suas tarefas básicas do dia-a-dia; 2º Grau: É a junção do 1º grau com a agravante de demência ou acamado.

Acção social às pessoas idosas Foram criadas respostas sociais e programas disponíveis para os idosos proporcionando uma melhor qualidade de vida no seio familiar .

As respostas sociais para os idosos Isoladas geograficamente Em família No lar de idosos Apoios criados Apoio Domiciliário Centro de convívio e de dia Centro ferias Lar e residência

Pessoas idosas em situação dependência: Isoladas geograficamente; Em família; No lar de idosos; Apoios criados: Acolhimento familiares; Apoios domésticos e lar; Serviço de telealarme.

Foi também criado um projecto de preparação para a reforma numa perspectiva preventiva e de inclusão. Baseado no desenvolvimento e aprendizagem ao longo da vida, o envelhecimento activo e empreendedor, este projecto chama-se Recriar o futuro. Foi criados o Complemento Solidário para Idosos é um apoio destinado a pessoas com baixos recursos de pagamento mensal. Pode ser pedido o CSI com idade igual ou superior aos 65 anos. Que possuam recursos anuais inferiores ao valor estabelecido Que residam em território nacional por período não inferior a 6 anos.

Desde que preencham uma das seguintes condições: Ser beneficiário de pensão de velhice, sobrevivência ou equiparada; Ser beneficiário de subsídio mensal vitalícia; Ser cidadão nacional que não teve acesso à pensão Social.

Conclusão Este foi um trabalho muito elucidativo, em que nós aprendemos o quanto é importante respeitar e ser solidário para que todos tenhamos um futuro melhor. Ficamos a saber quais os apoios que os idosos podem beneficiar, embora em alguns casos infelizmente não chegam para combater a pobreza.

Trabalho elaborado por: Lícia Fernandes Raquel Fernandes Paula Alexandre Cármen Varela Jesus Alves Rosário Francisco 19/02/2010