Impacto das novas tecnologias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
REVISÃO Comunicação Social.
Processo de Comunicação
FORMATOS RADIOFÔNICOS DE CURTA DURAÇÃO Marciel Consani.
Estudos da comunicação midiática
Aula 01 Profissão!.
IPTV USP CONTEÚDO ACERVO CTR/ECA/USP Almir Almas CTR/ECA/USP.
Palestrante: Maria Luiza Borges Editora-executiva
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
Evolução da Mídia Audiovisual
VÍDEOS NA WEB.
Aluno: Ivan César Seara Gomes Pub. e Propaganda - UNIEURO
Redação Publicitária I
Curso: Tecnologias na Educação: Mídias em Ação.
ARTE A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
A força da identidade sonora.
Internet e Educação.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
LIVRO – TRADICIONAL X ELETRÔNICO
QR Code Leia o QR Code com o seu celular, acesse nosso mundo.
UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Agosto 2009 Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS VIA WEB.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Web Rádio Novo Momento A Rádio On-Line do Centro Universitário FIAM-FAAM
Comunicação Publicitária e Criatividade
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Onde surgiu? A história da televisão digital inicia-se nos anos 1970, quando a direção da rede pública de TV do Japão Nippon Hoso Kyokai (NHK) juntamente.
Planejamento Estratégico de Campanhas Eleitorais
Raquel Cardoso nº14 11º f. As novas tecnologias tornaram a vida mais fácil e aumentaram o bem estar do individuo, efeitos que se refletem não só em termos.
Como funciona a imprensa
Apresentação | | +55 (11)
Métodos e Técnicas de Pesquisa Análise do conteúdo e análise do discurso e pesquisa em comunicação.
O que é Assessoria de Imprensa
Lucca Verri Rico Raquel Marques Música em Foco.
Quem somos A Ilustracom, é uma agência digital focada em Design gráfico e Web, ilustrações e Apresentações executivas. De maneira bem objetiva e dinâmica,
Atividade interdisciplinar Cibercultura e Radiojornalismo
Microsoft Office Publisher 2007
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Produção Eletrônica Agência ou Produtora?.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Retrato da cultura tecnológica pelos cursos EM EF2 Autoria Instrumentação EF1 Alfabetização Digital.
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Tendências da Linguagem Publicitária
ECONOMIA CRIATIVA Uma nova imagem internacional do Brasil.
REDES SOCIAIS E OPORTUNIDADES DE EXPRESSÃO NA WEB 2.0 Fabio Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde Laboratório.
O que é multimídia.
AUDIOVISUAIS Arte, técnica e linguagens Prof. André Aparecido da Silva
MARKETING 2.O Prof. Dr. José Francisco Resende. Relembrando
A Revolução da Internet.
__________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características.
A inserção do twitter nas rotinas produtivas do programa 70 minutos da emissora meio norte Ana Paula Rocha do Bomfim Tamires Ferreira Coelho.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Telejornalismo O telejornal é produto de uma equipe de dezenas de profissionais que atuam sob a regência do Editor Chefe Profissionais da produção de um.
Os meios de comunicação: tipos, importância e evolução
Universidade Comunitária da Região de Chapecó IMAGEM DIGITAL Mateus Montemezzo Willian Alves Jhonatan Beneti Rodrigo Kroth.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História Profa. Dra. Ana Barbara Ap. Pederiva.
Componentes do Jornalismo Online
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.
Profa. Giovana Deliberali Maimone.  "Documentos audiovisuais, como filmes e programas de rádio e televisão, proporcionam registros importantes dos séculos.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
Transcrição da apresentação:

Impacto das novas tecnologias Comunicação Social

Impacto das novas tecnologias Alteração na produção, na difusão, nas técnicas da comunicação e na recepção. Em conseqüência, a formação do profissional de comunicação deve ajustar-se a essas novas dinâmicas e produtos. Essas transformações implicam mudanças na comunicabilidade e na sociabilidade. O jornalismo, o rádio, a televisão, as relações públicas, o cinema, a edição – enfim, todas e cada uma das modalidades de comunicação – estão exigindo instrumentos teóricos e práticos, consolidados no novo contexto tecnológico.

Impacto das novas tecnologias [Publicidade e Propaganda] Novas formas de criar anúncios e campanhas publicitárias voltados para os meios digitais, tais como o celular, a internet, a TV digital entre outros. Essas novas produções refletem a mudança do perfil e nível de exigência do público-alvo.

Impacto das novas tecnologias [Jornalismo] Transformou a produção e a difusão dos produtos de comunicação (radiofônico, televisivo e impresso). Surgiram novas práticas profissionais e conceitos como, por exemplo, os blogs – diários eletrônicos – e o jornalismo online – jornalismo em tempo real, viva voz e webcam. Rapidez no acesso às fontes. Transmissão de imagens pela rede. Aumento da produtividade dos repórteres. Diminuição no tempo de obtenção de informações em todos o níveis e em assuntos. Aumento do acesso à informação. Maior quantidade de informações para análise. Menor dependência das fontes para interpretação das informações. Melhores formas de arquivar e buscar informação. Maior agilidade e facilidade de deslocamento da informação pela rede.

Impacto das novas tecnologias [Editoração] Transformações na produção editorial. O processo tradicional era manual (composição tipográfica, a diagramação e montagem dos layouts, ilustrações, retoques de fotografia, fotocomposição, fotomontagem, paste-up (colagem), arte-final). Agora, a editoração eletrônica, que consiste em um processo digital, vem suprimindo, e em alguns casos já suprimiu, essas etapas. As fotografias são restauradas com o uso de software, como o Photoshop. Os softwares empregados para a diagramação das publicações impressas são inúmeros, entre eles, destacam-se: InDesing, QuarkXPress, PageMaker.

Impacto das novas tecnologias [Radialismo] Transformações na área de rádio a apartir do surgimento das rádios na web, podcast (programas de rádio gravado em MP3) ou iPod (aparelho que reproduz músicas em MP3). O repórter entra no ar, em tempo real e ao vivo, de onde ele estiver, não mais para o público local, mas mundial. Programa gravado e salvo em banco de dados (on demand). Idem para a TV. Interação através de chat ou fórum ou twitter ou MSN (o mais comum).

Impacto das novas tecnologias [Cinema e TV] No contexto da convergência midiática, os produtos/obras audiovisuais tendem a ser veiculados em diferentes mídias: cinema, televisão, dvd, vídeo, internet. Os profissionais do audiovisual devem buscar alta qualidade técnica e estética na captação, edição e finalização. Os enquadramentos devem resistir a eventuais perdas na transferência de uma mídia para a outra. As informações indispensáveis ao entendimento e fruição do produto/obra devem ser claras e objetivas. Ênfase nos diálogos e enquadramentos mais fechados (tendência).

Impacto das novas tecnologias [Relações Públicas] A equação dos compromissos das organizações com seus respectivos públicos-alvos passa pelo uso dos vários meios de comunicação surgidos até agora. Adaptação do processo de veiculação da imagem organizacional segundo a especificidade de cada veículo de comunicação ou nova mídia.

DESAFIO AOS JORNALISTAS É necessária a adaptação à nova realidade. O profissional terá, obrigatoriamente, de dominar todas as plataformas. O motivo é relevante. Quando o fato exigir, o jornalista terá que publicar a notícia na plataforma que estiver disponível: áudio, vídeo ou texto.