Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Processos decisórios Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 2 Prof. Felipe Figueira
O Comportamento do Consumidor de Serviços
RISCO OBJETIVO X RISCO SUBJETIVO
ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Uma Abordagem Gerencial Processo Decisório: Teoria e Aplicações
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
Disc.: OSM – 5º. Período Prof.: Jássio Pereira Encontro 3
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Enfoque multicritério Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 3 Prof. Felipe Figueira
Qualificação e Quantificação por Valor Esperado dos Riscos
MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
O Grupo: Professor: Disciplina: Anderson Mendes da Silva
O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
O comportamento das pessoas baseia-se na SUA percepção da realidade.
ANÁLISE DE DECISÃO Profª. Elizabete Nunes.
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOCUMENTAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
Auxílio multicritério à decisão – amd
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Semana 6 Variabilidade e Cognição humana
UM ENFOQUE RACIONALISTA ALTERNATIVO
INTELIGÊNCIA RACIONAL
O que é planejamento??? Curso: Enfermagem
SAD – 1. Introdução - Histórico
A percepção Percepção: é o processo pelo qual os indivíduos selecionam, organizam, armazenam e recuperam informações. Decisão: é o processo pelo qual as.
PERCEPÇÃO.
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Com. Empresarial e Processo Decisório O Processo Decisório
Como pensar e agir sobre as incertezas que afetam a decisão
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Administração Financeira
Comportamento do consumidor
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PROCESSO DECISÓRIO ELEMENTOS:
Planejamento Ambiental 9º Semestre
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Abordagem Comportamental da Administração
ELEMENTOS COMUNS À DECISÃO
Função Planejamento GUI I
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES INDIVIDUAIS
Processo Decisório Herbert Simon.
Processo do Trabalho em Enfermagem Turma 301 E Profª Mônica I. Wingert
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Comportamento do Consumidor
O Planejamento da Negociação
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Sistema de Informações Gerenciais
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
TOMADA DE DECISÃO Anjel Diniz Karen Aveiro Lisiane Lopes Marlene Rodrigues Matias Oliveira Vinicius de Moraes.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 08 A administração da incerteza: as organizações como sistemas de tomadas de decisão Prof. Dalton Martins
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Projeto de Intervenção Parte I
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
Fases Metodológicas do Planejamento Social
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Tomada De Decisão.
Transcrição da apresentação:

Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes

CATEGORIA DAS DECISÕES 1. ESCOLHA: Escolher uma alternativa dentre um conjunto de alternativas viáveis. 2. CLASSIFICAÇÃO: Classificar um conjunto de alternativas em subconjuntos. 3. ORDENAÇÃO: Ordenar alternativas, segundo algum critério. 4. CLASSIFICAÇÃO ORDENADA: Classificar alternativas em classes de referência ordenadas. 5. PRIORIZAÇÃO: Dados os elementos de um conjunto de alternativas, estabelecer uma ordem de prioridades para os elementos do mesmo.

ELEMENTOS DA DECISÃO ESTADO DA NATUREZA: São as condições de incerteza, risco ou certeza que existem no ambiente de decisão que o tomador de decisão deve enfrentar TOMADOR DE DECISÃO: É o indivíduo ou grupo que faz uma opção entre várias alternativas. O tomador de decisão sempre é influenciado pela situação em que está envolvido, pelos seus valores pessoais e o envolvimento social, bem como pelas forças políticas e econômicas que estão presentes.

ELEMENTOS DA DECISÃO OBJETIVOS: São os fins ou resultados que o tomador de decisão deseja alcançar com suas ações. Há muita variação no grau em que os objetivos organizacionais são estáveis e facilmente identificados ou mensurados. PREFERÊNCIAS: São os critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha SITUAÇÃO: São os aspectos do ambiente que envolve o tomador de decisão, muitos dos quais fora do seu controle, conhecimento ou compreensão e que afetam sua escolha.

ELEMENTOS DA DECISÃO ESTRATÉGIA: É o curso de ação que o tomador de decisão escolhe para melhor atingir os objetivos. Depende dos recursos que pode utilizar ou dispor. RESULTADO: É consequência ou resultante de uma determinada estratégica.

ELEMENTOS DA DECISÃO O processo de decisão ocorre em um determinado ambiente que o influencia profundamente. Todo tomador de decisão está inserido em uma determinada situação, pretende alcançar objetivos, tem preferências pessoais e segue estratégias (cursos de ação) para obter resultado

PERCEPÇÃO E A TOMADA DECISÃO Processo pelo qual os indivíduos processam interpretam e organizam suas impressões sensoriais,com a finalidade de dar sentido ao ambiente. O que uma pessoa percebe pode ser diferente da realidade objetiva.

FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO Observador: Nossa atenção parece ser influenciada pelos nossos interesses. Nossos interesses pessoais diferem consideravelmente, o que um indivíduo percebe em uma situação, pode ser totalmente diferente da percepção do outro. As expectativas também podem distorcer a percepção. Faz com que vejamos aquilo que esperamos ver.

FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO O ALVO: As características do alvo que está sendo observado também afeta a percepção. Ex: pessoas atraentes, sons, movimentos. Como os alvos não são observados isoladamente a sua relação com o cenário influencia a percepção. O que percebemos vai depender de como separamos a figura de seu cenário geral.

FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO A SITUAÇÃO: Os elementos que fazem parte do ambiente, influenciam a nossa percepção. Ex:Trajes de gala para ir trabalhar. Você reparará mais nas atitudes dos seus subordinados quando o gerente geral estiver na cidade.