Urbanização e Industrialização do Brasil Países Desenvolvidos:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Histórico e Hierarquias urbanas
Advertisements

A PAISAGEM URBANA E A ELETRIFICAÇÃO
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
6a. Série – UT 04.
INTRODUÇÃO SOB O IMPACTO DA MODERNIZAÇÃO ECONÔMICA E DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, O BRASIL PASSOU DE UM PAÍS AGROEXPORTADOR E RURAL A UM PAÍS URBANO E INDUSTRIAL.
Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
A segregação socioespacial e a exclusão social
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
Tóquio O futuro aqui, hoje !.
São Paulo Bárbara Galvão-3 Jéssica Teles-14 Patrick Almeida-32
O Processo de Urbanização
URBANIZAÇÃO BRASILEIRA CAPÍTULO 30 / P. 428
URBANIZAÇÃO.
Conferência das Cidades Mato Grosso
As grandes cidades são diferentes?
O Mundo Urbano Brasileiro
OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES
O processo de urbanização cap. 27
Congresso Nacional Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado.
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
CAPÍTULO 5 – O RÁPIDO PROCESSO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
Conferência das Cidades Mato Grosso
Módulo 05 – Capítulo 2 As cidades e a urbanização
Histórico e Hierarquias urbanas
Geografia Por Tabata.
Urbanização Brasileira
ESTADOS UNIDOS.
Guilherme senra Hilvaneide valentim
Políticas Públicas e o Espaço Urbano
A urbanização e seus impactos Cap. 25 – pg 358
Urbanização Capítulo 25.
Urbanização 7 Os objetivos que deverão ser atingidos com o estudo desta unidade: - Compreender o processo de urbanização. - Identificar a hierarquização.
Novas formas de tecido urbano
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
Consequências: Saturação da infraestrutura urbana
Produção de lotes baratos e regulares para a população de baixa renda.
Região Metropolitana Conjunto de municípios influenciados e polarizados por uma metrópole ou centro regional. No Brasil, a Constituição Federal de 1988.
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
Seminário - Projeto de Lei 3057/00 A nova Lei de Responsabilidade Territorial Modalidades de parcelamentos do solo urbano e requisitos ambientais e urbanísticos.
Área Urbana - Concentração de pessoas em um espaço restrito a atividade secundaria ou terciária. Para se considerar uma área urbana é levada em conta a.
Lei Federal nº /79 Parcelamento do Solo Urbano O que mudou
Cap. 10 – Urbanização e redes urbanas
Em 1968 foi inaugurada a REGAP(Refinaria Gabriel Passos), localizada na porção leste do município, próximo da BR 381/262 Na década de 1970, o estado implementa.
A Urbanização.
MUDANÇA DE ROTA – BLOG NOVO Anotar na agenda
Setor primário A teoria dos três setores - década de 30.
Urbanização brasileira
A URBANIZAÇÃO.
Urbanização brasileira
Urbanização mundial e brasileira
A DINÂMICA DAS CIDADES.
CIDADES GLOBAIS, METRÓPOLES MEGACIDADES E MEGALÓPOLES
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
URBANIZAÇÃO MUNDO BRASIL
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
Rede Urbana.
Cidades.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
Urbanização Processo que provoca um crescimento da população urbana e das manchas urbanas. Causas da urbanização no Brasil: –Êxodo rural –Industrialização.
Urbanização 2º EM – 2015 Jeferson. CONURBAÇÃO ENCONTRO FÍSICO DE DUAS OU MAIS CIDADES.
Urbanização.
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre “CIDADES E TERRITÓRIOS” Sugestão de tópicos para discussão – reunião de 04/09: *Apesar de já bem conhecidos, coloquei.
REDE URBANA Cidades que tem relações comerciais, culturais, financeiras, industriais, políticas entre si e que geralmente estão sob o comando de uma.
População mundial: cidades e consumo
Urbanização.
Transcrição da apresentação:

Urbanização e Industrialização do Brasil Países Desenvolvidos: Conceitos: Urbanização: aumento da população urbana a níveis acima do verificado na população rural. Crescimento Urbano: crescimento físico da cidade, podendo ser horizontal (em direção da periferia) e vertical (construção de edifícios). Países Desenvolvidos:  Crescimento ordenado das cidades: respeito ao planejamento urbano. Brooklyn-NY Bronx - NY População mais abastada se auto-segregou: construção de subúrbios (condomínios fechados distantes dos problemas dos centros das cidades: guetos).

