3ª Reunião Sobre Legislação do Ensino Superior CEETEPS / AESU –

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Transcrição da apresentação:

3ª Reunião Sobre Legislação do Ensino Superior CEETEPS / AESU – 08. 11 COMO A FACULDADE DEVE PARTICIPAR NA DEFINIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DOS SEUS FORMADOS?

CONCEITOS PRÉ PARADIGMAS SOCIEDADE

DIRETRIZES CURRICULARES - CNE / CP 03/02 LDB 9394/96 – EDUCAÇÃO SUPERIOR Finalidades da Educação Tecnológica I - incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos Finalidades da Educação Superior I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo

Finalidades da Educação Tecnológica Finalidades da Educação Superior II - incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho Finalidades da Educação Superior III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive

Finalidades da Educação Tecnológica Finalidades da Educação Superior III - desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços Finalidades da Educação Superior II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua

Finalidades da Educação Tecnológica Finalidades da Educação Superior IV - propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias Finalidades da Educação Superior VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade

Finalidades da Educação Tecnológica Finalidades da Educação Superior V - promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação Finalidades da Educação Superior V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração

Finalidades da Educação Tecnológica VI - adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos Finalidades da Educação Tecnológica VII- garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular

Finalidades da Educação Superior Finalidades da Educação Superior IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação Finalidades da Educação Superior VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição

... o desafio de aumentar a densidade tecnológica das empresas brasileiras exigirá não só muitos engenheiros de qualidade como também tecnólogos de primeira linha para trabalhar ao lado destes e a oferta de cursos que formam tecnólogos também está muito aquém das necessidades. Inova Engenharia – CNI, 2006

Os engenheiros e tecnólogos são personagens chave no processo de transformar conhecimento em inovação e atores imprescindíveis na implementação dessas inovações nos sistemas produtivos. Inova Engenharia – CNI, 2006

Não bastam engenheiros bem formados e em quantidade adequadas, o País precisará de um grande contingente de tecnólogos e, sobretudo, de trabalhadores de nível médio bem preparados. Inova Engenharia – CNI, 2006

O Brasil, entretanto, só aproveitará de fato essas oportunidades se houver uma deliberada inversão do vetor científico – até hoje predominante no País – para o tecnológico, como fizeram países menos desenvolvidos da Ásia – os chamados tigres (Taiwan, Hong Kong, Coréia do Sul, Singapura) e baleias (China e Índia) asiáticos. Inova Engenharia – CNI, 2006

PESQUISA E DESENVOLVIENTO 0,6 % do PIB

... é preciso considerar a presença e o papel essencial dos profissionais que exercem funções complementares às dos engenheiros, que são os técnicos de nível médio e os tecnólogos - os engenheiros, predominantemente, nas funções de planejamento, projeto, direção, inovação, qualidade e produtividade; - os técnicos apoiando os engenheiros nas funções de desenho de projetos, assistência técnica e manutenção. ... - os tecnólogos, em fase mais avançada da produção de bens e serviços, exercem funções de gestão, supervisão e constante melhoria dos processos produtivos. São, também, responsáveis pela introdução de inovações tecnológicas garantidoras da competitividade das organizações. Nacim Chieco – CNI, 2006

a presença dos tecnólogos vem encontrando obstáculos ... a presença dos tecnólogos vem encontrando obstáculos. Embora respondam a reais demandas por profissionais mais afetos aos problemas práticos e operacionais, formados em tempo mais curto, as corporações, os conselhos profissionais e as próprias instituições de ensino resistem em reconhecer o papel e a importância do tecnólogo no processo produtivo, em espaço definido e necessário de atuação. Nacim Chieco – CNI, 2006

... no Brasil, as pessoas tendem a identificar “universidade” com ensino superior, o que causa inúmeros problemas, tanto para a interpretação dos dados quanto para a compreensão do sistema. Em nenhum país do mundo, o ensino superior é oferecido apenas em universidades, mas compreende um leque amplo de instituições e cursos diversos, que atendem a uma parcela considerável da demanda. Eunice Ribeiro Durham

A maioria dos jovens que quer ingressar no ensino superior não tem, como objetivo, tornar-se um profissional altissimamente qualificado ou um pesquisador, percorrendo um caminho muito longo e competitivo, durante o qual muitos são eliminados. Interessa, a esses jovens, um ensino superior que lhes permita ingressar no mercado de trabalho em posições mais interessantes, de maior prestígio e de salários mais altos. É por isso que, nos países desenvolvidos, cerca de um terço dos alunos estudam em instituições tecnológicas, profissionais ou vocacionais, a maior parte das quais de excelente qualidade. Eunice Ribeiro Durham

MUDANÇA ... PARADIGMAS SOCIEDADE NOVOS PARADIGAMAS CONHECIMENTO ...

Declaração de Bolonha, 1999 – Europa Objetivos principais Adoção de um sistema de graus de leitura e compreensão acessíveis. Promover a empregabilidade dos cidadãos europeus e a competitividade internacional do sistema de ensino superior.

