Programa de Ensino e Proposta Pedagógica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A formação da identidade do professor de línguas estrangeiras
Advertisements

RESPONSÁVEL: Prof. João Mateus
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
ENCONTRO SARESP JULHO 2009.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
LÍNGUA PORTUGUESA.
Curso de Gêneros Textuais
Práticas no ensino da língua
CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS
“Proposta de atividade, esboço inicial”
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Rotina na Alfabetização:
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
Programa Ler e Escrever
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
Caracterização dos Ciclos
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Orientação Técnico-Pedagógica
Oficina de Apropriação de Resultados
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Redação UEM Gêneros textuais
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Profa. Cristina Araújo de Farias
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Zuleika de Felice Murrie
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Estrutura do documento:
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Replicação Metas Curriculares de Português
Novos Programas de Português do Ensino Básico NPPEB Didatização 1Madalena Relvão & Graça Trindade.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
Novo programa Língua Portuguesa
Eixo 3 : Leitura Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias.
Avaliação de Língua Portuguesa
Leitura e escrita PALAVRAS SOLTAS Formação de Língua Portuguesa
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Procedimentos Psicopedagógicos
PROVA BRASIL 2015.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Didática da Alfabetização
Abrir o Apetite Poético
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Projetos e Sequências Didáticas
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Transcrição da apresentação:

Programa de Ensino e Proposta Pedagógica A proposta pedagógica da Coleção ABCD de Língua Portuguesa: - Permite o desenvolvimento sistemático, ordenado e estruturado de todas as competências básicas para o domínio da Língua Portuguesa. - Promove a observação reflexiva da linguagem e a consolidação dos conhecimentos. - Contextualiza o ensino a partir de textos agrupados em tipos e gêneros. - Estrutura o programa de ensino de cada série em 4 unidades.  Cada unidade se concentra num tipo de texto: narrativo, descritivo, persuasivo ou procedimentos. Oferece um currículo em espiral: - cada unidade retoma e reforça o que já foi aprendido. - cada livro retoma e aprofunda o que foi aprendido no livro anterior.

Competências e conteúdos No caso de programa de ensino, as competências sempre se referem ao domínio de conteúdos específicos. 1. Leitura As principais competências de leitura incluem: fluência, vocabulário e estratégias de compreensão. 2. Escrita As competências de escrita incluem o desenvolvimento de competências de caligrafia, ortografia, sintaxe e redação. 3. Expressão oral As competências de desenvolvimento da capacidade de expressão oral incluem: - Saber ouvir.

- Expressar-se com desembaraço e prosódia. - Controlar a altura da voz. - Expressar-se usando linguagem adequada à audiência e ao ambiente. - Dominar a linguagem padrão e utilizá-la de forma adequada, nos ambientes adequados. - Ler e falar com desembaraço diferentes tipos de texto. - Saber como e quando falar com desembaraço.

MS - Bela Vista - realização da Lição 1 do Livro B - Coleção ABCD Para navegar pela galeria, clique em uma das fotos e use as setas      e     do teclado.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 MS - Bela Vista - realização da Lição 1 do Livro B - Coleção ABCD                                                                                                                                                                                  

MS – Bela Vista – Escola Estadual Ester Silva – Lição 3 do Livro A

MS - Escola Pantaleão Coelho Xavier MS - Escola Pantaleão Coelho Xavier. O 3º ano da professora Rosane faz um lindo trabalho sobre fábulas

MS - Escola Pantaleão Coelho Xavier MS - Escola Pantaleão Coelho Xavier. O 4º ano da professora Sandra faz um lindo trabalho com a música Cavalo Preto

MS - E. E. Eduardo Perez - Prof. Rita - Lição do Livro A