Los Angeles

Miami

São Paulo - Alphaville

Países Subdesenvolvidos:  Crescimento desordenado: formação de bairros clandestinos onde os lotes são vendidos sem o conhecimento do poder público. Não há licença para o comércio da terra.  Os centros comerciais geralmente são antigos e mal estruturados. O processo de verticalização é uma realidade, mas não aproveita a infra-estrutura urbana como deveria (subutilização de recursos públicos). ROCINHA - RJ

Especulação Imobiliária Cumprimento dos artigos 2º e 39º da CF e art. 2º do EC Função social da propriedade (combate à especulação e ao déficit habitacional) Desenvolvimento sustentável (Economia + Sociedade + Ambiente) Funções sociais da cidade (garantia de moradia digna, saneamento básico, mobilidade, saúde, educação, emprego etc.) Igualdade e justiça social (isonomia) Participação popular (orçamentos participativos)

HIERARQUIA E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DAS CIDADES:  METRÓPOLE: Cidade populosa que mantém uma grande influência (econômica, cultural, política etc.) sobre outras cidades de uma grande região  REGIÃO METROPOLITANA: conjunto de cidades que se unem para promover um desenvolvimento urbano conjunto (planejamento integrado)

 MEGACIDADES: aglomerados urbanos com mais de 10. 000  MEGACIDADES: aglomerados urbanos com mais de 10.000.000 de habitantes.  CONURBAÇÃO: situação em que duas ou mais cidades crescem e não mantêm uma área rural entre si. Exs.: São Paulo e ABCD Paulista; Belo Horizonte e Betim; Curitiba e São José dos Pinhais; Sorocaba e Votorantim.  MEGALÓPOLES: encontro de duas ou mais metrópoles e/ou regiões metropolitanas. Exs.: Boswash (Washington a Boston nos EUA), Tóquio-Kyushu (no Japão), Milão-Londres (Europa, acompanhando o vale do Reno).

São Paulo

Nova Iorque

Tóquio

 CIDADES GLOBAIS: pontos nodais que representam os interesses dos países e corporações multinacionais no mundo globalizado. São cidades que apresentam boa infra-estrutura urbana como: hotéis, aeroportos, comunicação, bolsa de valores, sedes de multinacionais e bancos etc.  Tecnópolis ou Tecnopolos: cidades que têm uma concentração de investimentos governamentais e privados (Institutos de Pesquisa, Universidades, Centros Tecnológicos, Incubadoras, Empresas High Tech etc.). Exs.: São Carlos, Campinas, São José dos Campos. Instalações do ITA em São José dos Campos Laboratório de Luz Síncrotron em Campinas

Industrialização Brasileira Fases da Industrialização 1ª Fase (1930 a 1954) – Governo de Getúlio Vargas: Estado Interventor no Pós Crise (Grande Depressão de 1929): forte presença do Estado na implantação de uma infraestrutura (energia, transportes e comunicação) e criação da indústria de base (binômio estatais e nacionais privadas). Favorecimento aos investimentos: SP e RJ tinham os recursos ($ e infraestrutura de urbanização e transportes) para a industrialização.

2ª Fase (1956 a 1960) – Governo de Juscelino Kubitschek Tripé da Economia Nacional: Estatais + Privadas Nacionais + Multinacionais Plano de Metas (50 anos em 5): desenvolvimentismo (modernizar o país nos moldes dos EUA e Europeus). Política Rodoviarista: elevados investimentos em rodovias, em detrimento de outras modalidades de transportes, como as ferrovias e hidrovias. Captação de recursos: para modernizar o país, JK elevou a dívida externa com empréstimos junto aos credores internacionais (FMI e BID).

Inauguração da Unidade Anchieta da VW, em 1959

Complexo Eletronuclear de Angra dos Reis 3ª Fase (1964 a 1985) – Ditadura Militar Continuidade ao Desenvolvimentismo: arrocho salarial para atrair investimentos estrangeiros (barateamento da mão-de-obra). Atração de Multinacionais: investimentos em infraestrutura (elevação da dívida externa) e facilitação da entrada de empresas, sobretudo as americanas (ligações entre os militares e o Plano Condor dos EUA). Complexo Eletronuclear de Angra dos Reis Itaipu Binacional

4ª Fase (1990 ...) – Neoliberalismo: Collor (1990 a 1992), Itamar (1992 a 1994), FHC (1995 a 2002), Lula (2003 a 2010) Privatizações: afastamento do Estado na economia (Estado mantém a função de garantir a livre-concorrência; não atua como empresário). Abertura Comercial: câmbio flutuante (variação do valor do dólar de acordo com sua disponibilidade no país); controle inflacionário (Taxa Selic); austeridade fiscal (controle dos gastos públicos); agências reguladoras (ANP, ANATEL, ANA, ANAC etc.)

Exercícios da Apostila 2 - Revisão (ETAPA): Urbanização Brasileira: 15 ao 23. Industrialização Brasileira: 24 ao 38