2. Adoção de um sistema baseado em dois ciclos principais, o graduado e o pós-graduado, em que o graduado terá a duração mínima de três anos, e o pós-graduado compreendendo o mestrado e o doutorado. ( 3 – 5 – 8)

3. Estabelecimento de um sistema de créditos europeu, capaz de garantir a mobilidade dos estudantes e o reconhecimento da aprendizagem ao longo da vida. 4. Promoção da mobilidade dos professores, dos estudantes e do pessoal administrativo, valorizando períodos passados num contexto europeu diferente do da sua origem.

5. Promoção da cooperação européia na avaliação da qualidade, visando critérios e metodologias comparáveis 6. Promoção das necessárias dimensões européias do ensino superior (desenvolvimento curricular e conteúdos, cooperação entre instituições, programas integrados de estudos, etc.)

Declaração de Bolonha ... qual é a universidade que nós vamos ter a partir de agora? Que ela não seja uma universidade toda de marfim, eu fico extremamente satisfeito. A universidade de marfim é uma universidade arrogante, elitista, tecnocrata, indiferente a diferenças, incapaz de lidar com os problemas. Licínio C. Lima

... esta mutação virá a ocorrer: se no sentido mercantilista, de emulação e de competitividade, típico de uma concepção de universidade como “moderna estação de prestação de serviços”, fornecidos a clientes e a consumidores, preferencialmente àqueles que os podem pagar, ou se no sentido do aprofundamento de uma concepção de universidade como polis, como cidade e espaço de cidadania democrática, também democraticamente governada. Licínio C. Lima

Declaração de Fortaleza, 2004 Assegurar a mobilidade de estudantes dos centros investigadores e técnicos dos países da CPLOP e cobrar um mínimo de estruturas das instituições superiores. MERCOSUL ÍNDIA

BACHARELADO O que caracteriza um curso como bacharelado é a existência de uma estrutura curricular que confira ao graduado o domínio do conhecimento de um recorte específico de uma área do conhecimento ou de uma área técnico-profissional sem contemplar os conhecimentos específicos que habilitam o futuro profissional a exercer o magistério. MEC – SESU, 2001

BACHARELADO – MEC BACHAREL - Houaiss Curso superior de graduação que confere ao diplomado, habilidades e competências num determinado campo do saber. BACHAREL - Houaiss Indivíduo que concluiu o curso de graduação em faculdade de Direito. Indivíduo que obtém o primeiro grau de formatura em qualquer curso universitário. Aquele que concluiu o segundo grau. Pessoa que fala demais.

DADOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR OCDE - 2005

Teste PISA – UNESCO – OCDE, 2003 Programa Internacional de Avaliação de Alunos NÍVEL 1 - a criança mal sabe ler e muitas nem alcançam este que é o nível mínimo 2 - lê algumas palavras 3 - lê textos pequenos 4 - significa bom desempenho 5 - alto nível, lê textos complexos e ainda avaliá-los criticamente

Nível de Proficiência (%) – população de 15 anos Menos que 1 1 2 3 4 5 Países 2.4 7.2 18.0 28.0 27.7 16.8 Canadá 3.3 9.1 19.0 25.7 25.3 17.6 Austrália 4.2 11.0 22.0 30.6 23.7 8.5 França 6.4 11.5 21.0 27.4 21.5 12.2 EUA 9.6 16.7 23.3 27.5 Portugal 9.9 12.7 22.3 26.8 19.4 8.8 Alemanha 16.1 28.1 30.3 18.8 6.0 0.9 México 32.5 12.9 3.1 0.6 Brasil

SAEB 2003 - MEC Alunos da 4ª série 55% - estado crítico ou muito crítico na leitura 5,0% - em nível adequado 51% - estado crítico ou muito crítico na matemática 6,4% - em nível adequado

Alunos da 3ª série do ensino médio 38,6% - estado crítico ou muito crítico na leitura 6% - nível apropriado 68,8% - estado crítico ou muito crítico na matemática 7% - nível apropriado

Gastos Públicos - Educação Superior UNESCO - 2002

TECNÓLOGO DESAFIOS MANTER – SE REFERÊNCIA

REVER CONCEITOS SUPERAR PRÉ CONCEITOS NOVOS PARADIGMAS

PROFESSORES ESTUDANTES SETOR PRODUTIVO CONSELHOS FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SETOR PRODUTIVO INSERÇÃO CONSELHOS NÃO SUBMISSÃO

Não se pode descuidar de como deve ser a educação, de que modo se há de ensinar. Da perspectiva do sistema educativo atual há confusão sobre se deve praticar disciplinas úteis para a vida, ou as que promovem as virtudes, ou as muito teóricas, que todas têm seus partidários. Tem também importância a finalidade pela qual se aprende algo. O ensino praticado atualmente, como dissemos, apresenta ambigüidades.

Aristóteles, Livro VIII, Da Política

OBRIGADO Tecgº. Décio Moreira Professor da FATEC – SP Departamento de Transportes e obras de Terra decio@ tecnologo.org.br Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo Fone (11) 3315-8972 tecnologo@ tecnologo.org.br www.tecnologo.org.br