Planejamento de Campanha – A7 Profa. Patrícia A. de Lima
7. Definição do Tipo de Campanha Deve estar de acordo com os objetivos, posicionamento, conceito e estratégia(s);
7. Definição do Tipo de Campanha Campanha Institucional Divulga a empresa como um todo, buscando a valorização da marca e seu reconhecimento perante a sociedade ou seu target. Caracteriza-se por conceituar a empresa, fixar sua imagem e informar seu segmento de atuação. Também podem divulgar serviços públicos como leite, câncer, preservação ambiental, AIDS etc.
7. Definição do Tipo de Campanha Campanha de Propaganda Sua principal característica é a divulgação do produto, informando seus principais benefícios e atributos, com o objetivo de tornar a marca mais conhecida e por consequência levar o consumidor a adquiri-la. Recomendada principalmente para lançamento de produto cujos conceitos de utilização são desconhecidos. A estratégia de informação utiliza a campanha de propaganda.
7. Definição do Tipo de Campanha Campanha Guarda-Chuva Possui características da campanha institucional e da campanha de propaganda, pois evidencia características associadas à marca e apresenta estas associadas à linha de produtos.
7. Definição do Tipo de Campanha Campanha de Promoção (Promocional) Está atrelada a um mecanismo promocional e busca impulsionar vendas de imediato ou neutralizar ações da concorrência, por meio de interatividade com o consumidor. Diferença em relação a propaganda: Vendas imediatas; Retorno rápido; Contato direto com o consumidor
7. Definição do Tipo de Campanha Campanha de Incentivo Não se destina ao consumidor final. Incentiva o aumento de vendas entre os vendedores de empresas e os lojistas – clientes.
7. Definição do Tipo de Campanha Campanha de Promoção de Vendas (Preço) Volta-se à redução do preço de formas diversas: liquidação, leve 3 e pague 2, dentre outras. Apesar de ser semelhante, diferencia-se da Campanha Promocional. Reduzir o preço ou casar produtos é uma decisão do anunciante.
7. Definição do Tipo de Campanha Campanha Cooperada Típica de empresas de varejo que veiculam os produtos de seus fornecedores, em geral, as indústrias. Ocorre uma divisão dos custos de investimento e um retorno para ambos.
Tipos de campanha e o Ciclo de Vida do Produto
Tipos de campanha e o Ciclo de Vida do Produto Introdução Fase de lançamento do produto. Recomenda-se uma Campanha de propaganda informando os benefícios do produto
Tipos de campanha e o Ciclo de Vida do Produto Crescimento Caracteriza-se pelo estudo de melhorias nos produtos, a busca de outros usos, além do estudo do preço praticado Recomenda-se uma campanha de sustentação (mesma campanha de propaganda utilizada no lançamento)
Tipos de campanha e o Ciclo de Vida do Produto Maturidade Se a empresa decidir por mudanças de embalagem ou no composto do produto pode optar por campanha de propaganda. Pode optar também por campanha promocional para aumentar as vendas. E campanha de incentivo para manter as vendas estabilizadas ou em ascensão.
Tipos de campanha e o Ciclo de Vida do Produto Declínio Em breve o produto deverá sair do mercado. Se houver interesse, pode-se optar pela campanha de promoção de vendas (preço).
Referências Bibliográficas LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2002. PAIVA, Edson. Projeto Experimental de Propaganda. São Paulo: Iglu, 2005.