ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO PROJECTO MIL ESCOLAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

DC&D II Rede Nacional Portuguesa
ESCOLA SECUNDÁRIA/3º CEB POETA AL BERTO
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Alverca/ Calhandriz (na estrada para À- dos – Melros)
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Alguns princípios fundamentais a considerar:
EDUCAÇÃO FÍSICA Mobilizar saberes culturais,
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Sítio dos miúdos
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Essa é minha escola.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
“Ver para Dizer Ciência”
Matinha de Queluz Queluz - Sintra
Ciências 3 a Série (clique na capa o livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant (clique aqui) Caminhos.
Desenvolvimento Curricular
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Departamento do Ensino Secundário
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Público Escola.
Mata de Nª Sr.ª dos Remédios Lamego
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Algumas Actividades desenvolvidas ao longo do 2º período.
Escola Secundária da Portela
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Educação Ambiental e Saúde “Jovem educa jovem, mas educam também todos aqueles que têm mente e coração abertos, conscientes de que a mudança depende de.
Escola Secundária da Portela - Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12.º Ano de Escolaridade – Área de Projecto.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA Ano Lectivo 2009/2010
UNIVERSIDADE, ARTE E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO CULTURAL DA UNIVERDIDADE DE FORTALEZA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL Adriana Helena Santos.
Clube de Educação Ambiental da Faculdade de Educação (CEAFE) Copyright © 2010 CCAA Project 1.
Rochas dominantes Calcário.
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Relato Atividades Boletins Informativos; Página do Comitê Pardo; Curso de Capacitação em Educação Ambiental I e II; Curso de Coleta Seletiva:
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Plano de Actividades 1º ano Ano lectivo 2008/2009.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Estrada para Bucelas Bosque de Bucelas 8.º Ano – 20 alunos Escola EB 2,3, Alto do Moinho Unhos – Loures - Lisboa Marta Castro – Ciências Naturais.
BIBLIOTECAS ESCOLARES Formandos: Francisco Jardim Marta Dias Paula Costa Missão, Objectivos e Serviços.
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE No dia 5 de Junho -Dia Internacional do Ambiente, a Escola EB1 Serra das Minas nº 1, sita na Av. João de Deus, realizou um desfile.
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
A Arte na Literatura de Cordel
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
Cheias em ambiente urbano: Rua Prior do Crato - Lisboa
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
“Um país se faz de homens e livros”
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
Page 1 Projeto Comenius Art Builds Cultural Diversity ABCD Faro janeiro, 2013.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Tipo de actividades Passeios pedestres. Provas de orientação. Recolha de contos e histórias regionais. Descrição da paisagem (observação das características.
Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO PROJECTO MIL ESCOLAS

“ A Água e a Ribeira de Canide: Conhecer para Preservar” Porquê este Projecto? O isco veio: “A Água e os Nossos Rios”, a água e os ecossistemas ribeirinhos. “Meninos, conhecem alguma Ribeira que passe aqui perto da Nossa Escola? - Não, Setôra .Nunca vimos nada! - E se ela existisse? - Gostaríamos de a conhecer.” E foi assim que nasceu o presente projecto.

OBJECTIVOS -Capacitar os alunos para a identificação de problemas da comunidade a nível do uso da água e dos ecossistemas ribeirinhos. - Promover o conhecimento da fauna e flora do ecossistema ribeirinho. - Sensibilizar para a problemática da poluição hídrica. - Evidenciar a importância da reabilitação/requalificação das ribeiras em áreas urbanas. - Interpretar os ciclos naturais e urbanos da água. - Sensibilizar a comunidade local para a necessidade da preservação e uso adequado da água.

OBJECTIVOS - Demonstrar a importância da participação do cidadão no processo de melhoria ambiental, através de práticas adequadas. -Desenvolver o respeito pela protecção dos cursos de água. -Promover a Educação para a Cidadania e para o Ordenamento do Território. - Desenvolver o sentido de responsabilidade individual e colectiva. - Desenvolver o espírito cívico, crítico e a autonomia. - Desenvolver o espírito científico.

DESCRIÇÃO DAS ACTIVIDADES PREVISTAS Pesquisa e recolha de dados. Aulas de campo. Registos gráfico e fotográfico das aulas de campo e visitas. Actividades experimentais. Elaboração de fichas e roteiros. Monitorização do consumo de água em casa. Tratamento de dados.

DESCRIÇÃO DAS ACTIVIDADES PREVISTAS Visitas de estudo (ETAR, CEAR). Elaboração de um jornal temático de turma. Elaboração de uma canção alusiva ao tema. Teatro de fantoches sobre o Ambiente. Realização de um Power Point sobre a “Água e a Vida”. Exposição e/ou Palestra aberta à comunidade educativa, com actividades interactivas e trabalhos realizados pelos alunos.

METODOLOGIA Tratamento do tema nas aulas de Área de Projecto, Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, E.M.R.C., E.V.T., Formação Cívica , Educação Musical e Matemática. Visitas de Estudo às Ribeiras de Canide e do Espírito Santo, à Etar de Gaia Litoral, para conhecimento presencial da realidade tema do Projecto e exploração nos seus diferentes aspectos;

RESULTADOS ESPERADOS Desenvolvimento de técnicas de recolha e tratamento de dados; Construção de uma base de dados sobre a ribeira de Canide. Produção de informações concretas sobre os hábitos de consumo de água de modo a proceder às necessárias correcções; Uma maior consciencialização por parte dos alunos e comunidade local para os problemas ambientais; E, essencialmente, que a comunidade mude os seus hábitos de maneira a torná-los mais sustentáveis.

haverá lugar a uma apresentação Exposição e/ou Palestra Concluído o trabalho haverá lugar a uma apresentação às comunidades escolar e local, em forma de Exposição e/ou Palestra

OBRIGADA PELA ATENÇÃO DISPENSADA