Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Advertisements

Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Mercado Introdução MERCADO
PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, CAPÍTULO 2
Estudo de Caso de uma População Idosa Abrigada em Instituição Privada de Longa Permanência em Santo André: Perfil Sócioeconômico e Financeiro. Mauren.
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof.
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ALUNOS DE LETRAS DA UFPR
Tópicos de Economia Aplicada
Quantitativa e Qualitativa Marketing/Produto/Serviço
FALTA DE ÉTICA EM PESQUISA DE MARKETING PESQUISA E SUAS VARIANTES
Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos
Referências bibliográficas
Pesquisa de mercado e comportamento
Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.
Estudos de Usuários Proposta de reflexão teórica baseada na análise de sete dissertações de mestrado sobre usuários de bibliotecas escolhidas aleatoriamente.
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
Para início de estudo Estatística.
Introdução a Microeconomia
Avaliação integrada e Somativa em TD&E
Diagnóstico do nível de modernidade das indústrias de móveis da cidade de Tubarão. Economia (Economia Industrial: Mudança Tecnológica). Projeto PUIC Individual.
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Fundamentos de economia
Estudo Comparativo do Comportamento do Consumidor Planejador e do Consumista: o caso de Gravatal. (PUIC) Ciências Sociais Aplicadas – Economia. Amanda.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Identificação dos instrumentos orçamentários mais utilizados pelos professores da Unisul: A consolidação do patrimônio pessoal (PUIC), Ciências sociais.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
GRUPO: Fabíola Vieira, Aline Damasceno e Alex Santos
Mortalidade por Acidente de Trânsito na Cidade de Tubarão –SC, no ano de Área de conhecimento. Geisiane Custódio – Autora – Curso de Medicina do.
TÍTULO Subtítulo (se tiver)
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
Título do Trabalho: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO EMPREENDIDAS PELAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS Aluna : Laís Rupp Orientadora:
DIAGNÓSTICO DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO TERRITÓRIO LAGOA DA CONCEIÇÃO Ana Paula Gonçalves1, Elisa Kappel1, Mariana Girardi1, Mariana.
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
PESQUISA DE MARKETING Curso Superior de Tecnologia em Marketing PESQUISA DE MARKETING Umuarama - PR Contagem da População 2007 (IBGE) = habitantes.
ESTUDO DE COMUNIDADE.
Dicas Gerais sobre a Monografia
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
Disciplina de Núcleo Livre/2007 Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Profª: Maria Margarida Machado ATIVIDADE DE PESQUISA – 20/03/08 TEMA: Sujeitos.
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Propor soluções para a implantação de políticas de desenvolvimento sustentável nas micros e pequenas empresas da região de Tubarão. Ciências Sociais –
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA.
SISTEMATIZAÇÃO DA MEMÓRIA SÓCIO-CULTURAL DOS AFRO-DESCENDENTES DO MUNICÍPIO DE LAGUNA/SC. (Ciências Humanas, Linguagens e Artes) Acadêmica: Bárbara Colossi.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
Gestão da Inovação das indústrias plásticas da região da Amurel (PUIC) Ciências Sociais Aplicadas Vânia Maria Gomes, Sidenir Niehuns Meurer e Ivone Junges.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Levantamento do Perfil Profissional do Egresso do Curso de Direito da Unisul, Campus Tubarão, no Período de 1990 a Área de conhecimento: Ciências.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Checklist para Avaliação de Usabilidade de Interfaces para Portadores de Visão Sub-normal - Ciências Exatas e da Terra Vera R. Niedersberg Schuhmacher,
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico #09.
O tipo de jogo elaborado foi de tabuleiro. Observou-se uma boa aceitabilidade do jogo tanto na análise dos dados dos questionários como pela observação.
Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL
Transcrição da apresentação:

Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão. (PUIC), Ciências Sociais Aplicadas - Economia Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing e Professor Ivone Junges Nupem – Núcleo de Pesquisa em Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas Curso de Administração – Tubarão (Programa de Iniciação Científica – PUIC). Introdução O comportamento dos consumidores é uma questão muito difícil de trabalhar, pois está sempre em constante mudança. Com a vida corrida que as pessoas levam hoje em dia, torna-se preocupante a forma com que elas suprem as necessidades do corpo, e também é importante saber os alimentos que as mesmas consomem. Dessa maneira, tornou-se necessário estudar o perfil socioeconômico e avaliar a renda e os hábitos de alimentação dos consumidores de cereais da cidade de Tubarão. Para dar início ao estudo foi indispensável abordar alguns conceitos da Teoria Microeconômica, que também abrange o mercado, a demanda e oferta de bens e serviços, o setor de cereais no mundo e no Brasil, os cereais em geral e também o consumo de barra de cereal na cidade de Tubarão. Então, se deu início ao estudo de mercado, para conhecer o perfil econômico e social dos consumidores de barra de cereal de Tubarão, o estudo abordou jovens a partir de 15 anos de idade, em diversos locais da cidade. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com perguntas que se referem à parte socioeconômica dos entrevistados, a preferência deles e a freqüência de consumo que os mesmos têm com barra de cereal. A pesquisa teve um foco na barra de cereal pelo fato de muitas pessoas não saberem identificar quais produtos são feitos de cereais, pois os mais conhecidos são o arroz e o trigo. Também pelo fato de a barra de cereal ser o cereal mais consumido. Contudo foi possível analisar os tipos de barras de cereais que são mais consumidas, os fatores que devem ser melhorados e além do mais, diversas opiniões que os consumidores tem a respeito do produto. Objetivos Objetivo Geral: Identificar o perfil socioeconômico dos consumidores de cereais residentes na cidade de Tubarão. Objetivos específicos: a) Analisar o setor de cereais no Brasil e em Santa Catarina a partir de dados secundários: periódicos especializados, sites, livros, bancos de dados e etc.. b) Estudar os dados socioeconômicos da cidade de Tubarão disponíveis em plataformas institucionais: SEBRAE, Amurel, IBGE etc. c) Selecionar as principais variáveis de pesquisa que permitam identificar o consumo de cereais, bem como o perfil do consumidor. d) Coletar as informações através de entrevistas às famílias e as pessoas da cidade de Tubarão com base nas variáveis de pesquisa. e) Diagnosticar o perfil de consumo de cereais do tubaronense a partir da analise dos dados coletados. Metodologia Para alcançar os objetivos propostos neste estudo a população entrevistada foi composta por pessoas na faixa etária entre 15 e 59 anos, de ambos os sexos, residentes no município de Tubarão. Para as entrevistas foi necessária a identificação de uma amostra estatística a partir do universo total a ser pesquisado. O erro amostral foi de 10% e a confiabilidade de 96%. A faixa etária escolhida está dentro do intervalo que mais pode consumir cereal e que teria mais condições de participar de uma entrevista. Os entrevistados em sua maioria consomem arroz, um percentual muito pequeno consome outros tipos de cereais. Por isso, optou-se, na pesquisa, por focar no consumo de barras de cereal. A pesquisa foi realizada com coleta de dados com base no formulário de pesquisa aplicada em locais de maior circulação de pessoas: supermercados e mercados, padarias, restaurantes, lojas, shopping, universidades, academias e etc. Os principais aspectos a serem levantados são: efeito sobre o consumo ou não consumo de barra de cereais; escolaridade e consumo; renda e consumo; cultura e consumo; tendências, etc. Para a análise dos dados se usou de técnicas da estatística descritiva: freqüência, dimensionamento e projeção de consumo. Também se utilizou de avaliação qualitativa baseada em depoimentos dos entrevistados. Resultados Conclusões Ao longo dessa pesquisa foi possível diagnosticar o perfil dos consumidores de barras de cereais no município de Tubarão, Santa Catarina. Após a finalização da pesquisa, percebe-se que muitas pessoas têm o hábito de consumir barra de cereal, porém, existem vários fatores que poderiam ser modificados tanto no produto em si, quanto na divulgação e apresentação do mesmo. Enfim, percebe-se que a barra de cereal é um produto que acompanha a rotina dos consumidores e para muitos deles é um produto fundamental e muitas vezes inseparável, de acordo com essa fidelidade que muitas pessoas têm com a barra de cereal, a mesma precisa estar de acordo para satisfazer as necessidades dos consumidores. No entanto, a partir da pesquisa realizada pode-se analisar que os consumidores têm uma alta freqüência de consumo de barra de cereal, embora hajam fatores a serem melhorados como, por exemplo, os ingredientes e o cheiro, portanto, inovando essas características possa haver um aumento na procura pelo produto. Um resultado importante identificado na pesquisa com os consumidores foi devido à praticidade que o produto oferece durante o dia-a-dia das pessoas, por ser prático de carregar e fácil de consumir. A pesquisa contribuiu para conhecer melhor o perfil do consumidor e as suas necessidades pelo produto. Essas informações ajudarão melhor as indústrias de barras de cereais e também os pontos de venda do produto. Bibliografia ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE LAGUNA. Dados sócios econômicos. Disponível em: www.amurel.com.br. Acesso em: 07/10/2009   CEREAIS. Tipos de cereais. Disponível em: www.sonutricao.com.br; Acesso: 18 de novembro de 2009.  ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. São Paulo: Atlas, 18 ed; 2000  SILVA, Fábio Gomes da; JORGE, Fauzi Timaco. Economia aplicada à administração. Futura: 1999  TROSTES, Roberto Luis; MOCHÓN, Francisco. Introdução à Economia. São Paulo: Markron Books do Brasil Editora Ltda: 2 ed; 1994. VASCONCELLOS, Marco Antônio .S; GARCIA, Manuel E. Fundamentos de economia. São Paulo: Saraiva: 2 ed; 2004.  WESSELES, Valter J. Economia. São Paulo: Saraiva 2 ed; 2003 Apoio Financeiro: Unisul