Ninguém lê o texto do anúncio O leitor não perde tempo com o texto Basta um título interessante e um bom visual
Depende do problema de comunicação Depende do produto/serviço
Título e imagem: chamada Texto: informação / convicção
Conciso Persuasivo Informativo Planejado Organizado Textualmente
Contextualização (preparar para decodificar) Referências (quem, quando, como, por quê, onde?) Estrutura (organização das ideias) Aspectos Estéticos
Descrição Narração Dissertação
Estrutura Clássica Estrutura Moderna
Pedrinho adolescente relacionamento espinhas Ana linda cravos acne paixão base corretiva cicatrizante inesquecível escola
Traços característicos Imagem mental
otimiza seguro versátil leve pequeno econômico tecnologia inovação útil transparente fundamental inteligentes
Persuasivo
requinte charme cartões inesquecível sabor tradicional inteligente agradável momentos personalizado encontro pessoa variado negócios
Descrever Narrar Convencer
O anúncio adotará o vernáculo gramaticalmente correto, limitando o uso de gírias e de palavras e expressões estrangeiras, salvo quando absolutamente necessárias para transmitir a informação ou “clima” pretendidos.
Não há texto neutro
Como o redator produz o texto para que seja digno de credibilidade? Como o leitor atribui sentido ao texto? Qual seu repertório
Bom-dia, o jornal que vai acordar você! Cruzeiro do Sul, há 100 anos a seu lado.
Lugar e momento Produzir / receber
Grau de previsibilidade/expectativa
Diálogo entre textos
Articulação das ideias na superfície do texto
Sentido Relação texto/imagem
Clareza Adequação Síntese Originalidade Correção Estilo Unidade